Apêndice introdutório 2: apresentação do Autor


A todos os nossos diletos assinantes e agora alunos, se assim os podemos chamar, tratando-se o nosso curso de um modelo de formação à distância por meio de módulos digitais, venho me apresentar como o organizador e autor principal desta série de estudos que compõem o Curso Livre de Teologia da Fraternidade Laical São Próspero. Meu nome é Luiz Henrique Silva Sebastião, tenho 56 anos de idade e tenho a grande Busca por Deus como prioridade máxima de minha vida desde que me conheço por gente, ou desde a minha mais tenra infância, quando eu soube de um jeito algo traumático, por minha mãe – uma mulher não muito entusiasmada com os métodos pedagógicos modernos –, que a minha vida neste mundo, bem como as vidas de todas as pessoas que eu amava, era finita: ela e eu morreríamos, tal e qual aquele dengoso gatinho de estimação que tanta afeição me despertara, duro como um galho seco diante dos meus olhos assustados. Esta é uma longa história. Hoje sou casado e pai de uma menina (de trinta e três anos) e de três meninos (o mais novo com cinco), todos dons especialíssimos que imerecidamente recebi do Céu.

    De 2009 a 2017, estudei Teologia e Filosofia em quatro instituições diferentes: Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ISPES/ ITESP)[1] e pelo Centro  Universitário Claretiano, e Filosofia pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e pelo Mosteiro de São Bento de São Paulo[2], além de ter concluído os cursos de curta duração/extensão/livres: “O De Trinitate de Santo Agostinho” (2011), o “ Protreptikos" (Exortação aos gregos) e o "Stromata" (Miscelânea) de Clemente de Alexandria” (2013); “A verdadeira religião de Santo Agostinho” (2014)”; e o “Itinerário da mente para Deus segundo S. Boaventura” (2015), todos pelo meu querido mestre e grande incentivador, o Prof. Dr. Joel Gracioso[3], que é também um membro colaborador ativo da Fraternidade Laical São Próspero. Sou pesquisador independente especializado em Sagradas Escrituras, Teologia geral, História eclesiástica e História das Religiões há mais de três décadas, e o fundador e atual diretor da Fraternidade Laical São Próspero. Sou o autor do livro histórico “São João Batista no Brás: 100 anos de evangelização no coração de São Paulo” (2008), sob encomenda da paróquia homônima (Arquidiocese de São Paulo) e de uma grande quantidade de artigos, crônicas, ensaios e biografias para publicações e editoras diversas.

    Fui catequista, conselheiro de casais e responsável pelas comunicações e ações de evangelização (em impressos) da Paróquia São João Batista do Brás, com o padre Marcelo Álvares Matias Monge – hoje Cônego do Cabido Metropolitano de São Paulo[4] – desde o ano 2007 até 2013; no mesmo período, prestei serviços como redator e fui o responsável pelas criações gráficas para os eventos da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, cujo diretor à época era esse mesmo presbítero, e para o Centro Pastoral São José do Belém (SP), junto aos senhores bispos Dom Pedro Luiz Stringhini e Dom Edmar Peron, e ao Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Fui redator e articulista do jornal católico “O Precursor”; fui o fundador e editor da revista católica “Voz da Igreja” (impressa) em suas 30 edições (publicadas de 2009 a 2013).

    Atuei como redator e assumi os projetos gráficos da Paróquia Nossa Senhora do Brasil (de 2013 a 2015), Sou o fundador, editor-chefe e principal articulista regular da revista “O Fiel Católico”, em suas versões impressa (13 edições bimestrais, publicadas de 2013 a 2015) e digital (de 2016 até agosto do ano 2019 (edições 14 a 42). 

    Durante o ano 2015 atuei como articulista, assumindo também as funções de jornalista, repórter de campo e revisor no jornal “O São Paulo”, o órgão oficial de comunicação da Arquidiocese de São Paulo. Meu estudo histórico ‘O Santo Sudário: mortalha de Cristo?’ foi capa e artigo central da edição 3053/2015, juntamente com a entrevista que me concedeu o Revmo. Pe. Alessandro de Bourbon Savoia Aosta,  descendente direto da nobre família Savoia, que por séculos foi a proprietária do Santo Sudário (até 1983, quando a relíquia foi doada ao Vaticano por desejo de Umberto II, após a sua morte).

    Fui o redator de comunicação do Oratório de São Filipe Neri de São Paulo, e, juntamente com o revmo. Pe. Fabiano Micali, fui o criador e editor da revista “A Voz do Oratório”, em suas 12 edições, prestando serviços de redação e criação também para a Associação do Oratório Secular de São Filipe Neri de São Paulo.

    De 2015 a 2018 fui o editor-chefe da editora Molokai (São Paulo), substituindo o Prof. Henrique Elfes, um dos fundadores da editora Quadrante; aí, além das funções de editor, fui autor de biografias publicadas sobre a vida de grandes Santos e destacados pensadores católicos, e produzi artigos complementares para obras clássicas. Fui ainda o chefe de criação dessa mesma editora. Nessa oportunidade, ao final do ano 2017, tive o meu trabalho com a elaboração do Homiliário completo de Bento XVI em quatro grandes tomos (intitulado ‘Um Caminho De Fé Antigo E Sempre Novo, Antologia completa de homilias, discursos, catequeses e mensagens para o Ano Litúrgico’), organizado pelo Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção (colaborador da FLSP) pessoalmente elogiado pelo Papa Emérito, diretamente do Vaticano, por mensagem do Mons. Antonio Catelan, secretário da Sociedade Ratzinger do Brasil.[5].

    De 2018 a 2020 fui o responsável pelos projetos gráficos da editora católica Caritatem, do Rio de Janeiro, para a qual também prestei serviços como autor e editor, além de atuar como redator e criador de projetos gráficos para a editora Castela, de São Paulo. De 2020 até o presente momento tenho prestado serviços de redação e editoração para a editora da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), para o Centro Dom Bosco (RJ), para o Instituto São Roberto Belarmino (PR), para a editora Audax (RJ), para a editora Resistência Cultural, de José Lorêdo Filho (MA) e para as instituições associadas da Faculdade Pìo XII (ES).

    Tenho como colaboradores e consultores no projeto deste Curso de Teologia aqueles mesmos irmãos em Cristo que me auxiliaram e auxiliam na produção do nosso trabalho na internet e da nossa revista até aqui, especialmente o prof. Igor Andrade, revisor técnico deste Curso. Mais informações no endereço abaixo: 
https://ofielcatolico.com.br/p/fiel-catolico-e-um-apostolado-da-igreja.html


*  *  *

    Peço de todos o perdão por essa tediosa apresentação. Por mais inúteis que sejam em nossos dias as universidades que adotam, praticamente todas elas (honrosas e raras exceções ainda existem), o malfadado sistema “pagou-passou”, e que só podem nos conceder “canudos” imprestáveis para os conteúdos que nos interessam neste curso, ainda é necessário dizer quem está dizendo o quê. Todavia, prezado aluno, muitíssimo mais importante do que aquele que diz (ou escreve), é o seu trabalho e empenho em pesquisar e confirmar cada dado e cada informação aqui apresentada. Mais além, importam mais o trabalho e o empenho em  aprofundar o que aqui será dito. É assim que se forma para a vida, da maneira que vale a pena. É assim que se formam cristãos bem preparados na ciência sagrada da Teologia.

    Deus vos ilumine e guarde para que superem este pobre mestre (já que o campo das coisas santas é inesgotável, e os conhecimentos que vamos adquirindo sobre eles não param de crescer e se desenvolver)! Se assim não suceder, de duas uma: ou o mestre não se qualifica ou o aprendiz é preguiçoso.

_____
Notas
[1] História de Israel; Epistemologia das Ciências e da Teologia; Introdução à Teologia; Fenomenologia da Moral; Antropologia da Religião; Metodologia do Trabalho Teológico; Psicologia da Religião; Educação para a Comunicação; Introdução ao Hebraico bíblico; Sagrada Escritura, Português. O Instituto Teológico São Paulo (ITESP) é um estabelecimento de educação superior cujo Bacharelado é mantido pela Associação São Paulo de Estudos Superiores e criada a partir do desdobramento das atividades educacionais da Congregação do Santíssimo Redentor, da Pia Sociedade de São Carlos e da Associação Propagadora Verbo Divino. O curso de Teologia do ITESP é voltado especialmente a seminaristas, destas e de outras congregações religiosas, e se insere em sistema de Agregação com o Pontifício Ateneu Santo Anselmo, tendo seu título reconhecido no Sistema Europeu de Educação Superior.

[2] Filosofia da Educação pelo Prof. Dr. Joel Gracioso e Introdução à Filosofia Moderna pelo Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva.

[3] Mestre e Doutor em Filosofia pela USP, membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval e professor na Faculdade de São Bento (SP), no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e no Instituto de Teologia Bento XVI. Especializado em Patrística, tem ampla experiência no ensino da Filosofia e da Teologia, com ênfase em Filosofia Medieval, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Dedica-se principalmente aos estudos do final da Antiguidade e o Medievo, atuando nos seguintes temas: Plotino, Santo Agostinho, interioridade, materialismo, o mal, filosofia do espírito e pensamento bizantino. O Prof. Dr. Joel Gracioso é consultor, orientador e membro colaborador da Fraternidade Laical São Próspero desde 2013. 

[4] Cabido é o nome dado ao colégio dos clérigos chamados cônegos, constituído principalmente para assegurar um culto mais solene na catedral ou em uma igreja importante. Sua ação está ligada principalmente à participação nas ações litúrgicas mais solenes presididas pelo bispo.

[5] Episódio que registrei em nota, em: www.ofielcatolico.com.br/2017/12/perdoem-me-os-leitores-por-este-momento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir