A Bíblia, as tradições dos homens e a Tradição da Igreja

Um último estudo antes do Natal? O leitor Rogério, evangélico, deixou o seguinte comentário neste blog:

PARA, VC ESTUDOU DUAS DECADAS PARA VIR FALAR AO CONTRARIO DA BIBLIA.NA BIBLIA ESTÁ ESCRITO QUE ELA É LAMPADA PARA NOSSOS PÉS E LUZ PARA NOSSOS CAMINHOS. E NÃO VENHA QUERER CITAR QUE DEVEMOS GUARDAR AS TRADIÇÕES QUE VCS FALAM, PQ A VERDADEIRA TRADIÇÃO É A PALAVRA QUE JESUS E OS SEUS APOSTOLOS QUE NÃO ACEITAVAM NENHUMA ADORAÇÃO DEXARAM.O APOSTOLO PAULO FALOU QUE DEVEMOS NOS CUIDAR DAS TRADIÇÕES DE HOMENS, E TUDO O QUE É PREGADO ALÉM DISSO QUE SEJA ANÁTEMA...

E QUERO QUE SINCERAMENTE VC COMENTE SOBRE O QUE ESCREVI AQUI, POIS É SEMPRE BOM DEBATERMOS SOBRE A BIBLIA, AGORA NÃO SOBRE COSTUMES DE HOMENS, POIS COSTUMES DE HOMENS E SABEDORIA TERRENA PARA DEUS É VÃ.





Bom, então vamos lá, Ronaldo. Vamos ver se eu consigo esclarecer os pontos que você deixou aqui. Em primeiro lugar, gostaria de lhe dizer que eu fui evangélico por muitos anos, fui "batizado" na "igreja" batista e frequentei diversas denominações pentecostais. Isso até Deus me revelar que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é a católica. É uma longa história, e eu estou preparando esse meu testemunho completo para publicar aqui.

Por enquanto, só gostaria que você soubesse que eu o compreendo muito bem, sei porque você acha que os católicos estão errados em tudo, que são idólatras, hereges, etc, etc... Eu também acreditei em tudo isso por muito tempo. Mas acredite-me: nada disso é verdade.

Encontrei Deus na Igreja Católica como nunca havia encontrado em nenhuma denominação evangélica. Jesus se mostrou a mim de muitas maneiras, inclusive milagrosas, através da Igreja Católica. E eu não sou o único. Conheço muitas histórias parecidas, inclusive de "pastores" que se converteram e hoje são católicos; neste blog mesmo você encontra algumas dessas histórias.

Bem, você disse que eu falo o contrário do que diz a Bíblia. Isso não é verdade. Eu também acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus, que foi divinamente inspirada e que é útil para nos instruir. Mas veja bem, a Bíblia não diz que é ela mesma a lâmpada para os nossos caminhos. O salmo 119, vs. 105, diz o seguinte: "Lâmpada para os meus passos é Tua Palavra, e luz para o meu caminho".

Este salmo, que provavelmente foi composto pelo príncipe Ezequias e compilado por Esdras, diz que a Palavra do Senhor é a luz para os seus passos. Mas ele não está se referindo à Bíblia, de modo algum! É muito importante saber que, na época em que esse salmo foi escrito, a Bíblia cristã ainda não existia! Foi mais ou menos na época da reconstrução do Templo, isto é, mais de 500 anos antes de Cristo! Então, quando os judeus falavam da "Palavra do Senhor", eles estavam se referindo aos oráculos dos sacerdotes e profetas ou, em alguns casos, à Torá, o Livro da Lei judaica, e/ou aos livros dos Profetas.

Então, veja bem que a Bíblia não diz, de modo algum, que ela mesma, a Bíblia, é a luz para os nossos passos, embora ela seja sim, num certo sentido.

Queria esclarecer este ponto, para você entender que não basta ler a Bíblia. É preciso saber o que ela diz de verdade, e não se basear na interpretação de algum "pastor", que na maioria das vezes não tem preparo nenhum para interpretar as Escrituras.

Mas o que eu tenho de mais importante para lhe dizer sobre a Bíblia é o seguinte: a Bíblia é filha da Igreja, e não sua mãe! A Bíblia que você tem foi escrita pela Igreja, editada pela Igreja, canonizada pela Igreja, preservada pela Igreja através dos séculos! Se nós temos a Bíblia, hoje, devemos à única Igreja que foi fundada por Jesus Cristo e tem dois mil anos de idade, e não por algum "pastor", há algumas décadas.

Observe: a "igreja evangélica" mais antiga que existe é a luterana. Ela tem menos de quinhentos anos de existência e foi fundada por Lutero, um homem como eu e você. Portanto, as "igrejas" que se baseiam em costumes de homens são as "evangélicas"! Essa é a pura verdade.

Outra coisa importante: você diz que, segundo Paulo, nós não devemos guardar as tradições. Ele disse isso, sim, mas referindo-se às tradições judaicas, pois naquele tempo alguns grupos dentro da Igreja queriam impor seus costumes aos cristãos.

Agora, quanto à Tradição verdadeiramente cristã, o próprio Paulo ensina que devemos guardá-la, e insiste nisso! Veja lá em 2ª Tessalonicenses:

"Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa". (2 Ts 2, 15)

Observe bem que Paulo ainda enfatiza que a Tradição não está só no que foi escrito nas epístolas (Bíblia), mas também na palavra dos Apóstolos, isto é, aquilo que eles, que formavam o Magistério da Igreja, ensinavam. Um pouco mais à frente, lá no capítulo 3 de 2ª Tessalonicenses, ele reforça este mesmo ensinamento:

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3, 6)

O que aprendemos agora? Que existe uma grande diferença entre as tradições dos homens e a Tradição da Igreja. Consegue perceber isso? Tome cuidado, porque muitos falsos profetas costumam usar trechos da Bíblia isolados e fora do seu contexto, e assim levam os ingênuos e os despreparados ao erro.

E como se não bastasse, a Bíblia também ensina que Jesus não pode ser encontrado somente nas Escrituras, como vemos em João 5, 39:

“Vocês examinam as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vocês não querem vir a mim, para que tenham a vida!” (Jo 5, 39)

Entende o que Jesus diz? Não adianta só ler a Bíblia! Achar que só a Bíblia é a única autoridade, a nossa única base para encontrar a Verdade, é um grande erro, e além de tudo é antibíblico! E qual é a coluna, o firmamento, o sustentáculo da Verdade para nós? A própria Bíblia responde! Leia 1 Timóteo:

“...Quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja do Deus Vivo, coluna e sustentáculo da Verdade.” (1 Tm 3, 15)

Outras traduções dizem "a base e o firmamento da Verdade". É claro como água: a Igreja é a coluna, o fundamento, a base, o sustentáculo da Verdade, e não a Bíblia sozinha! E que Igreja é essa? A única que existe, a única que Jesus deixou, pois ele nunca ensinou que bastaria ler a Bíblia, interpretar cada um do seu jeito e sair por aí fundando igrejas! Jesus nunca escreveu nada, e nunca mencionou a Bíblia, mas ele deixou a sua Igreja no mundo:

"Bem aventurado és, Simão, filho de Jonas, pois não foi a carne nem o sangue que te revelaram (que sou o Cristo), mas meu Pai, que está no Céu. Pois de agora em diante tu és a Pedra, e sobre essa Pedra fundo a minha Igreja. Os portais do inferno não prevalecerão contra ela. Dou-te as chaves do Reino do Céu: o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terras será desligado no Céu." (Mateus 16,18)

Ele deu autoridade a Pedro e aos Apóstolos para que continuassem a Igreja, e prometeu que estaria com essa mesma Igreja até o fim do mundo. Esta Igreja Una, que existe desde o tempo de Cristo, é uma só: a Igreja Católica. Agora, se você acha que essa Igreja se corrompeu e precisou de um homem chamado Lutero para reformá-la e trazer a Verdade de volta, você está afirmando duas coisas: primeiro, que Cristo mentiu, porque Ele disse que o inferno nunca prevaleceria contra a Igreja, e que Ele mesmo, Jesus, estaria com sua Igreja até o fim dos tempos (Mateus 28, 20). Se ela se corrompeu, então o inferno prevaleceu, e Cristo mentiu: é nisso que você crê?

A segunda coisa que você estaria afirmando é que, nos 1.500 anos em que a Igreja existiu antes de Lutero, ela estava perdida em erro. Todos os cristãos que viveram antes de Lutero, que não se baseavam exclusivamente na Bíblia, mas principalmente na autoridade da Igreja, foram todos condenados ao inferno. Nesse caso, Jesus deixou que milhões e milhões de cristãos fiéis, inclusive os muitos que entregaram suas vidas e foram perseguidos e mortos por amor ao Evangelho, fossem enganados. Eles estavam todos condenados, eram hereges, idólatras, infiéis. Também nesse caso, Jesus mentiu, porque, insisto, Ele prometeu que estaria com a Igreja todos os dias, desde a sua Ascenção ao Céu, até o último dia (Mateus 28, 20). É isso que você está afirmando? Pense bem.

Só não enxerga quem não quer ou quem não pode, meu querido Rogério. A partir de agora eu lhe apresentei a verdade dos fatos. Cabe a você escolher, aceitar ou recusar. Aceitar a Igreja de Cristo ou continuar seguindo tradições de homens. Rezo por você.
vozdaigreja.blogspot.com

5 comentários:

  1. Boa noite, Paz e Bênçãos! E desde já desejo a todos os responsáveis deste blog, assim como todos que acessam o site, um feliz e abençoado Natal! Que Nosso Senhor Jesus Cristo possa nascer em nossas vidas, não somente no Natal mas, sim, em todos os dias de nossa vida!
    Agradeço primeiramente a Deus e novamente a ELE por ter inspirado a vocês na criação deste site, pois realmente é rico em conteúdo e a forma com a qual vocês trabalham os questionamentos dos nossos "irmãos" é fantástica!(E posso dizer que estou amando mais e mais a Igreja de Cristo!)

    Mas, baseado em todos os comentários aqui de nossos "irmãos" venho informar que estou preocupado, pois no Facebook foi criado um grupo chamado "Aprofundamento Bíblico", por onde expressamente, são analisados temas e textos bíblicos e pelos quais as respostas são baseadas no entendimento "SOMENTE DELES e/ou PASTORES". E acredito que isso é manipulação errada da palavra, pois o grupo parece que vem crescendo e em tudo que eles colocam, não enxergam ou procuram responder a questionamentos sobre:imagem,maria,etc. Como você disse, pegam textos isolados e colocam suas opiniões, levando a todos a crerem devido aos versículos que eles colocam, fora a utilização do pouco conhecimento sobre a nossa igreja!
    Não sei, qual a possibilidade para analisar o que relato! Mas, acho que uma atitude deveria ser tomada, se bem que eu oro pela conversão desses que dizem "saber" da verdade!
    Desejo a vocês todas as bênçãos e graças de Nosso Senhor em suas vidas, e que possamos Evangelizar através da verdadeira "verdade" e que Maria interceda a todas orações!!!

    Ps.: Tem algum contato, tipo: Facebook,e-mail etc?

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos pelo carinho e pelas generosas palavras, Basílio Fernandes.

    Infelizmente, o que eles entendem por "estudo bíblico" é apenas decorar a interpretação que os "pastores" fazem da Bíblia, e não buscar entender o sentido mais profundo das Escrituras, confrontar o texto com o que conhecemos da História, da Filologia, da Arqueologia, etc.

    Sem dúvida o que fazem é manipulação forçada da Palavra de Deus, que leva a um fanatismo e a um fundamentalismo rancoroso e cheio de ódio contra qualquer um que discorde do que eles pensam. Um dos sinais mais claros dessas seitas perigosas é o que todas elas têm em comum: o ódio à Igreja Católica. Quando um adepto se decepciona muito, e enfim percebe que aquele "pastor" é um falso profeta, ele se sente desnorteado, mas, como tem fé em Deus, acaba procurando alguma outra "igreja evangélica". Nem lhe passa pela cabeça conhecer o que ensina a Igreja Católica, a única fundada por Jesus Cristo.

    A lavagem cerebral é tão bem feita que, mesmo quando se decepcionam profundamente com uma falsa igreja, migram para outra falsa igreja, e depois para outra, e mais outra, e assim indefinidamente. Eles foram condicionados a crer que a Igreja de Cristo é tudo de ruim.

    O que podemos fazer é darmos o nosso testemunho de vida, em todas as oportunidades: no falar, no agir, adotando uma postura verdadeiramente cristã. E convidando nossos familiares e amigos a conhecerem melhor a nossa Igreja, como eles tanto fazem. Devemos divulgar as grandes graças que ocorrem na Igreja Católica, procurarmos nos instruir e nos prepararmos para defender a nossa fé.

    Somente assim conseguiremos minimizar, e, num longo prazo, até reverter esse quadro tão complicado.

    Rezemos e trabalhemos pelo bem da Verdade e da Igreja.

    A Paz de Nosso Senhor seja sobre a sua vida, e Maria Santíssima o acompanhe sempre. Viva um Natal do Senhor santo e feliz!

    ResponderExcluir
  3. olá amigos deste blog, como vocês sabem postei meu comentário acima, da mais alta verdade, mas o que eu quero com isso?
    eu quero simplesmente que outras pessoas conheçam a verdade que aprendi pela biblia e ela mesma pelo espirito santo e a misericordia de Deus tem levado muitos a se converterem a Jesus Cristo.

    Quero pedir ao dono deste blog e aos frequentadores que se possível façam perguntas que eu vou responder com a ajuda de Jesus, pois a minha cede é de que todos possam alcançar a salvação.
    Que Deus nos abençõe..

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! A Paz!
    Necessito de um esclarecimento neste trecho dito acima:
    “VOCÊS EXAMINAM AS ESCRITURAS, JULGANDO ENCONTRAR NELAS A VIDA ETERNA. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vocês não querem vir a mim, para que tenham a vida!” (Jo 5, 39)
    (Em todo o trecho)
    Em qual sentido é que Cristo diz isto? Ele faz duas afirmações? Pelo que pouco compreendi, ele diz que de fato, elas dão Testemunho d'ELE no entanto, a última parte não ficou muito clara...
    Poderiam me auxiliar!
    Paz e Bem!
    George

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Nosso Senhor, George,

      Este é um dos trechos mais definitivos para quem procura um termo a respeito da completa invalidade da doutrina da Sola Scriptura ('Somente a Escritura', doutrina segundo a qual a Bíblia é a única regra de fé e prática para o cristão), surgida com a tese do livre exame da Bíblia de Lutero, pois o próprio Senhor Jesus Cristo afirma que Ele (a Vida) não pode ser encontrado somente através da leitura dos textos sagrados.

      Na passagem em questão, o Cristo admoesta-nos de modo bastante claro nesse sentido. A tradução da Bíblia de Jerusalém (mais fiel aos textos originais) é a seguinte:

      "Vós prescrutais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; ora, são elas que dão testemunho de Mim; Vós, porém, não quereis vir a Mim para ter a vida. Não recebo a glória que vem dos homens; mas eu vos conheço: não tendes em vós o Amor de Deus. Vim em Nome de meu Pai, mas não me acolheis..." (Jo 8,39-43)

      Os fariseus e doutores da lei eram extremamente zelosos no estudo das Escrituras, mas lhes faltava o principal. O sentido mais profundo é o seguinte: apenas a leitura das Escrituras não basta para conhecer a Vontade de Deus e o Caminho da Salvação, ainda que ler a Bíblia seja uma prática santa e recomendável.

      Em outros trechos, a própria Bíblia Sagrada nos instrui com muita precisão e clareza a respeito de qual é a verdadeira base e principal regra de fé e prática para o cristão: a Igreja. Numa outra passagem fundamental, a 1ª Epístola a Timóteo, capítulo 3, versículo 15, afirma categoricamente que é a Igreja, Casa do Deus Vivo, é a coluna e o fundamento (ou sustentáculo) da Verdade. Diz portanto a Bíblia que é na Igreja onde se conserva, solidamente, o Evangelho que salva.

      Como disse Jesus Cristo, as portas do Inferno jamais prevalecerão contra a sua Igreja, e assim como prometeu o Senhor, Ele mesmo permanecerá assistindo à esta sua Igreja Una até o fim dos tempos (como vemos em Mt 28,20), Igreja que é Una e única, pois existe n"um só Corpo e um só Espírito", que professa "um só Senhor, um só Batismo e uma só Fé" (Ef 4,5).

      Resumindo: a Escritura é, como ela mesma se proclama, "útil para instruir, refutar, corrigir e educar na justiça", mas o cristão jamais pode se esquecer, em momento algum, que a Bíblia é filha da Igreja, e não sua mãe. A Igreja não tem que se moldar aquilo que está escrito, e sim a correta interpretação daquilo que foi escrito deve partir da Igreja, até porque foi a própria Igreja que produziu e canonizou a Bíblia.

      Esperando ter sido útil na resposta, desejo-lhe bençãos.

      Um abraço fraterno

      Henrique Sebastião

      Excluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir