Pesquisa aponta a queda de católicos; Igreja perde fíéis...


um assunto que eu gostaria especialmente de comentar hoje. Nos últimos dias, em diversos jornais televisivos e impressos, revistas, páginas e redes sociais da internet, está sendo amplamente divulgada a pesquisa do IBGE que aponta que a Igreja Católica teve uma queda recorde no seu número de fiéis, e que o número de “evangélicos” e pessoas sem religião aumentou... Atrelada a esta mesma pesquisa, em algumas fontes, ainda encontramos a divulgação das previsões de um certo demógrafo, dizendo que os católicos deixarão de ser maioria no país até 2030.

Antes de tudo, lembramos a todos que o Papa Bento XVI já tratou deste assunto, há alguns anos, e nós já publicamos um artigo comentando a respeito, que pode ser lido aqui.

Dito isto, só gostaria de reiterar que, como católico, nos últimos anos tenho visto as igrejas mais cheias do que nunca, com novos seminaristas e jovens padres chegando, com fé renovada e grande interesse em resgatar o respeito à Tradição e à sagrada Liturgia. Vejo também os verdadeiros fiéis católicos demonstrando uma fé cada vez mais vibrante e concreta, em palavras e gestos. Participo de pastorais que auxiliam homens e mulheres em situação de rua e crianças abandonadas, e nunca vi tantos católicos voluntários como nos últimos tempos. As Missas de domingo, em todas as paróquias que conheço, - e não são poucas, - estão cada vez mais concorridas.

Constatar tudo isso só me leva a uma de duas conclusões: ou esses números são imprecisos ou essas pessoas que deixaram de se declarar como católicas, nos últimos anos, são aqueles famosos "católicos do IBGE", isto é, pessoas que nunca praticaram a fé e agora estão, apenas, deixando de se declarar como “católicas”. O fato é que estão indo embora sem nunca terem chegado. Muito simples.

Consequentemente, os que agora estão ficando na Igreja são os católicos de verdade, aqueles que praticam a sua fé, aqueles que não se deixam levar por calúnias, que sabem diferenciar a igreja enquanto instituição gerida por homens, e as falhas dos homens que administram paróquias e comunidades, da Igreja enquanto Corpo Místico de Cristo, Igreja coluna e fundamento da Verdade (1Tim 3,14-15), Igreja que nos irmana com os santos no Céu.

Resumindo: para nós, católicos de fé, não importa a quantidade de fiéis, e sim a qualidade destes fiéis. O cristianismo começou com um pequeníssimo grupo, de apenas doze homens convictos, e hoje é a maior religião do planeta. Nosso Senhor Jesus Cristo advertiu, nos Evangelhos, que neste mundo teríamos dificuldades, e que nos últimos tempos a situação se complicaria. Católicos, combatam o bom combate, terminem a corrida, guardem a fé, como nos exortou o Apóstolo Paulo (2Tm 4,1-7)! O mais importante não é sermos muitos, nem sermos a maioria, e sim sermos realmente fiéis. Instruam-se, preparem-se para responder aos ataques e calúnias que por certo sofreremos, cada vez mais, daqui para a frente.

"Estai sempre prontos a responder, para a vossa defesa, a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança" (I Pedro 3,15). Se fizermos, cada um de nós, a nossa parte, com o nosso testemunho conquistaremos o respeito de todos, tanto pela palavra quanto pelo exemplo. E lembrem-se sempre que estamos unidos, aqui na Terra, aos santos do Céu, aqueles que já fizeram a sua parte e vivem a Bem-aventurança eterna na Casa do Pai, à Santíssima Virgem Maria, a São Miguel, com todos os exércitos de anjos e, principalmente, ao próprio Autor da Vida, Jesus Cristo. À luta! Deus nos guarde!

Henrique Sebastião

7 comentários:

  1. O que eu tenho tido a impressão é que durante muito tempo a igreja católica foi a maioria esmagadora de poucos praticantes e muitos, muitos apenas nominais e tinha uma certa acomodação dos católicos, enquanto isso os protestantes eram poucos e até perseguidos era até vergonha andar com a bíblia debaixo do braço, mas os crentes sempre pregando de porta em porta, nas praças,cemitérios etc, e os católicos acomodados pois eram a maioria folgada, mas derepente as coisas mudam, merito dos evangélicos ou incopetência dos católicos? Acho que só não diminuiu mais por causa dos carismáticos que de certa forma copiando os pentecostais,cantando os louvores dos crentes,batendo palmas e os dons, lendo mais a bíblia isso segurou os católicos carismáticos, pois eles no fundo admiravam os protestantes que tem uma vida menos mundana e mais na igreja buscando a Deus, claro que os crentes não são mais como antigamente até porque são muitos católicos que se converteram e trouxeram os seus costumes e introduziram no meio evangélico e foi contaminando e hoje tá no que tá, mais eu acho que os evangélicos ajudaram a muitos católicos se converterem ao Senhor e tendo mais compromisso com Deus mesmo dentro do catolicismo e são uma benção, ou seja os crentes despertaram muitos católicos.

    É essa a minha impressão, me desculpe se falei alguma coisa que vocês não gostaram, mas é essa a minha visão, falo com todo respeito.

    ResponderExcluir
  2. Incompetência do clero, que insiste em não ensinar as pessoas a lidarem com o sofrimento, o catecismo, a oração profunda e meditativa; não ministra sacramentos nem se disponibiliza para atender aos fiéis; não combate os erros dos nossos tempos mas se alia a eles e promove heresias; promove o ecumenismo ao invés da apologia católica e as missões catequéticas.

    Competência dos crentes e de outros picaretas, que são mestres da mentira e da enganação marqueteira e doutrinária.

    O povo sofre com a ignorância e a falta de piedade na Igreja e procura qualquer garagem para receber assistência espiritual.

    Realmente, o número de crentes está aumentando. Antes, os crentes eram exceção; hoje, são a regra. E a hostilidade contra o católico sobe na mesma proporção.

    Católico, hoje, é RCC (seria esse o "fervor" que o autor percebe?)- aquela corrente protestante pentecostal infiltrada na Igreja; é comunista da TL e simpatizante dos PTs, PCs ou PSs; ou então indiferente ("bate o ponto" no domingo e continua o mesmo fariseu de sempre).

    Ou então se desilude com tudo isso e vira tradicionalista (corrente mais seguramente católica e mais sadia - o catolicismo de nossos antepassados). Foi minha opção.

    Realmente, o número de seminaristas e padres aumentou. Mas viram a péssima qualidade dos imitadores dos padres da Canção Nova ou do clero socialista? Superficialidade, falta de devoção, ativismo vazio, falta de cultura... Estamos perdidos!

    E o que a CNBB tem a dizer sobre este povo, quase 100% católico em tempos idos? NADA! Devem estar comemorando a vitória do ecumenismo, condenado pelo Papa Pio XI mas defendido pelo Concílio Vaticano II!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fim deve estar chegando. Mesmo dentro da Igreja, não sabemos mais quem é amigo e quem é inimigo. Os fiéis chegarão a um por cento do total, agora?

      Excluir
  3. "Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a Sã Doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si." (I Tim.4)

    ResponderExcluir
  4. O PRÓPRIO JESUS DISSE FELIZES SOIS VÓS QUANDO FOREM PERSEGUIDOS E CALUNIADOS POR CAUSA DO MEU NOME,OS PROTESTANTES NÃO FAZEM OUTRA COISA A NÃO SER ATIRAR PEDRA NA IGREJA CATÓLICA QUE O PRÓPRIO CRISTO DEIXOU.OS PROTESTANTES DEVERIAM COMPREENDER MELHOR AS SAGRADAS ESCRITURAS E PARAREM DE BLASFEMAR CONTRA A ÚNICA E VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO,QUE ELES MESMO NO FUNDO DO SEU CORAÇÃO SABEM DESSA VERDADE.UM ABRAÇO A TODOS MEUS IRMÃO DE FÉ CATOLICA E A VC QUE ESTÁ AFASTADO DA SANTA IGREJA NÃO TENHA VERGONHA DE RETORNAR POIS O PAI TE ESPERA DE PORTAS ABERTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Auricélio, aquele abraço. parabéns pelo texto.
      Nossos irmãos de outras denominações pensam ser donos da verdae e donos únicos de Jesus Cristo.
      Salvação está disponível para eles. Que pretenção!
      Deus é único e enviou seu filho para a salvação da humanidade. Será que não compreendem isso?

      Excluir
  5. E vdd a igreja em q frequento tem mta gente tem gente q fica do lado de fora. Agora infeliz o comentário de cima dizendo q os católicos carismáticos q copiam os pentencostais hahahaahahahahah. Quando a igreja Católica surgiu a evangélica nem sonhava em surgir. Quando surgiu se baseou uns 90% na Católica.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir