Pesquisa aponta queda de católicos - uma outra visão

Ontem publiquei post comentando a recente divulgação da pesquisa do IBGE apontando a queda de católicos e o crescimento de pessoas sem religião e "evangélicos" no Brasil. Hoje, visitando o ótimo blog "Ecclesia Una", li a postagem de nosso irmão Everth, comentando o mesmo tema. por considerar o artigo de grande valor, resolvi republicá-lo por aqui. Segue...


Cresce número de evangélicos no Brasil. Mas fora da Igreja continua não havendo salvação.
05/07/2012 por Everth Queiroz Oliveira - Ecclesia Una




Está nos jornais desta última semana: Catolicismo cai 22,4% e vê nova ascensão de evangélicos; uma notícia semelhante saiu no G1: Aumento de evangélicos no Brasil reduz número de católicos para 64,6%. “Herança da colonização portuguesa, o catolicismo enfrenta o momento de maior arrefecimento da história do Brasil”, reporta o Terra. “Mesmo mantendo sua predominância, o catolicismo perde cada vez mais terreno para a religião evangélica.” Os números falam por si. Nas últimas duas décadas, a pesquisa revela que um grupo de aproximadamente 123 milhões de fiéis deixou de se declarar “católico”.

O uso do itálico na palavra “fiéis” é proposital. Ora, se estes que deixaram o catolicismo fossem verdadeiramente fiéis, não teriam abandonado a sua fé, traído a sua Igreja, renegado o seu Batismo. Se “migraram” da barca de Pedro para a confusão dos botes protestantes, é porque ou não possuem um conhecimento autêntico da doutrina – questão de ignorância – ou se entregaram ao relativismo moral e ao pragmatismo subjetivista – questão de egoísmo mesmo.

Gostaria de deter-me um pouco nesta questão do relativismo. Está se espalhando de maneira assustadora no meio dos cristãos uma ideia diabólica, segundo a qual a religião não seria mais importante, afinal “placa de igreja não salva ninguém” – é o que dizem costumeiramente. Pior de tudo: há muitos “católicos” aderindo a esta forma de pensamento – não surpreende que muitos desses mesmos “católicos” depois se filiem a comunidades evangélicas, traindo uma Fé que, na verdade, nunca conheceram de fato. Realmente, a salvação não tem nada a ver com “placa de igreja”. A salvação tem a ver com a Igreja. O uso da letra maiúscula aqui identifica algo muito maior e mais significativo que um simples edifício material ou uma mera denominação religiosa; identifica aquilo que as Escrituras dizem ser o Corpo Místico de Cristo (cf. Cl 1, 24). E este edifício espiritual, que tem o próprio Cristo como cabeça, é sim necessário para a salvação. Afinal, foi pela Igreja que Jesus se entregou em sacrifício, ensina São Paulo: “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5, 25-27). E esta Igreja tem fundamento visível, constituído pelo próprio Deus. Foi a São Pedro que nosso Senhor concedeu as chaves do Reino dos céus e foi sobre ele também que edificou a Sua Igreja (cf. Mt 16, 18-19). Pela história, sabemos que os apóstolos deixaram sucessores e estes, ao longo dos séculos, foram transmitindo a Fé que receberam, mantendo-a íntegra, incólume. Então, não tem nada de “o que importa é o coração” ou “eu me basto”; o que basta é a doutrina apostólica, é o ensinamento dos primeiros cristãos, é a pregação do Evangelho na sua pureza. E isto é legado aos cristãos pela Igreja Católica, fora da qual – dizemos e repetimos com orgulho – não há salvação.

Ora, mas isto não é entrar em defesa de “placa de igreja”? Absolutamente não! Como foi dito, estamos falando da Igreja, e não de igrejas… Estas têm a ver com fundação humana, têm a ver com a rebeldia, com a desobediência, desde a revolta de Lutero no século XVI até o escândalo dos mercenários pentecostais de nosso tempo, como Valdomiro Santiago, Edir Macedo et caterva. Quando dizemos que fora da Igreja não há salvação, falamos daquela fundada por Deus – a Igreja de Cristo, “una, santa, católica e apostólica”, esposa do Cordeiro.

Como diz São Cipriano, “aquele que se separa dela (…) se junta com uma adúltera”. Estes que se juntaram principalmente às seitas pentecostais geralmente experimentaram os amargos frutos da Teologia da Libertação. Sedentos de uma experiência mais pessoal com nosso Senhor, acabaram entregando-se a uma prostituta – nem todos verdadeiramente conscientes disto. Outros dissidentes, porém, traíram a Cristo gratuitamente. Mesmo sabendo que “esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação” (CIC, n. 846), correram para as seitas, em busca de conforto econômico, físico ou psicológico. “Porque virá tempo – já alertava o Apóstolo dos gentios – em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas” (2 Tm 4, 3-4).

Aquilo que o IBGE traduz como estatística já estava profetizado por São Paulo há milênios. Não temos o que temer; não há porque se assustar. Acontece em nossos tempos aquilo que nosso Senhor já falava que seria o julgamento: “A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más” (Jo 3, 19).

Graça e paz
Salve Maria Santíssima!

21 comentários:

  1. Detalhe se os católicos parassem de ter filhos o núnero era bem menor ou seja poucos se convertem ao católicismo e sim nascem dentro dele de pais para filhos.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco (muito) de exagero aí, anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba o irmão colocou um versiculo da bíblia fora de contexto se reverindo aos protestantes" a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más" totalmente sem lógica, os crentes ama Jesus,ama a palavra do Senhor, essas fábulas que se referia Timoteo era se fosse a procura de outros deuses, o crente está sempre jejuando,orando, joelho no chão, ouve músicas que louva o Senhor, tem prazer de ler bíblia, o assunto preferido é sobre Cristo, quer está junto dos irmãos na luz, enfim, na sua lei medita de dia e de noite, bem o Senhor Deus sabe de todas as coisas!

      Excluir
    2. Anônimo, ele não usou a passagem de João 11,39 para se referir aos protestantes, e sim àqueles que abandonam a Igreja indo atrás de promessas de prosperidade, barganha com Deus e "shows de bençãos", como vemos por aí, cada vez mais.

      Uma observação: o texto trata principalmente dos que eram católicos e migraram para o protestantismo e para as seitas ditas "evangélicas". Estas pessoas, mesmo que, como você diz, jejuem, orem, ouçam músicas de louvor e leiam a Bíblia, ainda assim, traíram a Igreja e renegaram a Eucaristia, que é e sempre foi o centro do verdadeiro culto cristão.

      Os primeiros cristãos não se reuniam só para ler a Bíblia (que ainda nem existia), orar e cantar louvores. Eles se reuniam para dividir o Pão e o Vinho Consagrados, Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo, como a Bíblia diz tão claramente:

      "Porventura o Cálice de Bênção, que abençoamos, não é a Comunhão no Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é porventura a Comunhão do Corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só Pão e um só Corpo, porque todos participamos do mesmo Pão." (1 Coríntios 10, 16-17)

      Os cultos "evangélicos" são uma caricatura do cristianismo. Sei que muitos seguem o ensino errado dos "pastores" de boa consciência, mas, mesmo sem saber, vocês desprezaram o principal, a Comunhão com o Salvador, sendo que Ele mesmo disse:

      "Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a Carne do Filho do homem, e não beberdes o seu Sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

      Porque a minha Carne verdadeiramente é comida, e o meu Sangue verdadeiramente é bebida.

      Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

      Este é o Pão que desceu do Céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este Pão viverá para sempre.

      Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?"
      (João 6, 53-60)

      Os "evangélicos" são como aqueles discípulos que não puderam suportar a verdade, e a Bíblia também diz que muitos abandonaram o Senhor porque não podiam suportar tamanho Mistério. A Palavra do Senhor, porém, é clara: "Se não comerdes a Carne do Filho do homem, e não beberdes o seu Sangue, não tereis vida..."

      Vocês fazem exatamente aquilo do que nos acusam: seguem tradições de homens, pois as "igrejas evangélicas" foram todas fundadas por homens, baseadas na interpretação que cada "pastor" faz da Bíblia, segundo seu próprio entendimento. A única Igreja que vem diretamente de Jesus Cristo e segue a santa Tradição dos Apóstolos é a Igreja Católica. Deus o salve!

      Excluir
    3. Na denominação que eu congrego tem o pão e o vinho ou seja o corpo e o sangue, duro é negar as suas vontades e obedecer a palavra de Deus que os crentes fiéis fazem de coração, como é que desprezamos a conunhão com o Salvador se nos reunimos só pra adora-lo e a mais ninguém, os primeiros cristãos tinha as escrituras do velho testamento e as cartas que foram sendo aos poucos escritas para as igrejas. Agora ser católico é a coisa mais fácil do mundo, o que é que tem de dificil? ir na missa todo domingo?dá uma esmolinha as vezes aos pobres? rezar o terço, fazer o sinal da cruz,comungar a óstia sem o vinho? só pro padre, a não ser que tenha mudado,ter um monte de estátua, puro comércio, acender umas velinha outro comércio ou ir no dia de finados no cemitério com umas flozinhas, enfim qual a dificuldade de ser católico, com excessão dos padres e freiras que deixam tudo pra seguir a Deus apesar de uns padres safados que tem no meio, não vejo nada de dificil de ser católico é facinho,facinho, muito facinho! Me diga qual a dificuldade de ser católico já que tirando um fala fora do contexto: duro é esse discurso quem pode ouvir e se o catolicismo segue a tradição dos Apóstolos por que teria inventado um monte de coisas no decorrer dos anos que os Apóstolos nunca pregou.

      Excluir
    4. Anônimo, a ignorância não é pecado, mas a soberba é. Seu comentário é altamente preconceituoso e também calunioso.

      Em primeiro lugar, não existem muitas "denominações", nem muitas "igrejas" por aí. Isso é invenção de homens. Existe UMA Igreja edificada por Cristo sobre a Terra, que é Una, Católica e Apostólica. Não basta ler a Bíblia, depois inventar um nome fantasia, registrar em cartório e alugar um salão para chamar de "igreja". A Igreja é o Corpo de Cristo no mundo, é a Família do Senhor na Terra. Você não tem a menor ideia do que significa Igreja, assim como não tem nenhuma ideia do que é ser católico.

      Não duvido que você conheça alguns maus exemplos de falsos católicos, mas daí a julgar toda a Igreja com base nesses maus exemplos é uma demonstração de grande estupidez e até de mau-caratismo da sua parte. Partindo de alguém que se considera "cristão", é lamentável.

      A partir deste seu raciocínio, eu poderia considerar todo "evangélico" como ladrão, aproveitador, contrabandista, estelionatário, pedófilo e até assassino, partindo do exemplo de tantos e tantos "pastores" criminosos que existem por aí. Se você quiser, posso enumerar os exemplos do que estou afirmando, um por um.

      Mas se você deseja saber o que é ser católico de verdade (o que eu duvido), diga-me em que Estado você está e eu o convidarei a conhecer algumas das muitas ordens, congregações e instituições católicas que vivem e propagam os Mandamentos de Jesus Cristo na prática, enquanto outras pessoas apenas lêem a Bíblia, sem nada entender, e frequentam falsas "igrejas", onde sofrem lavagem cerebral para depois saírem vomitando calúnias absurdas contra a verdadeira Igreja.

      Se você estiver interessado num debate aberto e honesto, eu o desafio e me apontar UMA, pelo menos UMA "coisa" que a Igreja "inventou" e que os Apóstolos nunca pregaram.

      Rezo por sua vida e pelas vidas de todos os que se encontram perdidos no mesmo erro que o seu.

      Henrique Sebastião

      Excluir
    5. A assunçao de Maria por exemplo.

      Excluir
    6. Ok. Escolheu um assunto bastante complexo e extenso. Comprometemo-nos a publicar um post sobre o assunto o mais breve possível.

      Excluir
    7. O mais difícil não é lutar contra a ignorância de um indivíduo, mas tentar elucidar aquele que desconhece sua própria ignorância. Parabéns pelo lindo trabalho desenvolvido. Estava buscando matéria sobre a Arquitetura Gótica e entrei na vossa página. Não sou um homem devoto, mas amo os arguentes. Estou salvando esta páginas nos meus favoritos como referência.

      Excluir
    8. Ao leitor anônimo:

      Como dissemos, a questão do dogma da Assunção de Maria é um tema válido e bastante interessante para explorarmos neste blog. Estamos preparando um post especialmente dedicado ao assunto, mas, como sua publicação ainda pode demorar alguns dias ou semanas, devido aos nossos compromissos, adianto, abaixo, a explicação mais fundamental para a sua pergunta.

      Por que os Apóstolos não mencionam a assunção de Maria, explicitamente, na Bíblia Sagrada?

      Simples: porque os eventos descritos nos textos da Bíblia não avançam até o tempo deste acontecimento específico: os Apóstolos escreviam o Novo Testamento nos tempos em que Maria ainda vivia entre eles, e descrevem fatos ocorridos neste mesmo período.

      Mas a questão mais importante a ser compreendida, neste caso, é a seguinte: se, por um lado, o dogma da Assunção de Maria não é defendido diretamente pelos doze primeiros Apóstolos, nos textos da Bíblia, por outro ele foi promulgado pelos sucessores destes mesmos Apóstolos, aos quais foi dada a devida autoridade sobre a Igreja.

      No fim, caro leitor anônimo, toda discussão e debate com protestantes/"evangélicos" termina sempre na mesma questão: compreender que a regra de fé e prática para o cristão não é a Escritura, isoladamente, e sim a condução conforme o Magistério da Igreja, como a própria Escritura atesta: "A Igreja é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade." (1 Timóteo, 3,15)

      Deus o abençoe e lhe conceda sua Luz

      Excluir
  3. Os católicos fiéis são minoria no Brasil faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. Detalhe você disse: "Me mostre um uma coisa que os Apóstolos não pregou" eu lhe mostrei, não venha com a desculpa do Magistério da Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, repito mais uma vez que vamos abordar o assunto que você propôs. Sabemos que os Apóstolos não narram todos os fatos ocorridos na História da Igreja, nem mesmo os atos do próprio Senhor Jesus Cristo, como o Apóstolo João mesmo diz: "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem o mundo todo poderia conter os livros que se escreveriam!" (João 20,25)

      Então, vamos combinar uma coisa: se você não falar mais da falsa doutrina da sola scriptura, eu não falo mais do Magistério da Igreja, que Cristo mesmo instituiu neste mundo.

      Excluir
    2. Detalhe João quando diz: "Há, porém, ainda muitas outras coisas qu Jesus fez, se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem o mundo todo poderia conter os livros que se escreveriam!" o Apóstolo se reveria aos milagres que Jesus realizou no seu ministério aqui na terra. Jesus te guarde!

      Excluir
    3. O texto não diz isso, anônimo! O Apóstolo afirma, isto sim, que as coisas que Jesus fez não caberiam num livro. Aliás, isto é óbvio. Livro nenhum pode conter toda a doutrina, toda a grandeza de Jesus Cristo. Por isso mesmo o Senhor deu autoridade à sua Igreja e disse que permaneceria com ela até o fim do mundo.

      Então, quem falou para você que o Apóstolo se referia exclusivamente aos milagres de Cristo? Isso é uma insensatez! Deixe-me adivinhar: foi o seu "pastor"! Reconheça que isso é uma interpretação particular dele, e sem nenhum fundamento bíblico.

      Abraço fraterno

      Excluir
    4. Homem esqueça meu "pastor" eu leio a bíblia sozinho e tem coisas tão claras que não precisa de pastor,padre,teólogo é só está no espirito que o Senhor nos revela, imagina se eu tivesse com uma bíblia na lua eu tinha que ficar na dependência de homem pra me dizer isto ou aquilo, hoje o Espirito habita dentro de nós cristãos.Voltando ao texto, está escrito: Jesus fez... o que significa fez? na minha lógica são milagres,maravilhas,bondades,etc.
      Jesus te ama!

      Excluir
    5. "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus" (2Pedro 1,20-21).

      Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo,COLUNA e sustentáculo da verdade. (I Timóteo 3,15)

      “Recomendo-vos, irmãos, que tomeis cuidado com os que produzem divisões contra a doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles” (Rom. 16,17).

      “A Igreja que está em Babilônia (=Roma), escolhida por Deus como vós, saúda-vos” (1Ped. 5,13).

      Excluir
    6. E os primeiros cristãos diziam...

      Orígenes de Alexandria (253dc)
      "São muitos os que acreditam compreender a verdade de Cristo e alguns deles estão em oposição aos outros, mas está em vigor o ensinamento da Igreja transmitido pelos Apóstolos por ordem de sucessão e até hoje conservado nas Igrejas" (Dos Princípios 1,Pref.,2).

      Tertuliano de Cartago (220dc)
      "Se fores à Itália, tens Roma, de onde nos provém a autoridade. Feliz esta Igreja [de Roma], na qual os Apóstolos [Pedro e Paulo] derramaram a doutrina juntamente com seu sangue".

      Clemente de Alexandria ~150dC
      "Só há uma Igreja antiga e é a Igreja Católica. Das heresias, umas se chamam pelo nome dos homens que as fundaram: Valentino, Marcião, Basílides etc.; outras, pelo lugar de onde vieram, como os peráticos; outras, do povo, como a heresia dos frígios; outras, de alguma operação, como os encratistas; outras, de seus próprios ensinamentos, como os docetas, os hematistas" (Stromata 1,7,15).

      Excluir
    7. Eu sei que Jesus me ama, querido anônimo! É por isso que eu sou membro da única Igreja que Ele mesmo deixou neste mundo, a Igreja que é o Corpo de Cristo na Terra, a única Igreja que tem dois mil anos de história e vem diretamente dos Apóstolos, e não de uma cópia de igreja que segue a tradição de Lutero.

      Todo "evangélico" que eu conheço diz que não segue tradição de homens, que não segue "pastor"... Mas é exatamente isso que todos eles fazem! A sua interpretação da Bíblia é totalmente viciada na interpretação que os "pastores" fazem da Bíblia. Eu já fui "evangélico", fui "batizado" em "igreja evangélica", já acreditei em tudo isso que você está dizendo, achava que os católicos eram idólatras, hereges, que estavam perdidos, desviados, que só os "evangélicos" é que sabiam entender a Bíblia. Pior: achava que a Bíblia era a única fonte de autoridade para o cristão! Mas Deus se revelou em minha vida, inclusive com Sinais e Maravilhas, e eu não pude mais fechar os meus olhos. Finalmente eu encontrei a Verdade, e foi exatamente na Igreja Católica e Apostólica que eu encontrei o Senhor Jesus.

      Eu sei exatamente como você pensa. Sei que você tem boa intenção, que você participa na "igreja evangélica" de boa consciência, e eu não o julgo: você é exatamente o que eu fui há alguns anos. Se às vezes parece que estou sendo rígido nos meus comentários é porque gostaria de abrir sua cabeça e fazê-lo compreender o que eu compreendo agora. Talvez, se você quiser conversar por e-mail, fique mais fácil de trocarmos ideias e chegarmos a alguma conclusão nessa conversa toda: vozdaigreja@gmail.com

      Agora veja bem, quando você diz que está se baseando na "sua lógica", aí está o problema. Entenda que existem muitos e muitos milhares de denominações ditas “evangélicas” no mundo, e todas elas dizem que se baseiam exclusivamente na Bíblia, que seguem a orientação do Espírito Santo... E cada uma delas prega coisas completamente diferentes uma da outra, e até opostas!

      Umas dizem que sem o batismo ninguém se salva, outras dizem o contrário; umas praticam a "santa ceia", outras dizem que isso não importa, pois para estas Jesus não está no Pão Consagrado; umas admitem o divórcio, outras não; umas dizem que basta aceitar Jesus para ser salvo, outras dizem que sem as obras a fé não é verdadeira; umas proíbem o consumo de bebidas alcoólicas, outras dizem que não há problema nisso; umas proíbem à mulher usar calças compridas e cortar o cabelo, outras não. Tem "igreja evangélica por aí até defendendo o assassinato de inocentes que se chama aborto! E etc, etc, etc...

      A Bíblia diz claramente que a Igreja é o Corpo de Cristo no mundo, do qual Ele mesmo é a Cabeça! Veja: UM só corpo! UM corpo e não milhares de corpos, cada um caminhando numa direção!

      Cada um desses simulacros, esses falsos "corpos" de Cristo, as chamadas "igrejas evangélicas", caminha numa direção, e são milhares e milhares de "corpos" ou "denominações" diferentes! Portanto, não podem ser O Corpo de Nosso Senhor, que não pode se dividir contra si mesmo. Entende isto?

      Perdoe-me se fui demasiadamente duro em algumas de minhas respostas, mas é preciso defender a Verdade, e Deus me ajude a nunca deixar de fazê-lo!

      Abraço fraterno

      Henrique Sebastião

      Excluir
  5. "É sempre doloroso chegar ao conhecimento, porque romper com a inércia da ignorância requer sacrifícios."(Platão)

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, observe como você escreve e como Henrique Sebastião escreve, como interpreta, a todo tempo você quer ser lógico, mas sem fundamentos, sua ignorancia só aumenta conforme ve que esta errado, apenas não admite isso. Um verdadeiro Cristão faz igual ao nosso amigo Henrique Sebastião, ensina! Paciência! clareza! ao contrario de metódos neorolinguisticos que alguns pastores usam, ensinando sobre sua própria conclusão e ao mesmo tempo impondo-as aos que o seguem.

    Leia novamente este post complemeto e verá claramente isso, ainda que você não queira aceitar, isso sim é bem lógico..

    Abraços!

    OBS; gostei muito do site, Parabéns!

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir