* Antes de quaisquer considerações iniciais, informamos a todos os inscritos que precisem de alguma ajuda ou informações adicionais, que os nossos meios de contato são:
• WhatsApp: (11) 9-8646-7461 (não atende ligações, responde mensagens de texto ou voz)
• E-mail: ofielcatolico@gmail.com
• Caixa de comentários ao final de cada módulo/aula
** Outro aviso importante: sempre ao início e ao final de cada módulo, abaixo do texto da primeira e da última aula, disponibilizaremos o link (ícone em forma de nuvem) para o arquivo em PDF do seu fascículo mensal, do qual poderá fazer download para impressão e montagem de apostila. Esses fascículos mensais completarão um grande volume que conterá as matérias das disciplinas que estudaremos juntos em nosso primeiro ano juntos.
Observações prévias*
O que oferecemos com este Curso é uma formação vitalícia para o fiel católico, pensada especialmente para o leigo, mas que também será útil para consagrados, religiosos e sacerdotes. Não há um prazo predefinido para a sua conclusão, mas sim a conclusão de disciplinas teológicas específicas que serão ministradas contínua e sucessivamente. Traremos novos conteúdos todos os meses, que a partir do módulo 4 estão divididos sempre em quatro partes principais, as quais comporão os seus estudos todos os meses:
1) Teologia Fundamental/Dogmática;
2) Sagradas Escrituras
3) História da Igreja
4) Teologia Ascética e Mística (subsídios para a vida interior).
Trata-se de uma formação para a vida cristã como um todo, que visa a preparação dos fiéis para enfrentar a grande crise da Igreja dos nossos tempos: uma formação abrangente e perene.
Ao início, teremos:
Parte 1 – Teologia Fundamental/Dogmática:
1. A Fé necessária
a) A Fé, dom divino
b) A compreensão da Fé (Teologia)
2. Cristo e a Igreja
a) Continuidade histórica
b) A ‘Igreja primitiva’
c) O Corpo Místico
d) Títulos e símbolos da Igreja
3. Origens da Igreja
a) A preparação pré-messiânica
b) O Cordeiro de Deus, Redentor do mundo
c) Sangue e Água
d) A Nova Eva
4. Desenvolvimento e manifestação da Igreja no mundo
a) A Igreja foi fundada na eleição dos Doze, no Calvário ou no Pentecostes?
• Bibliografia consultada e recomendada
Parte 2 – Teologia Ascética e Mística (subsídios para a vida interior)
PRIMEIRA PARTE:
1. Natureza da Ascese e das práticas de crescimento interior (espiritual) católicas
2. Suas fontes
3. Sua relação com a Teologia Dogmática e Moral
4. Sua relação com a Tradição apostólica
5. Sua relação com os Santos Padres
6. …com os Santos Doutores
7. …com a razão
8. Seu desenvolvimento no Oriente e no Ocidente
9. Metodologia segura para uma vida interior sã e católica
10. Sua excelência e sua fundamental importância, tantas vezes relegada a segundo plano
SEGUNDA PARTE:
1. A perfeição da vida cristã que nos é possível – nós, pessoas comuns
2. Progresso na vida espiritual: sinais de crescimento e dificuldades
• Bibliografia consultada e recomendada
* * *
Nesta coleção de volumes que compõem o Curso Livre de Teologia da Fraternidade Laical São Próspero, usam-se determinados vocábulos de modos específicos, que caracterizam o nosso estilo de redação, às vezes invulgar, pelo fato de lidarmos com oque há de mais invulgar – o Santo – em nossos estudos. Assim:
•A palavra “Fé” é grafada com inicial maiúscula quando se refere de modo absoluto ao dom divino (e virtude sobrenatural concedida pela Graça) necessário para a salvação, e não genericamente a qualquer tipo de crença ou mesmo à fé em algum elemento isolado da Sã Doutrina.
•A palavra “Pecado” é grafada com inicial maiúscula quando se refere ao Pecado Original, causa da queda do homem e que se encontra na raiz de todos os pecados.
• Para as referências a Deus Pai e, às vezes, à Santíssima Trindade, adotamos o uso de algumas traduções bíblicas tradicionais, que se valem da solução “SENHOR” nos lugares onde, no original hebraico, aparece o sagrado Tetragrama YHWH, que representa o misterioso Nome de Deus revelado a Moisés na “Sarça Ardente”: “EU SOU QUELE QUE É” ou “EU SOU AQUELE QUE SOU”, ou “EU SOU QUEM SOU” ou ainda “EU SOU O EU SOU”. Tal costume deriva já de São Jerônimo, que traduziu o Tetragrama, por respeito e pela dificuldade/impossibilidade de decifrar o Nome Sagrado[1], por Dominus(=‘Senhor’). Ainda muito antes, por temor e respeito à santidade inatingível de Deus, também o povo de Israel não ousava pronunciar seu santo Nome. Nas leituras sagradas, o Nome revelado a Moisés na “Sarça Ardente” era substituído pelo título “Senhor” (‘Adonai’, em grego ‘Kyrios’).
Das citações
• CATECISMO. As citações do Catecismo da Igreja Católica serão referidas, no corpo do texto, usando-se da sigla ‘CIC’, e se referirão de ordinário à edição vigente, a saber, o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas, Paulinas, Loyola, Ave-Maria, 1993., salvo exceções, que serão devidamente assinaladas no corpo do texto.
• BÍBLIA SAGRADA. A maioria das citações da Bíblia utilizadas neste curso, salvo exceções acompanhadas de notas explicativas, são da tradução dos originais em hebraico, grego e aramaico dos Monges de Maredsous, beneditinos da Bélgica, publicadas em português na versão da editora Ave-Maria. Para finalidades mais técnicas, será utilizada majoritariamente a Bíblia de Jerusalém revista e ampliada (École Biblique de Jérusalem/Paulus, 2002), considerada ainda pela maior parte dos biblistas a melhor edição de estudos (técnicos) das Sagradas Escrituras disponível em idioma português.
Acesse aqui, para leitura online ou download, a apostila referente a este Apêndice Introdutório (PDF com 48 pág.s)
– Notas
* Este apêndice e os primeiros doze módulos-aulas desta formação serão disponibilizados em formato de apostilas (PDF), que podem ser impressos e encadernados. Neste campo de conteúdos digitais (online) poderão ocorrer ampliações e aperfeiçoamentos, especialmente neste Apêndice e nesta seção ‘Observações prévias’.
[1] O Tetragrama YHWH, encontrado muitas vezes na forma latinizada IHVH ou JHVH, refere-se ao Nome do ‘Deus de Israel’. É formado pelas consoantes hebraicas Y / Yod ou Yud (י), H / Hêh ou Hêi (ה), W / Vav (ו) e H / Hêh/Hêi (ה), e originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda, isto é, HWHY (יהוה). Mais adiante, em volume próximo, aprofundaremos o tema sobre o Nome de Deus. Vide fascículo em PDF para visualizar uma melhor formatação dos caracteres hebraicos e uma tabela ilustrativa.
Henrique Sebastião
Editor, redator e autor com artigos publicados em obras diversas. Possui formação em Teologia e Filosofia e é pesquisador da área de Ciência das Religiões. Atuou como jornalista para a Arquidiocese de SP entre 2013 e 2015. É o fundador da FLSP e o principal responsável pelo site O FIEL CATÓLICO.
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