Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou à esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. Sua festa é celebrada em 12 de Outubro. “Nossa Senhora Aparecida” é a queridíssima Padroeira do Brasil.
E por que “Aparecida”?
Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar, em 1757.
Tanto no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no Arquivo Romano da Companhia de Jesus constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela em 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar, em 1757.
A história se inicia em meados de 1717, por ocasião da passagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto - MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a lançar suas redes no rio Paraíba do Sul.
Era 12 de outubro. Eles tentaram muitas vezes, sem conseguir nenhum peixe sequer. Já sem esperança, João Alves lançou uma vez mais sua rede às águas e, ao recolhê-la, percebeu algo insólito: junto à rede viera uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Guardaram-na e tornaram a lançar as redes, numa nova tentativa de apanhar peixes, mas o que ocorreu a seguir foi ainda mais extraordinário: a rede retornou com a cabeça da imagem! Envolveram então o achado num lenço. Logo em seguida a pesca se tornou abundante: os humildes pescadores retornaram com o barco abarrotado de peixes.
Durante quinze anos, a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo entre o povo da região, e muitas graças eram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem. A fama da intercessão de Nossa Senhora através da devoção à imagem “aparecida das águas” foi se espalhando pelas redondezas e ganhando outras cidades. Diversas vezes, as pessoas que à noite faziam fila diante dela para rezar viam as luzes se apagarem e depois reacenderem, sem intervenção humana. Com o crescente aumento dos visitantes, a família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu.
Oratório que logo se tornou pequeno, e por volta de 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, com a ajuda do filho do pescador Felipe Pedroso. Essa capela foi aberta à visitação em 1745, e em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o príncipe Dom Pedro I fez questão de visitar a capela e a imagem de Nossa Senhora.
Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, que pudesse acomodar os fiéis que não paravam de aumentar: foi solenemente inaugurada e benzida em dezembro de 1888. Essa igreja é a atual Basílica Velha de Aparecida.
Origem do manto e da coroa - Em 8 de dezembro de 1868, a Princesa Isabel visitou a basílica, e ali fez uma promessa a Nossa Senhora. Em 6 de novembro de 1888, ela retornou e ofertou à imagem, em reconhecimento da promessa atendida, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, e um manto azul anil ricamente adornado.
A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa, e ornamentada com o manto bordado em ouro e pedrarias, símbolos de realeza e patronato. A celebração solene foi dirigida por Dom José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, bispos, o então Presidente da República Rodrigues Alves e muito povo. Depois da coroação, o Papa concedeu ao Santuário de Aparecida mais dois outros favores: Ofício e Missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.
Em 1928, a vila que se formara ao redor da igreja tornou-se o Municípiode “Aparecida” em homenagem à imagem aparecida das águas, a responsável direta pela criação da cidade.
Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Pela Lei nº 6.802 (30/6/1980), foi decretado feriado o dia 12 de Outubro, dedicado à devoção da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus. Também através desta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”. O Papa Bento XVI repetiu este mesmo gesto oferecendo outra Rosa em 2007, em sua viagem apóstolica ao Brasil, reconhecendo o valor da santa devoção.
A Imagem
A imagem aparecida das águas do Paraíba em 1717 é de terracota, tem cor de canela e mede 40cm de altura. É de estilo seiscentista. Especialistas acham que originalmente era colorida, como as imagens da época, mas devido à permanência no fundo do rio a pintura tenha se perdido. A argila utilizada na confecção da imagem é da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.
A imagem aparecida das águas do Paraíba em 1717 é de terracota, tem cor de canela e mede 40cm de altura. É de estilo seiscentista. Especialistas acham que originalmente era colorida, como as imagens da época, mas devido à permanência no fundo do rio a pintura tenha se perdido. A argila utilizada na confecção da imagem é da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.
Em 1978 a imagem sofreu um atentado e foi quebrada em quase duzentas partes. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.
Primeiros milagres
Velas - Por volta de 1733, estando a noite serena e sem brisa alguma, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha quis reacendê-las, mas não pôde, pois elas reacenderam “sozinhas”. Este é o primeiro milagre conhecido envolvendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Quebrando grilhões - Em 1850 o escravo Zacarias, acorrentado, passando pela igreja da imagem Aparecida pediu ao feitor permissão para rezar. Autorizado, o escravo rezou fervorosamente diante da imagem. Durante a oração, as correntes soltaram-se de seus pulsos, libertando-o.
A menina cega - Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul (onde aconteceu a descoberta), quando surpreendentemente a filha, cega de nascença, comentou com sua mãe: “Como é linda esta igreja”. Daquele momento em diante, a menina começou a enxergar.
No correr dos anos, muitíssimos milagres e graças ocorreram e continuam ocorrendo pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, como comprovamos ao visitar a sala dos milagres na Basílica Nova.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!
# Saber mais sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida
Fontes e bibliografia:
SILVA, Iara Rosa. Devocionário a Nossa Senhora Aparecida. São Paulo: Canção Nova, 2006;
BÖING, Mafalda Pereira. Nossa Senhora Aparecida - A Padroeira do Brasil. São Paulo: Loyola, 2007.
# Saber mais sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida
Fontes e bibliografia:
SILVA, Iara Rosa. Devocionário a Nossa Senhora Aparecida. São Paulo: Canção Nova, 2006;
BÖING, Mafalda Pereira. Nossa Senhora Aparecida - A Padroeira do Brasil. São Paulo: Loyola, 2007.
Não consigo entender esse costume dos católicos adorar Maria!
ResponderExcluirNos nao adoramos maria mas a amamos pois ela e nossa maediameira de todas as gracas, antes de postar um comentario desse pense que ela deu seu sim paraxtrazer em seu ventre jesus ela foi virgem antes e depois do parto entao
Excluirpense
Sr. Protestante,
ExcluirComo alguém honesto, consegue dizer isto: "esse costume dos católicos adorar Maria!"? Oras, dizer isso é de uma ignorância muito grante, e o pior de tudo, é que essa ignorância é voluntária, plenamente vencível. Já que você tem preguiça de ler e entender o que a Igreja diz, aí vai um documento oficial da Igreja:
"Efectivamente, NENHUMA CRIATURA se pode equiparar ao Verbo encarnado e Redentor;..." (Lumen Gentium CV II, 62)...
Aí vai também, por exemplo, um fragmento do livro de cabeceira de cama, do beato João Paulo II:
"14. Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer." (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Capítulo I -
Necessidade da devoção à Santíssima Virgem)
Se tem alguém que não consegue entender algo aqui sou eu, que não consigo entender este amor protestante pela mentira!
Você deve te mulheres que você ama, como mãe, filha, esposa, amigas... Porque não amar aquela que foi escolhida por Deus para ser a Mãe do seu filho?
ExcluirEu é que não entendo, homens, adorando homens
Aparecida é uma representação da Virgem Maria, que para nós é santíssima: o que quer dizer isso? Bom, ela foi o Tabernáculo da Nova e Eterna Aliança, foi cheia do Espírito Santo, abrigou o próprio DEUS em seu ventre por 9 meses! Isso não é pouca coisa!
ResponderExcluirA pedido dela, Jesus Cristo adiantou a sua hora nas bodas de Caná, e, quando a situação ficou feia e os discípulos fugiram, tentando salvar suas vidas, ela permaneceu até o fim ao lado da cruz. No Dia de Pentecostes ela também estava lá... Então, se a Arca da ANTIGA Aliança era tão sagrada que não podia sequer ser tocada, porque abrigava o Poder de Deus, imagine Maria, que abrigou o próprio Jesus Cristo, DEUS feito homem, em seu próprio corpo?
Os Apóstolos viveram com Cristo por 3 anos; Maria conviveu com Ele pelos 33 anos em que esteve no mundo! Ninguém o conhecia melhor do que ela! Já parou para pensar que o Sangue de Jesus, que salva, é o mesmo sangue que circulava nas veias de Maria?
Já parou para pensar que ela, cheia do Espírito Santo, profetizou de si mesma que todas as gerações a proclamariam Bem-aventurada? E que a única Igreja que cumpre essa profecia é a católica? As evangélicas a chamam de "mulher como outra qualquer"... Pense nisso.
As imagens católicas têm SEMPRE a função de homenagear ao Criador, diretamente, por Suas Obras ou por suas criaturas, e jamais "adorá-las" no lugar do Criador. Essa é a doutrina católica verdadeira. Ninguém é obrigado a aceitar, mas ninguém tem o direito de falar inverdades sobre ela, e muito menos ensinar nas igrejas coisas que não são verdadeiras. Conheço protestantes históricos (luteranos) de outros países que ficam indignados com essa postura dos pastores aqui no Brasil, de caluniar a Igreja Católica abertamente.
Abraço fraterno
EU NUNCA VI UMA EXPLICACÃO DADA TÃO LINDAMENTE, VEIO DO FUNDO DO SEU AMOR POR MARIA, MARAVILHOSO, CHEGO A ME EMOCIONAR, ESTÁ PERFEITA E É A MAIS PURA VERDADE, AMÉM.
ResponderExcluireu ja tive varios milagres concebidos
ResponderExcluirLeiam a interpretação teológica da Imagem de N. Srª Aparecida aqui
ResponderExcluirhttp://www.zenit.org/pt/articles/a-renuncia-de-bento-xvi-e-a-mensagem-de-n-s-aparecida
Eu recebi e recebo milagres por interssesão de Maria todos os dias!!
ResponderExcluirobrigada nossa senhora
maria vanete