Módulo 10: Teologia Ascética e Mística 1 | Diferentes planos de estudo


Diversos planos são adotados para a apreensão da Ascética e Mística, os quais apresentaremos, a partir deste ponto, de modo sucinto, propondo depois o que está melhor adaptado aos objetivos e/ou ao uso prático do leigo católico dos nossos tempos. São diversos os aspectos sobre os quais podemos nos basear para elaborar uma divisão lógica da ciência espiritual.


Certos autores clássicos encararam a ciência da Ascese e da Mística, antes de tudo, como uma ciência prática, deixando em segundo plano as verdades especulativas sobre as quais ela repousa. Assim, limitaram-se a coordenar, o mais metodicamente possível, as regras da perfeição cristã: entre estes, dos Santos Padres, citam-se João Cassiano (por suas ‘Colações’) e o “Eremita do Sinai”, São João Clímaco (‘Escada do Paraíso’[1]); de um tempo mais próximo, podemos citar Afonso Rodríguez (com os seus 6 tomos de ‘Exercícios de Perfeição e Virtudes Cristãs’). 


A utilidade desse método é entrar imediatamente no estudo dos meios práticos que levam à perfeição. O inconveniente é não propor às almas aqueles estímulos que nos dá a consideração do que Jesus Cristo fez e faz por nós, e não basear a prática das virtudes sobre as convicções mais profundas e gerais que se encontram na meditação das verdades dogmáticas. Por isso, alguns dos Padres gregos e latinos mais ilustres, como Santo Atanásio e São Cirilo, Santo Agostinho e Santo Hilário, além de grandes teólogos da Idade Média, como Ricardo de São Vítor, Santo Alberto Magno, São Boaventura e o “Doutor Comum”, Santo Tomás de Aquino, tiveram o cuidado de fundamentar a sua doutrina espiritual sobre os dogmas da Fé, unindo e colocando em conexão com estes as virtudes cuja natureza e graus expuseram[2]. Pretende-se esclarecer o espírito e fortificar as convicções, para melhor levar o cristão a exercitar as austeras virtudes que propõem, sendo este mesmo o seu grande mérito. 


Não é o melhor caminho para o crescimento interior empregar ênfase demais à especulação em detrimento da prática – e nem o contrário. Tanto uma quanto outra deficiência podem ser encontradas em grandes obras clássicas do catolicismo. Unir ambas essas necessidades em vista da perfeição, por óbvio, é o caminho ideal, que vários autores já buscaram, com êxito 


Entre os que se esforçaram por combinar esses dois elementos essenciais, há aqueles que 1) seguem a ordem ontológica das virtudes, enquanto outros 2) preferem a ordem psicológica do desenvolvimento dessas mesmas virtudes no ser humano, através das três vias: purgativa, iluminativa e unitiva.


    1) Entre os do primeiro grupo, coloca-se Santo Tomás, que em sua Summa trata sucessivamente das virtudes teologais e morais e dos dons do Espírito Santo, que põe em conexão com cada virtude, com o que influenciou seguidas gerações de teólogos, até os nossos dias.


    2) Entre os que integram o segundo grupo, contam-se todos aqueles que, querendo formar bons diretores espirituais, descreveram sucessivamente as ascensões da alma através das três vias, pondo somente à frente dos seus tratados uma curta introdução sobre a natureza da vida espiritual. Dentre estes, citamos, com nossoo autor referencial Tanquerey, São Tomás de Vallgornera (Mystica Theologia Divi Thomae), Filipe da Santíssima Trindade (Summa Theologiae Mysticae), Dominici Schram (Institutiones Theologiae Mysticae), Giovanni B. Scaramelli (Direttorio Ascetico) e Auguste Saudreau (Les Degrés de la Vie Spirituelle).


Outros autores, como Alvarez de Paz e o Pe. Le Gaudier, combinaram os dois métodos: começando por expor longamente e com rigor dogmático o que respeita à natureza da vida espiritual e os principais meios de perfeição, aplicaram em seguida esses mesmos princípios gerais às três vias. 


Dividiremos, em nossos estudos, a Teologia Ascética em duas partes. Na primeira, que será sobretudo doutrinal e terá por título Os princípios, serão expostas a origem, a natureza e a perfeição da vida cristã, a obrigação de tender a essa perfeição e os meios gerais para a alcançar. Na segunda, que será A aplicação dos princípios às diversas categorias de pessoas, seguiremos as ascensões progressivas da alma que, animada com o desejo da perfeição, percorre sucessivamente as três vias, purgativa, iluminativa e unitiva. Essa segunda parte, se bem que apoiada na Doutrina, será sobretudo psicológica.


A primeira parte iluminará o caminho, mostrando o plano divino da nossa santificação; deverá estimular os nossos esforços, recordando a generosidade de Deus para conosco, e nos lançará às grandes linhas que devemos seguir para correspondermos a tal generosidade pelo dom total de nós mesmos.


A segunda guiará os nossos passos, assinalando com detalhes os estágios sucessivos que se têm de percorrer, com o auxílio de Deus, para chegar ao fim. Assim, julgamos nós, teremos reunidas e conciliadas as utilidades das outras divisões.

_________
[1] Também chamada ‘Escada Mística’, ‘Santa Escada’ ou ‘Escada do Céu’, ou ainda o ‘Klimax’, clássico da literatura cristã que é um verdadeiro tesouro de espiritualidade, escrito entre os séculos VI/VII (o santo autor viveu entre 575-650 d.C.). A escada de trinta degraus a (as santas virtudes elencadas) é tomada em comparação à escada que Jacó viu em sonho e às correntes que atavam as mãos de São Pedro e lhe caíram. A presenta um caminho dividido em três fases que se sucedem: 1) a abdicação do mundo e o rompimento com este, em busca da pureza da “infância evangélica”; 2) o combate interior contra a concupiscência e as paixões; 3) a perfeição cristã, que se desenvolve nos últimos sete degraus dessa Escada.

[2] Como faz a Escola Francesa do séc. XVII, com Bérulle, Condren, Olier e São João Eudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir