...Com base na Bíblia Sagrada, que eles pensam entender
CONTESTAÇÃO 1:“A ‘igreja’ não importa; o importante é Jesus”
CONTESTAÇÃO 1:“A ‘igreja’ não importa; o importante é Jesus”
A respeito desta questão, assim como ocorre com uma série de outros temas, muitos membros de “igrejas evangélicas” costumam usar de afirmações que num primeiro momento até parecem fazer sentido, e por isso mesmo acabam confundindo muita gente.
A intenção dos que usam desta alegação é tentar contrapor Jesus Cristo, que é Deus, à Igreja, que é gerida por seres humanos imperfeitos e falhos. Partindo desse ponto de vista, seria sensato admitir que não importa seguir esta ou aquela “igreja” (supondo que existam muitas), mas sim seguir Jesus. Lamentável é que esse tipo de argumentação, mesmo sendo completamente falsa, acaba surtindo efeito sobre as mentes ingênuas, tão abundantes no mundo de hoje. Infelizmente, muitas pessoas parecem delegar a terceiros a tarefa de pensar por elas mesmas, ao invés de usar do seu próprio discernimento e bom senso. Se o fizessem veriam que a referida afirmação já traz, em si mesma, uma enorme contradição.
Vejamos: nós, católicos, em nossa fé cristã, concordamos plenamente que o mais importante na vida é Jesus Cristo. Ele é nosso Deus e Senhor, e é o nosso único Salvador. Nossa fé é cristocêntrica (quer dizer, Jesus Cristo está no centro de tudo; toda a doutrina gira em torno dEle).
E justamente por considerarmos Jesus Cristo o mais importante é que somos obrigados a considerar também a Igreja muitíssimo importante! Isso porque foi o próprio Jesus quem instituiu a sua Igreja sobre a Terra, conforme está claramente registrado na Bíblia Sagrada:
"Bem aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelaram (que sou o Cristo), mas meu Pai que está nos Céus. Pois eu te declaro: tu és Pedra (Pedro na tradução), e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja; as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as Chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus." - Jesus Cristo (Mateus 16, 17-19)
Observando o trecho por inteiro, simplesmente lendo a fala de Jesus Cristo a Pedro, na íntegra, torna-se muito difícil entender como é que algumas pessoas têm a coragem de tentar distorcer as palavras do Senhor, mudar o sentido, procurar ali significados que simplesmente não existem! A declaração de Jesus é clara, direta, incisiva. Vemos que, além de fundar a sua única Igreja sobre Pedro, Jesus ainda lhe dá as Chaves do Reino dos Céus, e o poder de “ligar e desligar” na Terra e nos Céus. Além de mudar o nome do Apóstolo, de Simão para Pedra, o que já demonstra que está lhe entregando, a partir daquele momento uma missão muito especial, Cristo ainda lhe confere a autoridade sobre a Igreja na Terra. Ora, nosso Senhor está deixando muito, muito claro que todo aquele que quiser entrar no seu Reino deve procurar fazer parte da Igreja que ele mesmo deixou.
Em outras partes do Novo Testamento Jesus é chamado "Pedra Angular", e certos ignorantes em Teologia têm usado isso para tentar confundir as pessoas mais simples, dizendo que não era Pedro a Pedra, e sim Jesus. Mas é óbvio que não há ligação direta entre as duas situações, são simbologias diferentes. Jesus não está falando consigo mesmo na passagem de Mateus 16: ele fala diretamente a Pedro. Fala a Pedro porque ele foi o único a quem o Pai revelou quem era Jesus, verdadeiramente. Se o Senhor estivesse falando de si mesmo, diria simplesmente "Eu sou a Pedra...", assim como disse "Eu sou o Pão da Vida", "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", "Eu sou a Ressurreição", etc. Além disso, não teria sentido dizer que ele mesmo era a Pedra e logo em seguida, na mesma frase, entregar a Pedro as Chaves do Reino, dando-lhe autoridade para ligar e desligar na Terra o que seria ligado e desligado nos Céus. Simão a partir dali seria a Pedra, por isso recebeu as Chaves. O texto sagrado é objetivo, claro, direto. Não deixa margem alguma para confusão.
A liderança de Pedro sobre a Igreja (sobre os Apóstolos) também é confirmada em várias passagens do Novo Testamento, especialmente no livro de Atos dos Apóstolos, quando o próprio Pedro, em meio à reunião com todos os outros Apóstolos e anciãos, se levanta e declara: “Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho, e cressem”. (Atos dos Apóstolos 15, 7)
Pedro mesmo confirma que foi eleito dentre os Apóstolos. E ele está presente em todos os momentos importantes dos Evangelhos, desde o início da pregação, passando pela Transfiguração até a Ressurreição e todos os atos importantes da Igreja que iniciava sua missão evangelizadora. Mesmo assim, tem gente querendo dizer que não existe Igreja nem Papa... E são esses mesmos, os que fecham os olhos para as verdades da Bíblia, que se dizem os entendedores da Bíblia. É uma situação lamentável.
Pedro não é chamado literalmente de “Papa” na Bíblia, porque esse termo surgiu somente séculos mais tarde, porém Pedro é sem dúvida o primeiro Papa, isto é, o primeiro líder dos cristãos na Terra, que depois veio a ser chamado "Bispo de Roma", cidade onde se estabeleceu, e a partir de onde a Igreja se expandiu universalmente, cumprindo afinal o mandamento de Cristo, de levar o Evangelho até os confins da Terra (Mc, 16, 15).
Jesus Cristo fundou sua Igreja Una neste mundo, e Pedro foi a Pedra fundamental da Igreja: sao fatos incontestáveis. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de discernimento compreende estes fatos. E compreendendo bem isso, caro leitor, responda para si mesmo, com toda a sinceridade: tem algum sentido dizer que ama e adora Jesus e desprezar a Igreja que ele próprio nos deixou?
E como se tudo isso já não fosse suficiente, a própria Bíblia Sagrada também nos ensina que é justamente na Igreja que se encontram a base e o sustento da nossa fé:
"Escrevo para que saibas como convém andar na Casa de Deus, a Igreja do Deus vivo, que é a Coluna e o Fundamento da Verdade." (1 Timóteo 3, 15)
Será que depois de ler este estudo alguém ainda será capaz de dizer que "Jesus não fundou igreja"??? Depende. Se for alguém realmente disposto a encontrar a Verdade, que busque a Deus com a consciência limpa e pureza de alma, sem dúvida vai repensar suas convicções. Se for alguém firmemente determinado a permanecer fiel na doutrina infalível do "pastor", este vai tentar encontrar um jeitinho e uma desculpa para continuar de olhos fechados.
A Paz e a Luz de Cristo seja sobre a sua vida, você que leu este artigo na íntegra, até o final! Deus o abençoe e guarde, agora e para sempre. Amem.
-
-
A QUESTÃO NÃO É SE A IGREJA CATOLICA É DE DEUS (OU JESUS)- O BENEFICIO, A HONRA, ETC - DE SE PREGAR A PALAVRA SEJA ELA EM UMA IGREJA OU NA RUA, OU EM CASA NÃO FOI DADA SO A PEDRO.
ResponderExcluirDEUS DIZ: IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
SOU EVANGELICA - PARTICULAMENTE NUNCA DISSE QUE A IGRAJA CATOLICA NÃO É DE DEUS.
SE VOCES QUEREM TER ESTATUAS COMO REFERENCIA É UM DIREITO QUE VOCES TEM - SO NAO É CORRETO ATRIBUIR A PESSOAS (HOMENS ou MULHERES)- PECADORES E IMPERFEITOS - BENÇÃOS (MILAGRES)- COMO SE TIVESSE FEITO POR ELES.
O UNICO QUE PODE CURAR, ABENÇOAR, SALVAR É JESUS.
O RESTO - SÃO PESSOAS QUE CUMPRIRAM O PROPOSITO DE DEUS EM SUAS VIDAS - E SO.
SANTO SO JESUS - SO ELE PODE E DEVE SER DADO TODA HONRA.
CONHEÇO MUITOS CATOLICOS - NÃO DESCRIMINO NENHUM (QUEM SOU EU PARA JUGAR - MISERICORDIA)- MAS NAO CONCORDO EM ATRIBUIR BENÇAOS A PESSOAS QUE JA MORRERAM E ERAM PECADORES TANTO QUANTO EU E VOCE.
QUEM ME CONSOLA É O ESPIRITO SANTO - O MEU JOELHO SO SE DOBRA PERANTE A DEUS - EM NOME DE JESUS - COMO DIZ NAS ESCRITURAS - PESEM NISSO.
QUE DEUS NOS ABENÇÕE (EM NOME DE JESUS - AMEM)
Oi, anônima! Esclarecendo as coisas para você:
Excluir1. Católicos não atribuem milagres aos santos. É sempre Deus quem concede as graças e bençãos. Acreditamos que nossos irmãos do Céu pedem por nós a Deus, pois cremos que a Igreja é um só corpo em Comunhão, tanto os irmãos que ainda estão neste mundo quanto aqueles que já estão no Céu com Deus. Cremos que os santos estão mais vivos no Céu do que nós aqui na Terra, pois Jesus prometeu: "Aquele que crê em mim, não morrerá jamais" (João 11,25-27). - Por termos fé na Promessa do Senhor, cremos que é um grande pecado dizer que aqueles que morreram na fidelidade e na fé estão "mortos".
2. Você diz que o único que pode abençoar é Jesus: veja que essa afirmação é totalmente contrária à Bíblia. No Antigo Testamento os patriarcas abençoavam seus filhos, o povo, os reis, etc. No Novo Testamento, Paulo e os Apóstolos iniciam suas epístolas abençoando as comunidades cristãs... Qualquer cristão fiel pode e deve abençoar em nome de Jesus Cristo.
3. Você diz que "Santo só Jesus"? Como assim? Você nunca leu o Evangelho segundo Mateus? Ali, Jesus mesmo diz: "Sede santos como vosso Pai Celeste é santo"! E você também nunca leu o que está escrito em I Pedro 2,9? "Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"?
Só Jesus é santo? Não senhora! Todo aquele que entrega sua vida a Deus, por meio de Jesus Cristo, e vive conforme a Sua Vontade, é santo, é um só com o Cristo, é parte do Corpo do Senhor neste mundo, como está escrito em I aos Coríntios 12,27...
Cuidado! Seu "pastor" está interpretando a Bíblia errado, e ensinando tudo errado para você também, minha irmãzinha! Saia urgente desse bote furado e suba na Barca de Pedro, a Igreja UNA, instituída diretamente por Cristo neste mundo, como está descrito lá em Mateus 16, 17-19, para a nossa salvação! Pense nisso!
Sabias palavras, lamentavelmente vemos a metralhadora teologica da heresia protestante sendo disparada sem direção e sem rumo.
ResponderExcluirA Igreja de Cristo é Una Santa Católica e Apostólica e ponto final.
www.baixadacatolica.blogspot.com.
sou ex protestante e descobri essa verdade.
Fico na Barca de Pedro a nova arca de Noé.
Bom dia,
ResponderExcluirJá notei que a verdade que escrevi sobre o conceito real de igreja foi deletado pelo blogueiro.`epor isso que a Biblia diz que "nao suportarão a sã doutrina '.Nâo tem como constestar realmente o incontestavel .O Catolico faz da Biblia uma emaranhado de sofismas e tentar iludir suas pobres vitimas incutindo na mente delas que a "igreja 'que o Senhor JEsus EDIFICA a cada dia, pelo ESPIRITO SANTO , não é e nunca foi uma "insituição "fisica com sede fisica, localizado em alguam regi~]ao geografica do globo terreste. MAS a dica foi dada.COragem para constesta vi que ninguem aqui neste site a tem!
Bom dia, Junior Melo,
ExcluirAqui é o Henrique Sebastião, editor e redator deste blog. Sim, seus comentários foram recusados, e eu já estava esperando a sua resposta exatamente nestes moldes, dizendo que fiz isso porque não tinha como responder, porque estava com medo da verdade, etc, etc... Por consideração à sua boa educação e por piedade cristã, vou esclarecer a questão, para que você não fique com essa impressão errada.
Em primeiro lugar, entenda que isto aqui não é uma democracia: este é o blog de um apostolado católico, e seus administradores não têm obrigação alguma de aceitar tudo que se poste. Seguindo este princípio, os comentários ofensivos são apagados, e também aqueles considerados meramente provocativos, do tipo que tem como única finalidade promover a discórdia. Em blogs de temática religiosa isso é muito comum, e nós recebemos uma grande quantidade de mensagens dessa natureza. Em consideração aos nossos leitores, esse tipo de comentário é automaticamente excluído.
O caso dos seus comentários anteriores foi diferente: você foi polido nas palavras e não atacou ninguém pessoalmente, e eu lhe agradeço por seus bons modos, antes de tudo.
Por outro lado, o que você postou aqui foi a reprodução de uma pregação "evangélica", que contraria frontalmente a mesma Sã Doutrina que pretende defender. Sendo este um blog católico, que assumiu a missão de esclarecer as mentes a respeito da verdadeira doutrina católica, - justamente contra equívocos desse tipo, - não há sentido algum em admitir a postagem de uma longa pregação que contraria tudo aquilo que defendemos. Para esse fim, já existem muitos sites e blogs “evangélicos” na web.
Basicamente, o que toda essa longa pregação afirmava é exatamente isto que você repetiu, de forma sintética, neste seu último comentário: que a Igreja não é uma instituição humana, com sede física, mas que ela está nos cristãos fiéis.
Veja, Junior, como todo protestante que eu já conheci na minha vida, - inclusive eu mesmo, que já nadei desgarrado da Barca de Pedro, - você tira conclusões totalmente absurdas e sem nenhum fundamento a respeito da Igreja Católica. E assim você demonstra não ter a menor ideia do que seja a verdadeira doutrina da Igreja Católica.
Além disso, o que você afirma no final da sua mensagem, isto é, que ninguém neste site tem coragem para contestar as suas ideias, é um equívoco tremendo e principalmente muito afobado, pois se você tivesse tudo um pouquinho de paciência, teria notado que este blog já respondeu às suas contestações e já esclareceu a questão em mais de uma oportunidade. Na coluna à esquerda de todas as nossas páginas, você pode ver um link denominado “Índice de respostas católicas a acusações protestantes e "evangélicas". – Clicando ali você será direcionado a uma lista com os principais questionamentos que seus irmãos sempre fazem contra a Igreja Católica, acompanhados das devidas respostas. Sobre a natureza da Igreja, já falei inúmeras vezes.
Espero que compreenda que é muito cansativo ter que repetir várias e várias vezes a mesma coisa, pois as contestações dos seus irmãos são sempre as mesmas.
Mesmo assim, eu vou esclarecer a sua dúvida, no comentário seguinte.
(Continuação da resposta a Junior Melo)
Excluir1. Claro que a Igreja de Cristo é infinitamente mais do que uma instituição humana! É exatamente isso que a própria Igreja Católica ensina e sempre ensinou. Por isso mesmo é que a Igreja é muito mais do que uma razão social qualquer que alguém inventou; é muito mais do que um salão alugado por alguém que leu a Bíblia, interpretou por conta própria, se sentiu “iluminado” pelo Santo Espírito e apto para conduzir outros no Caminho da Salvação. A Igreja é o Corpo de Cristo neste mundo; é a Esposa de Cristo; é a coluna e o fundamento da Verdade para os cristãos. Tudo isso está na Bíblia e no Catecismo.
Foi exatamente por isso, também, que Jesus deu autoridade aos Apóstolos sobre a Sã Doutrina, para que eles fossem aos quatro cantos do mundo, batizando as nações e levando o Evangelho a toda criatura. Justamente por isso o Senhor deu aos Apóstolos, - e consequentemente aos seus sucessores, - o poder para perdoar ou reter os pecados. Exatamente por isso, esses mesmos Apóstolos exortam a todos os cristãos, em nome do próprio Cristo, que se afastem de todos os que não andam segundo a Tradição Apostólica (2Ts 3, 6)! Exatamente por isso, ainda, a Bíblia Sagrada diz que existe uma só Fé e um só Batismo (Ef 4,5).
2. Acontece que a Bíblia é um livro, e mesmo sendo o Livro Sagrado, cada pessoa que a lê pode fazer uma interpretação diferente dela. Por isso existem milhares de "igrejas" que ensinam coisas diferentes, e todas elas dizem que a sua interpretação da Bíblia é a certa, que estão sendo guiados por Deus. Se fosse para cada um ler a Bíblia, interpretar do seu jeito e sair por aí registrando razões sociais, alugando salões e fundando milhares e milhares de “igrejas”, o Senhor não teria dado autoridade sobre a Sã Doutrina aos Apóstolos e, consequentemente, aos seus sucessores, pois essa autoridade foi transmitida no correr dos tempos, como podemos comprovar nos Atos dos Apóstolos e no estudo da História.
Jesus Cristo prometeu que estaria com a Igreja até o fim do mundo, e enquanto o mundo não acaba, essa autoridade transmitida aos Apóstolos e o Poder das Chaves, concedido a Pedro, precisa ser transmitido de geração em geração. Sempre foi assim.
3. Durante mais de mil anos a Igreja se orientou quase que exclusivamente através da instrução da Igreja, a única Igreja que Cristo deixou, e que tem 2 mil anos de idade. Jesus não escreveu nenhum livro; mas Ele fundou diretamente a sua Igreja neste mundo, e garantiu que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.
Por outro lado, estando no mundo, a Igreja mística precisa se organizar, se hierarquizar e se estabelecer no mundo. Por isso existe a sede primacial da Igreja, as dioceses, etc, etc...
Em Nosso Senhor, espero ter lançado alguma luz sobre a questão. Que Ele o abençoe e ilumine.
Henrique Sebastião
Uma última observação: para efeito de complemento aos meus comentários, recomendo a leitura do post abaixo:
Excluirhttp://vozdaigreja.blogspot.com.br/2002/08/a-igreja-nao-erra-como-assim.html
Henrique Sebastião
O Verbo de Deus se fez carne, e PERMANECEU carne.
ExcluirPara maior glória de Deus,
Lucas.