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Durante todo o nosso estudo do Livro do Apocalipse, sugerimos que o leitor empreenda constantes revisões do que está sendo visto: o que mais chamou a sua atenção, até aqui? O que o Senhor Jesus Cristo diz para nós, hoje, agora, através deste texto sagrado?
Introdução geral aos Capítulos 4 e 5
Estes dois capítulos, além de serem marcados por visões, são também uma verdadeira aula de Liturgia. Descreve a festa dos santos, na qual celebram com alegria, adoração e louvor a sua fé e a sua salvação. Vemos a perfeita visão celeste da Santa Missa.
Os capítulos 4 e 5 formam uma grande unidade. A razão dessa unidade pode ser notada
comprovada na repetição das palavras "Trono", "24 Anciãos", "4 seres vivos", "Livro", "Cordeiro". O capitulo 4 é também marcado pela Presença dAquele que está assentado. Pegue sua Bíblia agora e leia atentamente o texto.
Aprofundamento do texto
O elemento central na visão do capitulo 4 é o Trono erguido no Céu, ao qual João tem acesso pela Porta. A primeira coisa que João vê é um Trono e Alguém assentado nele. Em seguida, João faz a descrição desse Alguém (Cf. 4, 2-3). Vejamos o significado de alguns destes elementos:
a) Trono: símbolo de poder. Na terra, no mundo organizado e dominado pelo Império Romano, dominava o trono do imperador. A grande esperança é saber que no Céu domina o Poder de Deus.
b) “Pedra de Jaspe e Cornalina”: são pedras preciosas e muitíssimo valorizadas na época da composição do texto. A menção a estas jóias proclama que Deus é infinitamente Precioso e Raro, e que sua Realeza supera a nossa condição humana e mortal. Todavia, mesmo inatingível, Deus é para nós fascinante.
c) “Arco-íris”: simboliza a Aliança de Deus com a humanidade (Cf. Gn 9, 12-17). Deus é Senhor da História; porém, não governa o mundo sozinho, por isso, ao redor do Trono há 24 tronos, e neles estão sentados 24 Anciãos, vestidos de branco e com uma coroa de ouro na cabeça (Cf. 4, 4).
d) Anciãos: simbolizam a humanidade libertada, o povo de Deus. O número 24 representa o povo santo em plenitude: uma interpretação muito aceita é a de que represente a união do Antigo e do Novo Testamento, do povo das 12 tribos de Israel e dos seguidores dos 12 Apóstolos (a Igreja).
e)Vestidos de branco: veste de todos os que aderiram ao Evangelho e à Salvação de Deus e testemunharam Cristo com o seu sangue (os santos e santos mártires);
f) “Coroa de ouro”: o Prêmio dos vencedores; a recompensa daqueles que foram fiéis até o fim. Deus governa a História continuamente, e tudo lhe está sujeito. Isto percebe-se no simbolismo dos relâmpagos, vozes e trovões (Cf. 4, 5). Diante dEle há um mar de vidro, ou seja, os oceanos estão como que congelados, sob o seu Domínio: todos os elementos lhe obedecem.
Surgem os seres vivos. Estes simbolizam o Cosmo. São 4 pontos cardeais ou 4 extremos da terra. Através deles, João ressalta as qualidades positivas do Cosmo: seu poder (leão), sua força (touro), sua sabedoria (águia) e sua majestade (rosto humano). Suas asas são símbolos de liberdade e fluidez.
Tanto os 4 seres vivos como os 24 anciões proclamam a Glória e a Majestade de Deus
e o adoram, numa grande Liturgia Celeste (Cf. 4, 8-11). É um convite para que a Igreja faça o mesmo.
Leia a continuação deste estudo
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Bibliografia
1- RICHARD, Pablo. Apocalipse - Reconstrução da Esperança, 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
2- BORTOLINI, Pe. José. Como ler o Apocalipse, Resistir e Denunciar. São Paulo: Paulus, 2008.
3- GALVÃO, Antônio Mesquita. Apocalipse ao Alcance de Todos. São Paulo: O Recado, 2009.
5- CORSINI, Eugênio. O Apocalipse de São João - Grande Comentário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1992.
6- MESTERS, Carlos. Esperança de um Povo que Luta - O Apocalipse de São João, uma Chave de Leitura. São Paulo: Paulus, 1991.
Referência bibliográfica:
Edição Brasileira da Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1991.
The New American Bible. Nashville: Catholic Bible Press, 1987.
CARRILLO, S. El Apocalipsis. C. México: Instituto de Pastoral Bíblica, , 1998.
NUTTING, M. And God Say What?. New York: Paulist Press, 1986.
YATES, K. Nociones Esenciales del Hebreo Biblico. New York: Harper & Row Publishers, 1984.
Outras fontes:
RIVERO, Pe. Jordi. Apostolado Veritatis Splendor: A prostituta do Apocalipse, a Grande Babilônia. Disponível em http://www.veritatis.com.br/apologetica/105-igreja-papado/603-a-prostituta-do-apocalipse-a-grande-babilonia desde 11/12/2006; tradução: Carlos Martins Nabeto.
* Este artigo contém trechos baseados em texto do Padre Ademir Nunes Faria.
Durante todo o nosso estudo do Livro do Apocalipse, sugerimos que o leitor empreenda constantes revisões do que está sendo visto: o que mais chamou a sua atenção, até aqui? O que o Senhor Jesus Cristo diz para nós, hoje, agora, através deste texto sagrado?
Introdução geral aos Capítulos 4 e 5
Estes dois capítulos, além de serem marcados por visões, são também uma verdadeira aula de Liturgia. Descreve a festa dos santos, na qual celebram com alegria, adoração e louvor a sua fé e a sua salvação. Vemos a perfeita visão celeste da Santa Missa.
Os capítulos 4 e 5 formam uma grande unidade. A razão dessa unidade pode ser notada
comprovada na repetição das palavras "Trono", "24 Anciãos", "4 seres vivos", "Livro", "Cordeiro". O capitulo 4 é também marcado pela Presença dAquele que está assentado. Pegue sua Bíblia agora e leia atentamente o texto.
Aprofundamento do texto
O elemento central na visão do capitulo 4 é o Trono erguido no Céu, ao qual João tem acesso pela Porta. A primeira coisa que João vê é um Trono e Alguém assentado nele. Em seguida, João faz a descrição desse Alguém (Cf. 4, 2-3). Vejamos o significado de alguns destes elementos:
a) Trono: símbolo de poder. Na terra, no mundo organizado e dominado pelo Império Romano, dominava o trono do imperador. A grande esperança é saber que no Céu domina o Poder de Deus.
b) “Pedra de Jaspe e Cornalina”: são pedras preciosas e muitíssimo valorizadas na época da composição do texto. A menção a estas jóias proclama que Deus é infinitamente Precioso e Raro, e que sua Realeza supera a nossa condição humana e mortal. Todavia, mesmo inatingível, Deus é para nós fascinante.
c) “Arco-íris”: simboliza a Aliança de Deus com a humanidade (Cf. Gn 9, 12-17). Deus é Senhor da História; porém, não governa o mundo sozinho, por isso, ao redor do Trono há 24 tronos, e neles estão sentados 24 Anciãos, vestidos de branco e com uma coroa de ouro na cabeça (Cf. 4, 4).
d) Anciãos: simbolizam a humanidade libertada, o povo de Deus. O número 24 representa o povo santo em plenitude: uma interpretação muito aceita é a de que represente a união do Antigo e do Novo Testamento, do povo das 12 tribos de Israel e dos seguidores dos 12 Apóstolos (a Igreja).
e)Vestidos de branco: veste de todos os que aderiram ao Evangelho e à Salvação de Deus e testemunharam Cristo com o seu sangue (os santos e santos mártires);
f) “Coroa de ouro”: o Prêmio dos vencedores; a recompensa daqueles que foram fiéis até o fim. Deus governa a História continuamente, e tudo lhe está sujeito. Isto percebe-se no simbolismo dos relâmpagos, vozes e trovões (Cf. 4, 5). Diante dEle há um mar de vidro, ou seja, os oceanos estão como que congelados, sob o seu Domínio: todos os elementos lhe obedecem.
Surgem os seres vivos. Estes simbolizam o Cosmo. São 4 pontos cardeais ou 4 extremos da terra. Através deles, João ressalta as qualidades positivas do Cosmo: seu poder (leão), sua força (touro), sua sabedoria (águia) e sua majestade (rosto humano). Suas asas são símbolos de liberdade e fluidez.
Tanto os 4 seres vivos como os 24 anciões proclamam a Glória e a Majestade de Deus
e o adoram, numa grande Liturgia Celeste (Cf. 4, 8-11). É um convite para que a Igreja faça o mesmo.
Leia a continuação deste estudo
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Bibliografia
1- RICHARD, Pablo. Apocalipse - Reconstrução da Esperança, 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
2- BORTOLINI, Pe. José. Como ler o Apocalipse, Resistir e Denunciar. São Paulo: Paulus, 2008.
3- GALVÃO, Antônio Mesquita. Apocalipse ao Alcance de Todos. São Paulo: O Recado, 2009.
5- CORSINI, Eugênio. O Apocalipse de São João - Grande Comentário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1992.
6- MESTERS, Carlos. Esperança de um Povo que Luta - O Apocalipse de São João, uma Chave de Leitura. São Paulo: Paulus, 1991.
Referência bibliográfica:
Edição Brasileira da Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulinas, 1991.
The New American Bible. Nashville: Catholic Bible Press, 1987.
CARRILLO, S. El Apocalipsis. C. México: Instituto de Pastoral Bíblica, , 1998.
NUTTING, M. And God Say What?. New York: Paulist Press, 1986.
YATES, K. Nociones Esenciales del Hebreo Biblico. New York: Harper & Row Publishers, 1984.
Outras fontes:
RIVERO, Pe. Jordi. Apostolado Veritatis Splendor: A prostituta do Apocalipse, a Grande Babilônia. Disponível em http://www.veritatis.com.br/apologetica/105-igreja-papado/603-a-prostituta-do-apocalipse-a-grande-babilonia desde 11/12/2006; tradução: Carlos Martins Nabeto.
* Este artigo contém trechos baseados em texto do Padre Ademir Nunes Faria.
Henrique, por gentileza!
ResponderExcluirVocê sabe de algum livro que fala sobre o sentido dos evangelhos ou dinâmicas sobre o assunto ?
Será que poderia me ajudar? Pois, tenho que preparar um encontro no domingo agora para o Crisma.
Grato se puder!
Salve Maria Santíssima!
Deus Abençoe!
Gabriel!
Olá, Gabriel, a Paz!
ExcluirNos últimos dois dias não eu pude atualizar o blog. A essa altura, imagino que você já tenha se organizado para o encontro, afinal, agora já é tarde de sexta-feira.
Não saberia bem o que lhe recomendar, pois não sei qual o direcionamento que você pretende tomar. Indicaria uma pesquisa em nossa lista de páginas referência para pesquisa, no endereço abaixo:
http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2001/09/lista-de-websites-referencia-para_13.html
Sinto não poder ajudar mais. Um abraço fraterno, e Salve Maria!
Henrique Sebastião