Constantino, Lutero, teorias da conspiração...


Clique sobre a imagem para ampliar



Um leitor anônimo (são sempre anônimos) deixou o seguinte comentário no post Razões porque retornei à única Igreja de Jesus Cristo - parte 1:


"A varias pontos com logica, mas é visto que a pessoa em questão sabe muito pouco da historia da Igreja catolica, q ela foi fundadA por um Imperador Romano (Cosntantino), NÃO TEM ANADA A VER COM PEDRO (Pedro foi usado como bode expiatorio por Constantino, para disfaraçar o obvio, q ele é q mandava na Igreja Primitiva), q ela chamou de Santa a Inquisição q matou muita gente. A propria Igreja q se diz Santa organizou uma matança contro os povos chamados "infieis" (Mulçumanos). Não vejo nada de jesus aí. Hoje ela esta mansa, mas com um passado negro.Lutero via muita coisa ruim dentro da Igreja, ele queria uma reforma interna dela, mas via que era algo muito difícil de ocorrer naquela época, então saiu. Como sempre, as pessoas não estudam, não se culturalizam"



Puxa, anônimo, são tantos erros num comentário só que é até difícil saber por onde começar a tentar explicar as coisas para você! E você ainda tem coragem de dizer que "as pessoas não estudam"? E você? Tem estudado onde, mesmo?

Ignorância não é pecado, mas a ignorância somada à soberba, isto é, não saber e achar que sabe, e ainda querer ensinar errado aos demais, aí é um grande pecado. Este blog é administrado por um sacerdote, que precisou estudar por oito anos antes de se consagrar, uma professora de línguas e um leigo em formação em Teologia (Filosofia e História) e pesquisador da religião há mais de duas décadas. Então, talvez, - e só talvez, - tenha chegado a hora de pensar se não seria interessante você começar a procurar estudar um pouquinho mais antes de emitir opiniões.

Mas pense em estudar de verdade, não apenas dizer "amém" para tudo o que qualquer "pastor" fala e aceitar o que ele diz como se fosse a verdade absoluta. O autor do texto do post que você está comentando teve coragem para fazer isso, e percebeu o quanto estava equivocado. E você?

Vou responder às insanidades que você postou por tópicos, esperando que você tenha ao menos a humildade para ler e aprender:


"...a Igreja catolica, q ela foi fundadA por um Imperador Romano (Cosntantino), NÃO TEM ANADA A VER COM PEDRO (Pedro foi usado como bode expiatorio por Constantino, para disfaraçar o obvio, q ele é q mandava na Igreja Primitiva)"


Antes de qualquer coisa, gostaria que você me citasse a fonte destas alegações. Se você me indicasse pelo menos uma obra séria, de um autor reconhecido, que ensine essas loucuras, aí nós poderíamos pelo menos começar a conversar. Em primeiro lugar, você diz que "Constantino mandava na Igreja primitiva"?? Mas como, se ele só se tornou imperador a partir do ano 310? Isto é, nos tempos de Pedro e Paulo, na época da Igreja realmente primitiva, Constantino nem era nascido!


Então, segundo a sua teoria, a Igreja só passou a existir a partir do ano 312/317dC, quando Constantino se converteu ao cristianismo? E quanto aos cristãos que viveram nos mais de três séculos antes dele? Não existiram? Bom, se é assim, tudo o que todos nós conhecemos da História, até hoje, está errado! Você deve ter uma fonte realmente fantástica, pois a sua informação é revolucionária, ela pode mudar o rumo da história e da civilização! Vai chocar os acadêmicos, vai balançar as colunas das universidades! Qual é a sua fonte? Ou será que você tem uma máquina do tempo, para viajar ao passado e ver como tudo aconteceu, para saber mais do que todos os historiadores do mundo, e afirmar que toda a historiografia, todos os documentos e registros mais confiáveis estão errados, que é tudo falso, mal intencionado ou equivocado?

Mas isso tudo nem é o mais importante. O maior problema é que se a Igreja foi fundada por Constantino, então nós todos podemos tranquilamente rasgar as nossas Bíblias, esquecer o Evangelho e irmos fazer coisa melhor, porque tudo o que ali está escrito é mentira. Sim, porque na Bíblia está escrito, afirmado e reafirmado, categoricamente, que a Igreja foi instituída por Jesus Cristo sobre Pedro, que até então se chamava Simão. Ele recebeu as Chaves do Reino dos Céus e o poder de ligar na Terra o que seria ligado no Céu, e também autoridade para perdoar pecados. O próprio Pedro o confirma. Veja mais aqui.

Tudo isso está nas minhas Bíblias de estudo, e também na sua. Tudo isso está em todas as versões e em todas as traduções da Bíblia, para qualquer língua do mundo, e eu sei que está também na versão original em grego, porque para estudar Teologia de verdade é preciso aprender grego, hebraico e aramaico, para saber ler as Escrituras no original e não ficar a mercê da interpretação de picaretas da fé, como aqueles que, a julgar pelas suas afirmações, você segue.

E se Jesus mentiu ou se enganou, e se a Bíblia está completamente errada e a Igreja não foi fundada pelo Senhor sobre Pedro, e sim por Constantino, então o melhor a fazer é esquecer esse negócio de cristianismo... Comamos e bebamos, que a vida é curta.

Perdoe-me, mas entre a Bíblia Sagrada, juntamente com toda a documentação histórica que santos e estudiosos nos deixaram através dos séculos, e o que você e o seu “pastor” dizem, vou escolher... A primeira opção, obrigado.


"a Santa a Inquisição q matou muita gente. A propria Igreja q se diz Santa organizou uma matança contro os povos chamados 'infieis' (Mulçumanos). Não vejo nada de jesus aí. Hoje ela esta mansa, mas com um passado negro."


Bem, para quem aparece dizendo que devemos estudar mais, seria interessante que o senhor começasse pelo português. A propósito, “Jesus” se escreve com maiúscula. Podemos perceber quão ilustrado é o senhor, tanto pelo estilo e forma quanto pelo conteúdo: falar da inquisição para atacar a Igreja é típico de quem nada entende do assunto.

E mais uma vez sou forçado a perguntar: em que livro o senhor leu sobre o assunto? Não aprendeu sobre história das mentalidades coletivas? Não aprendeu que o pensamento medieval era completamente diferente do nosso, e, como tal, não podemos julgar fatos ocorridos há muitos séculos com os padrões de moral de hoje? É o mesmo que ocorre com as narrativas do Antigo Testamento da Bíblia, quando lemos sobre matanças e violência. Da mesma maneira como é preciso entender o contexto para ler os textos do AT, é preciso entender a mentalidade medieval para compreender a inqusição, as cruzadas, etc.

E o senhor ainda não aprendeu que, além da inquisição católica, existiu também a inquisição protestante, e que esta foi descrita por autores como muito mais extrema e radical do que a católica? Como o assunto é um pouco extenso, sugiro que leia mais a respeito deste assunto aqui.


"Lutero via muita coisa ruim dentro da Igreja, ele queria uma reforma interna dela, mas via que era algo muito difícil de ocorrer naquela época, então saiu. Como sempre, as pessoas não estudam, não se culturalizam."


Realmente, percebo que tenho muito a aprender com o senhor. Vou seguir a sua dica e estudar mais. Eu ainda não aprendi, por exemplo, o significado do verbo “culturalizar”... Também não achei no dicionário. A respeito de Lutero, teria tanta coisa para dizer sobre ele que não caberia nesta resposta. Basta dizer que ele foi, entre outras coisas, comprovadamente um herege, adúltero, beberrão e, principalmente, blasfemador. Assistir o breve vídeo abaixo seria bem interessante para começar a conversa:





Além de tudo isso, a melhor maneira de descartar Lutero é crer em Cristo, quando diz que uma árvore se conhece pelos frutos. Que frutos renderam as teses de Lutero? Divisão da Igreja? Conflitos em nome da fé? Milhares e milhares de falsas “igrejas” ao redor do mundo, cada qual ensinando aquilo que bem entende, baseada na "tese do livre exame da Bíblia" de Lutero? Uma enxurrada de falsos profetas? Edir Macedo? Bispa Sônia? Valdemiro Santiago??

A Igreja e a civilização ocidental viviam uma fase conturbada na época de Lutero. Mas é muito importante saber um outro fato histórico: a Igreja de Cristo teve, sim, um verdadeiro reformador, enviado por Deus para cumprir essa grande missão: Francisco de Assis (leia sobre ele aqui).

Agradecemos pela oportunidade deste artigo-resposta, leitor anônimo, desejando-lhe luz para os seus passos, e que Nosso Senhor lhe conceda discernimento.

4 comentários:

  1. Perdoe-me, mas entre a Bíblia Sagrada e toda a documentação histórica que santos e estudiosos nos deixaram através dos séculos, e o que você e o seu “pastor” dizem, vou escolher... A primeira opção, obrigado.


    PARA, VC ESTUDOU DUAS DECADAS PARA VIR FALAR AO CONTRARIO DA BIBLIA.
    NA BIBLIA ESTÁ ESCRITO QUE ELA É LAMPADA PARA NOSSOS PÉS E LUZ PARA NOSSOS CAMINHOS. E NÃO VENHA QUERER CITAR QUE DEVEMOS GUARDAR AS TRADIÇÕES QUE VCS FALAM, PQ A VERDADEIRA TRADIÇÃO É A PALAVRA QUE JESUS E OS SEUS APOSTOLOS QUE NÃO ACEITAVAM NENHUMA ADORAÇÃO DEXARAM.
    O APOSTOLO PAULO FALOU QUE DEVEMOS NOS CUIDAR DAS TRADIÇÕES DE HOMENS, E TUDO O QUE É PREGADO ALÉM DISSO QUE SEJA ANÁTEMA...

    E QUERO QUE SINCERAMENTE VC COMENTE SOBRE O QUE ESCREVI AQUI, POIS É SEMPRE BOM DEBATERMOS SOBRE A BIBLIA, AGORA NÃO SOBRE COSTUMES DE HOMENS, POIS COSTUMES DE HOMENS E SABEDORIA TERRENA PARA DEUS É VÃ.

    Que Deus com sua misericordia e graça venha nos iluminar através do espirito santo.

    Fica na paz do Senhor JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, por gentileza, não grite! Não estamos no culto evangélico, onde todos berram como loucos, achando que Deus não ouve aquilo que dizemos baixinho, no silêncio do coração. Aqui falamos com ordem e decência.

    Digo isso porque quando você digita tudo assim, em maiúsculas, dá a impressão de que está gritando. Em ambiente virtual, isso é considerado falta de educação, e é completamente desnecessário. Me dá a impressão de que você não tem certeza do que está falando, então escreve tudo grande para tentar me convencer de que só você é que conhece a verdade. Mas o efeito que provoca é o contrário, tenha certeza.

    Pode ficar tranquilo que vou responder às suas perguntas. Se você tiver um pouquinho de paciência e der uma procurada neste blog, vai ver que eu já respondi essas mesmas coisas algumas vezes, em outras oportunidades. Mesmo assim faço questão de responder novamente, e se você estiver numa busca sincera, vai acabar abandonando as seitas ditas "evangélicas" e se convertendo a primeira e única Igreja do Senhor Jesus Cristo: a católica.

    Agora estou sem tempo, mas assim que possível publico a sua resposta.

    A Paz e a Luz de Cristo sejam sobre a sua vida

    ResponderExcluir
  3. Desculpa se lhe ofendi ou ofendi alguém deste blog, a minha intenção não é essa, nem de dizer que somente eu entendo da palavra de Deus..

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ronaldo. Você não ofendeu ninguém. Sei muito bem que suas intenções são boas.

    A sua resposta foi publicada em forma de post, pois percebemos que ela representa dúvidas de outras pessoas também.

    Obrigado pelo comentário e pela oportunidade. Um abraço fraterno em Cristo!

    Leia a resposta aqui.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir