Chico Xavier, o espiritismo, Jesus Cristo e o catolicismo

Um leitor deste blog, auto-identificado como Jonas Souza, enviou-nos a seguinte mensagem, no post "Biografia de Allan Kardec e as origens do espiritismo":

"Sou Católico, e tenho uma profunda admiração pelo Chico Xavier, pela pessoa humana que dedicou a vida em prol do próximo. O que está escarço na sociedade em que vivemos, não importa a religião, qual seja a doutrina ou credo, o amor ao próximo têm que existir acima de tudo, e ainda mais o respeito. Não somos seres capazes de entender o Criador, somos meras criaturas e assim como tudo criado, somos imperfeitos, dizer o que é certo ou errado não cabe a nos, quada qual têm seu modo de viver e como viver, em que acreditamos fica a cargo de cada consciência; vivemos em uma sociedade e não isolados em mundos particulares, respeitar a opinião do próximo se faz necessário para que possamos viver em harmonia."




Prezado Jonas,
seja bem-vindo a este humilde espaço virtual de evangelização e defesa da Fé,

Agradecemos pela mensagem e confiança depositada em nosso apostolado. Infelizmente, porém, precisamos dizer que você demonstrou ser mais um daqueles famosos "católicos do IBGE", isto é, alguém que se declara católico mas evidentemente não conhece e nem pratica o cristianismo. Gostaríamos, antes de qualquer coisa, de lhe fazer duas simples perguntas:

Pergunta 1: Como é que um católico poderia "admirar" alguém que dedicou toda a sua vida a renegar  e deturpar tudo aquilo que o catolicismo tem de mais essencial e de mais sagrado? Caso não saiba, o espiritismo nega Jesus Cristo como Salvador, e torna nulo o sacrifício da Cruz. Este é só um exemplo, mas nós poderíamos citar inúmeros outros: o espiritismo contraria absolutamente tudo o que o próprio Jesus Cristo pregou e pelo que deu sua vida em Sacrifício, como o Perdão Incondicional de Deus (sem depender de 'reencarnações'), a Eucaristia e todos os Sacramentos, as Sagradas Escrituras, a condição especialíssima da Virgem Maria, o valor da Santa Missa, a própria instituição da Igreja, etc, etc...

Pergunta 2: Baseado em que, exatamente, você afirma que Chico Xavier “dedicou a vida em prol do próximo”?

Por favor, esclareça-nos que tão grande auxílio ao próximo esse homem prestou, na sua opinião. Anunciar às pessoas desesperadas, aos enfermos e necessitados que eles não precisam da salvação de Jesus Cristo, pois todos "reencarnarão" em novos corpos, para uma outra vida, com novas possibilidades de ter felicidade? Ensinar que as doenças e tragédias desta vida só ocorrem devido aos males praticados em outras vidas? Apresentar-lhes uma esperança de auxílio espiritual totalmente falsa e supostamente mediada por "espíritos de mortos desencarnados", dos quais ninguém tem como confirmar a origem e a idoneidade?

Ora, meu prezado Jonas, se você fosse minimamente cristão saberia que Deus desaprova radicalmente as tentativas humanas de comunicação com os mortos (leia, por exemplo: Lv 19, 31 / Lv 20, 6 / Lv 20, 27 / Dt 18, 10-11 / Is 8, 19 / 1 Sm 28, 3.7.8). Saberia também que a fé de todo cristão é que "aos homens está destinado morrer UMA VEZ, vindo depois disso o Juízo" (cf. Hb 9,27).

E se você de fato conhecesse o verdadeiro Chico Xavier, - além do mito criado em torno dele, - saberia que já foi provado há tempos que suas obras ditas "psicografadas" continham plágios de obras de autores diversos, e que o tal “Publio Lentulus”, que teria sido um senador romano dos tempos de Cristo e seria o "espírito guia" de Chico Xavier (Emannuel), jamais existiu historicamente. Estudos demonstram que os nomes das personagens do livro dito "psicografado" "Há Dois Mil Anos", por exemplo, não seguem as regras de construção dos nomes romanos, o que impossibilita a sua veracidade histórica. Até mesmo o site espírita(!) “Obras Psicografadas” reconhece este fato (veja aqui e aqui). Sendo assim, quanto a essa questão, somos forçados, pela simples realidade dos fatos, a escolher entre duas possibilidades:

Primeira, Chico Xavier mentia; era pura e simplesmente um charlatão. Ainda que não tenha usado de seus alegados "poderes" para enriquecer, pois sabemos que ele viveu uma vida humilde, sem dúvida usou-os para conquistar atenção e afeto, ser idolatrado e tornar-se um "deus" para milhares de pessoas. Ora, este homem foi verdadeiramente idolatrado a maior parte de sua vida, e continua sendo até hoje. Em 2012, um programa de TV elegeu-o o maior brasileiro de todos os tempos! É preciso entender que a motivação de um charlatão não é sempre somente o dinheiro. Chico Xavier conquistou poder sobre a vida de muita gente, e sem dúvida ele se sentia bem por ser visto como um santo, um exemplo, um benfeitor, um agente de bondade enviado a este mundo...

A segunda possibilidade que precisamos considerar é um tanto mais delicada: teríamos que aceitar que Chico Xavier realmente ouvia vozes e se comunicava de diversas maneiras com "entidades" espirituais. Nesse caso, o problema fica ainda mais grave, pois teríamos que duvidar diretamente dos  "espíritos" que o estariam guiando. Se o "espírito" que foi o mentor de Chico Xavier durante toda a sua vida mentia a respeito da sua própria identidade (pois, como vimos, Publio Lentulus é uma farsa), então quem seria ele? Além da identidade falsa, este alegado "espírito de luz" teria então assoprado absurdos e calúnias terríveis aos ouvidos de Chico Xavier, segundo alegação do próprio, que as publicou (saiba mais sobre estes fatos lendo este estudo). A questão é tão grave que até mesmo os espíritas mais empenhados em pesquisar a questão chegaram à conclusão de que o tal "Emmanuel" seria na realidade um espírito obscuro (o que o espiritismo chama de 'obsessor'), que inventou o personagem fictício Publio Lentulus para tentar convencer que "conheceu Jesus", mas com a real intenção de deturpar a doutrina espírita(sic), difundindo mentiras (saiba mais neste site espírita, aquiaqui)...

Nem precisamos mencionar que, em qualquer dos casos, - tenha sido Chico Xavier uma fraude ou simplesmente enganado por algum demônio, - é no mínimo uma temeridade, para não dizer suicídio espiritual, confiar no que ele pregou. Assim sendo, insistimos: que tão grande bem esse homem realizou, que benefícios reais ele trouxe para a humanidade, a não ser consolar falsamente viúvas e pais e mães desesperados pela perda dos filhos, com enganações e falsidades?

O restante da sua mensagem, Jonas, é apenas a confirmação da mesma realidade que constatamos logo na sua primeira afirmação: que você não é nem nunca foi católico, e que não tem a menor noção do que significa ser católico. Você diz que “a religião não importa”, que mais importante é o “respeito ao próximo”... Diz tudo, menos a verdade mais óbvia: a mensagem do espiritismo e a mensagem de Jesus Cristo são completamente, absolutamente incompatíveis. Por isso, nenhum cristão pode se declarar "admirador" de alguém que dedicou toda a sua vida a propagar a falsa doutrina do espiritismo.

Finalizando, se você procura alguém para admirar, por ter dedicado a vida pelo bem do próximo, posso lhe apresentar Santo Padre Pio de Pietrelcina, São Luiz Orione, São Maximiliano Maria Kolbe, São Vicente de Paulo, São João Bosco, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce dos Pobres, Cardeal Van Thuan, etc, etc, etc...

Todos esses e muitíssimos outros realmente dedicaram suas vidas pelo bem dos pobres e sofredores, muitos chegando a sacrificar, literalmente, suas vidas, e nenhum deles renegou nem deturpou a verdadeira doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, como fez o Chico Xavier.

A Igreja tem milhares de exemplos maravilhosos de vidas dedicadas ao bem do próximo. E se você quiser conhecer um exemplo de santo vivo, procure o Padre Gianpietro Carraro, sacerdote italiano radicado no Brasil, ou a Irmã Cacilda da Silva Leste, fundadores da Missão Belém. Se você estiver em São Paulo, convido-o a conhecer os trabalhos realizados no “Arsenal da Esperança”, uma casa católica de acolhida para pessoas em situação de rua que presta serviços absolutamente exemplares em diversos países (veja aqui o blog). Uma visita a um lugar desses sem dúvida poderá lhe abrir a mente. Procure conhecer também os trabalhos da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor, do Povo de Rua, do Idoso, etc... Se para você o que pesa são as obras de caridade, compreenda que também nesse campo nenhuma religião ou instituição do mundo faz tanto quanto a Igreja Católica (veja dados oficiais aqui).

Pediria ainda que você lesse, por gentileza, os seguintes estudos já publicados neste blog:




Com os meus melhores votos de realizações e encontro com Deus para a sua vida, deixo um abraço fraterno, e que a Luz de Cristo brilhe sobre a sua vida!

Henrique Sebastião
-

12 comentários:

  1. Amigos e irmãos, não deixem de ler o post que fala sobre //A teoria da reencarnação e suas implicações// - http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2002/01/teoria-da-reencarnacao-e-suas.html


    É o estudo mais completo que eu já li sobre a reencarnação. Esse tira todas as dúvidas ! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto abaixo tira todas as dúvidas sobre reencarnação:

      http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2002/01/teoria-da-reencarnacao-e-suas.html

      Obrigado

      Excluir
  2. O sr Jonas a meu ver, como modesto católico esforçando-me por ser assumido, seria dos tais que o diabo + aprecia: comporta-se como relativista e diz: quem somos nós para julgarmos as pessoas e semelhantes, né?
    É o conhecido "em cima do muro", embora não exista tal posição, pois está do lado de lá.
    Nesse sentido de julgarmos as pessoas, tem razão, mas não seus procedimentos; e o confessor a seu penitente, deixaria a criterio dele achar ou não que teria sido pecado? E a Igreja pelos sacerdotes diriam acaso: se v acha que não é pecado, não haverá pecado, sem problemas, estar bem com a propria consciencia é o que importa.
    De imediato teria extirpado a enumeração de possiveis pecados bíblicos ou os ter relativizado.
    Repassaria: assim está escrito, irmãos e irmãs, porém dependerá de cada consciencia considerá-lo pecado ou não!...
    Que ótimo, hem...
    Devemos saber distinguir: pessoa, só Deus julgará se foi realmente tal e tal; comportamento, o qual é seu caso: comporta-se como católico de fachada, de estatística, espírita que se julgue católico, se ainda se achar da Igreja e similares.
    O grande mal que aflige o mundo atual: o relativismo proposto pelo espiritismo, similares ocultistas como a maçonaria e seu deus G.A.D.U., ideologias comunistas, como do PT, seitas protestantes das mais variadas matizes, todas a enumeradas atendendo à diversidade característica da atualidade novidadeira.
    Porém, que desatendem a doutrina de Cristo, a legítima professada pela Igreja católica que não contempla os homens de hoje, sequiosos de novidades e religiões descartáveis, trocadas de acordo com interesses de momento.
    Como disse meu suposto evangélico colega de trabalho que esteve em varias seitas: finalmente achei e frequento uma "igreja boa"...
    Taí o Jonas II...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu prezado Renan, no que disse o seu colega "evangélico" vemos claramente o cúmulo do absurdo da ideologia destes nossos pobres irmãos desviados: como existiriam muitas "igrejas" (no entendimento deles), logo existiriam "igrejas boas" e "igrejas ruins"...

      Ora, se fosse Igreja de Cristo, não haveria como uma ser boa e a outra ruim: todas deveriam ser igualmente santas. A que ponto chega a insanidade da heresia protestante!..

      Pax Domini

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  3. Só queria dá uma informação, Em Campina Grande - PB não tem carnaval e durante esse período tem vários encontros religiosos: CATÓLICOS,PROTESTANTES,ESPIRITAS,JUDEUS, E OUTRO COM DIVERSAS RELIGIÕES TEM PRA TODO GOSTO. Alguns são transmitidos pela internet

    ResponderExcluir
  4. Só não entendo uma coisa: Dos Espíritas para os católicos e membros de outras religiões cristãs há um grande respeito, no entendimento de que todos são cristãos enxergam os ensinamentos de Jesus sob diferentes ângulos. Nisso, um padre entrevistado pelo globo repórter exibido recentemente, sexta - 29/03, está de acordo. Então não entendo o afã de alas respeitáveis da Igreja em combater as idéias espíritas, taxando-as de hereges e muitas vezes execrando bispos ou padres com a cabeça "mais aberta" por serem mais condescendentes. Será que estamos ainda na Idade Média? Por que tanto radicalismo? O fato é que independentemente da insatisfação dos "Verdadeiros Católicos" as idéias espíritas avançam porque consolam e esclarecem racionalmente os porquês da vida, de forma simples e objetiva! Percebo que à par de qualquer movimento contra, ou à revelia de qualquer dirigente dessa ou daquela religião, ele - o espiritismo - penetra no coração das massas, sem exigir que o indivíduo renegue sua religião, mas dando mais ferramentas para o fortalecimento de sua própria Fé individual. Prevejo que é justamente aí que, por um movimento bem popular, é que as religiões no futuro se reformarão, caminhando para um ecumenismo, sob pena de ruírem! Muitos alegarão que o Espiritismo seria intrumento de Satanás para destruir a Única e Vedadeira Igreja de Cristo (A Igreja Católica Apostólica Romana). Mas confesso que acho isso um absurdo teológico, pois seria Satanás assim tão mais forte que Deus, a ponto de gerarem tanto mal estar aos críticos do Espiritismo? Fica por aqui meu pensamento, ao qual espero que sirva de material para reflexão de todos, sem radicalismos e sem desrespeitos, pois quem as escreve é apenas um simples irmão de crença cristã...abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo,

      Vou colocar seu texto, e ir respondendo parte por parte, colocando seus escritos entre aspas e logo abaixo meus comentários:

      "Só não entendo uma coisa: Dos Espíritas para os católicos e membros de outras religiões cristãs há um grande respeito, no entendimento de que todos são cristãos enxergam os ensinamentos de Jesus sob diferentes ângulos. Nisso, um padre entrevistado pelo globo repórter exibido recentemente, sexta - 29/03, está de acordo."

      Realmente você não entende mesmo. Talvez pela sua mentalidade já enviezada para o espiritismo, que não compreende o que ensina o Corpo de Cristo (que é a Igreja católica). Você disse que há um “respeito” por parte dos espíritas em relação aos demais e disse ainda que todos “são cristãos” mas sob diferentes ângulos.

      Mas na verdade se deveria surgir a seguinte dúvida: por que você questiona o fato da Igreja reprovar o ensinamento do espiritismo, se você mesmo admite que o próprio espiritismo faz o mesmo, quando diz que o espiritismo tem uma concepção diferente da Igreja dos ensinamento de Jesus? Então, se é assim, temos o mesmo “respeito” que vocês possuem.

      "Então não entendo o afã de alas respeitáveis da Igreja em combater as idéias espíritas, taxando-as de hereges e muitas vezes execrando bispos ou padres com a cabeça "mais aberta" por serem mais condescendentes. Será que estamos ainda na Idade Média? Por que tanto radicalismo?"

      A Igreja reprova mesmo os ensinamentos espíritas, e sempre reprovará. Vocês não discordam dos ensinamentos da Igreja? Então por que a Igreja não pode reprovar os ensinamentos espíritas? Ou você concorda integralmente com a doutrina católica? Se concordasse, não estaria entrando em contradição com o que prega o espiritismo?
      A partir daí você percebe que não é possível relativizar tudo, ou se estará entrando em contradição. Na realidade a sua posição é de abusado, uma vez que você está desejando que católicos rejeitem os ensinamentos católicos para abraçarem “respeitosamente” os ensinamentos espíritas.

      "O fato é que independentemente da insatisfação dos "Verdadeiros Católicos" as idéias espíritas avançam porque consolam e esclarecem racionalmente os porquês da vida, de forma simples e objetiva!"

      Aqui você já está querendo impor um ensinamento espírita. A Igreja nunca concordou com isso, uma vez que desde sempre, desde os apóstolos, a Igreja ensinou que o “porquê” da vida é Cristo Jesus. Jesus é a lógica (logos/logoV) e razão da existência do universo (en arch hn o logoV kai o logoV hn proV ton qeon kai qeoV hn o logoV (Jo 1,1)). DEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11,36).

      "Percebo que à par de qualquer movimento contra, ou à revelia de qualquer dirigente dessa ou daquela religião, ele - o espiritismo - penetra no coração das massas, sem exigir que o indivíduo renegue sua religião, mas dando mais ferramentas para o fortalecimento de sua própria Fé individual"

      (continua)

      Excluir
    2. Juntamente com a realidade, eu discordo de seu pensamento. Os católicos fiéis que o digam: o espiritismo não penetra no coração de católicos fiéis. Ademais, como eu já disse, como você pode achar que uma pessoa abrace o ensinamento espírita sem deixar de ser católica por exemplo? Como uma pessoa pode ser católica sem crer que Jesus é Deus? À respeito da doutrina da Trindade, rejeitada pelos espíritas, santo Atanásio, doutor da Igreja, disse: “Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.”

      "Prevejo que é justamente aí que, por um movimento bem popular, é que as religiões no futuro se reformarão, caminhando para um ecumenismo, sob pena de ruírem!"

      Só tenho uma coisa a dizer: Faz dois mil anos que o mundo odeia a Igreja católica, e ela está de pé até hoje XD!

      "Muitos alegarão que o Espiritismo seria intrumento de Satanás para destruir a Única e Vedadeira Igreja de Cristo (A Igreja Católica Apostólica Romana). Mas confesso que acho isso um absurdo teológico, pois seria Satanás assim tão mais forte que Deus, a ponto de gerarem tanto mal estar aos críticos do Espiritismo?"

      Também uma coisa a dizer: é, de fato, instrumento de satanás. Disse o Apóstolo: Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. (I São João 2,22).

      "Fica por aqui meu pensamento, ao qual espero que sirva de material para reflexão de todos, sem radicalismos e sem desrespeitos, pois quem as escreve é apenas um simples irmão de crença cristã...abraços!"

      Se você fosse irmão de algum católico, então creria no que é católico. Só que não...

      Que Deus te ilumine!
      Lucas.

      Excluir
    3. Seja bem vindo, anônimo. Minha resposta aos seus questionamentos ficou longa, por isso eu a publiquei em forma de post. Leia acessando o link abaixo:

      "Ecumenismo, espiritismo e Igreja Católica"

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  5. Estão todos escrevendo muito, ofendendo de forma sutil ou não, pontos de vista de outros e que cada um chama de fé. Na verdade oque sabemos, é um apanhado de tudo à que fomos instruídos desde pequenos e mais tarde buscamos, INFORMAÇÕES, que conforme a capacidade de cada um para processar , tornou-se nossa realidade.Parece mais uma guerra religiosa(que fique só na internet..).As vezes tenho à impressão, que da mesma forma como criticamos a mentalidade na Idade Média ou qualquer época que achemos absurdo um pensamento, pode ser que daqui cem..., duzentos anos, afirmar que quem traduz melhor a mensagem do Mestre e quem O representa seja: Eu, Tu ou Eles, será também um pensamento obsoleto.Se tivermos paciência, no futuro, não brigaremos mais por verdades absolutas, seremos todos espíritas... brincadeirinha ! Eu penso que se o Universo é infinito o espirito é imortal, Deus é infinitamente Amoroso, prefiro deixar a palavra "julgamento" para os humanos.Deus criou absolutamente tudo, nada escapa ao seu controle já que é Perfeito, rebelião, castigo são condições humanas, não há nada acima ou perto de Deus no sentido de afronta-lo, se existe próximo é para coexistir com Ele, completa-lo e não pode ser ruim.A inteligência humana alcançará níveis inimagináveis hoje.Não discutiremos mais quem nasceu 1° se o ovo ou a mãe dele.Paz à todos ! Na verdade, é um assunto.. o mais interessante, acabamos escrevendo demais e muita besteira sem chegar a conclusão, só a que se quer!

    ResponderExcluir
  6. minha resposta... a biblia esta acima da igreja católica o papa Francisco tem que se curvar para a palavra de DEUS... porque o mundo e tudo o que existe nele foi criado pelo poder da palavra de DEUS... ÊXODO. 20. não terras outros deuses diante de mim não farás para te imagem de escultura não a adoras... não te encurvaras a elas... porque eu sou um DEUS... zeloso e ciumento... salmos.115. tem boca mas não fala... tem perna mas não anda...tem ouvido mas não ouve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, desejo profundamente que a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo o ilumine e salve das trevas da ignorância e da soberba. Deixo abaixo algumas reflexões para você:

      1) O que tem a ver a Igreja Católica, o Papa e a Bíblia Sagrada com esse post sobre Chico Xavier??

      2) Sim, o Papa tem que se curvar para a Palavra de Deus, e ele o faz. A Palavra de Deus é o Cristo, e Ele se revela não só na Bíblia, mas também na sua Igreja, - a única Igreja que Ele mesmo nos deixou e a mesma Igreja que nos deu a Bíblia, - no Magistério dessa Igreja e também na Sagrada Tradição dos Apóstolos, como a própria Bíblia diz: "“Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu” (2 Tessalonicenses 3,6).

      O cristianismo não é religião do Livro, é religião da Vida e do Espírito Santo, que é Vivo e vai muito além da letra.

      3) A própria passagem da Bíblia que você está citando já esclarece tudo muito bem: "Não terras outros deuses diante de Mim; não farás para ti imagem de escultura, não as adorarás..."

      Nós, católicos, não temos outros deuses diante de nós, nem imagens de deuses, e muito menos adoramos as nossas imagens, que são símbolos que apontam para o sagrado. Nenhum de nós, católicos, vê deuses nas imagens, mas acho que esse é um fato muito difícil para alguém que só consegue ver as coisas ao pé da letra entender.

      Abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir