Dia dos Finados ou Fiéis Defuntos


Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem!

Nós, católicos, associamos o mês de novembro às almas do Purgatório. O dia 2 é para todos nós um momento de sentir saudades. Para os que creem, é um dia especial de esperança na vida eterna.

A Igreja ensina que vivos e defuntos são ligados em três diferentes níveis de vida: Igreja militante, padecente e triunfante.

Você e eu, aqui na Terra, fazemos parte da Igreja militante.

A Igreja padecente, de que nos lembramos especialmente no dia 2 de novembro, são as almas do purgatório. O "purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora certos de sua salvação eterna, tem ainda necessidade de purificação para entrar na bem-aventurança celeste" (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, nº 210).

Podemos ajudar as almas do purgatório com orações, Missas e boas obras, alcançando, assim, indulgências para elas. Indulgências é "a remissão diante de Deus da pena temporal merecida pelos pecados" Compêndio do Catecismo, nº 312).

A Igreja oferece indulgências pelos infinitos méritos de Jesus Cristo.

A Igreja triunfante é o Céu. Os Santos vêem Deus face a face. É o estado das pessoas totalmente felizes no Amor, com nenhum sinal de ódio, inveja, orgulho, egoísmo,mentira, etc. Só Deus é Santo em sentido pleno. Assim, a Bíblia diz: "Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade" (1Ts 4,7).

Nós Igreja Militante, padecente e triunfante, estamos todos ligados. Pedimos a intercessão dos Santos e rezamos pelas almas do purgatório. Eles, por sua vez, intercedem por nós.

Baseado em texto de Padre Otmar Jacob Schwengber, SJ
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir