Os santos, os ídolos, a Tradição e a Palavra de Deus

O leitor "Samuel" enviou-nos a seguinte mensagem, em resposta ao post "Prostrar-se (ajoelhar-se) é adorar?":


"A Biblia diz que os santos (pessoas convertidas) que morreram estao la (no Céu), porem nao diz que eles intercedem por nos.O fato de os pedidos estarem presentes ali nao quer dizer que sajem os pedidos feitos a imagens de santos. A Biblia em nenhum momento cita alguem que recorreu a algum irmao que ja havia falecido para interceder por ele. Quem ja faleceu e vive no ceu, vive no ceu e nao pode fazer nada por nos que estamos na terra, se a Biblia nao diz isso quer dizer que voces acrescentaram. E nao diga que nenhum pastor esta nos levando a crer que voces idolatram imagens de santos. Eu vejo com meus proprios olhos, vejo parentes,conhecidos, colegas fazendo promessas exageradamente para santos, pedidndo muitas coisas e prometendo coisas extremamente desnecessarias e abusivas. E no meio de tudo isso se esquecem do Deus vivo, se quer citam o nome dEle!

Jesus disse que tudo o que pedissemos a seu Pai, no nome dEle (Jesus),o Pai nos daria. Ja vi um padre dizer que os proprios fieis catolicos tem essa ideia de idolatria e tambem disse que a Igreja nunca pediu para que eles tivessem os santos como Idolos intercessores, mas no proprio Documento do Compendio Vaticano afirma que Maria deve ser invocada na Igreja como medianeira. Voce poderia interceder por mim, mas alguem que ja morreu e esta no ceu concerteza nao pode fazer isso. Se tem alguem aqui que faz uma interpretacao pessoal da Palavra nao somos nos, falamos somente o que ela diz. O problema e que voces dao mais importancias a tradicoes de homens do que a Palavra de Deus. Voce pode ver pelo resultado, ja que voce gosta de ver pelo crescimento e numero de conversoes, os grupos protestantes ainda nao sao os maiores, mas sao os que mais crescem no Brasil. Isso e o que diz o ultimo IBGE.

Obrigado! E Deus os abencoe!"
-



Prezadíssimo Samuel, 

Deus o abençoe. Tentaremos esclarecer as tantas confusões que você apresentou no seu comentário, mesmo sabendo que é uma tarefa impossível para qualquer ser humano, e explicaremos porquê.

Você já ouviu aquele ditado que diz que o pior cego é o que não quer ver? Infelizmente, tenho que dizer, parece-me que você se enquadra neste grupo. A Bíblia Sagrada diz, literalmente, que as orações dos santos são apresentadas diante de Deus. Você reconhece este fato, logo, não há mais o que discutir, se é que você, como protestante, reconhece a Bíblia como única regra de fé e prática para o cristão. Por que você considera algumas partes da Bíblia como verdades inquestionáveis, e despreza outras? Eu lhe digo porquê: isso acontece porque você aprendeu e foi condicionado a observar a interpretação que o seu "pastor" faz da Bíblia, e não o que a Bíblia diz realmente.

Nós vivemos num país livre e você tem todo o direito de escolher a religião que quer seguir. Não estamos aqui tentando convertê-lo à Igreja Católica. Nossa intenção principal é defender a verdade, pura e simplesmente. Então, entenda por favor que católico algum faz pedidos para "uma imagem de santo", assim como o "pastor" ensinou para você. Isso é um tremendo absurdo! Estamos no século 21; será possível que você realmente acredite que somos tão ignorantes a ponto de pensar que uma imagem de gesso possa fazer alguma coisa por nós? Por favor, não nos ofenda com tamanha estupidez.

Como já expliquei a algumas dezenas de pessoas por aqui, as imagens são símbolos para nós, assim como a fotografia de uma pessoa querida que está distante serve para matar a saudade. Você carrega uma foto da sua mãe, da sua esposa ou da sua filha na carteira? Ou tem um porta-retrato com a foto de alguém que você ama sobre a sua escrivaninha? Você pode olhar com carinho para essa foto, mas você com certeza não crê que aquela foto seja a pessoa, a não ser que você esteja completamente maluco. A foto é um símbolo, uma representação de alguém; da mesma maneira, são as imagens dos santos.

Agora, pessoas malucas, confusas, ignorantes e/ou ruins existem em todo lugar. Eu conheço realmente muitos casos de "pastores evangélicos" bandidos. Alguns estão sendo processados até por estupro, tortura e ameaça de assassinato, como é o caso do Marcos Pereira, da "Assembleia de Deus" (veja aqui).

Existem muitos casos desse tipo. "Pastores" presos ou investigados por formação de quadrilha então, nem se fala. E quantas pessoas que se declaram "evangélicas" cometem todo tipo de crime em nome da sua religião? Eu sei e você sabe que são milhares.

Mas nem por isso eu vou dizer que todo "evangélico" é estuprador, ladrão, torturador, criminoso... Então, porque você julga a Igreja Católica com base nas práticas equivocadas de meia dúzia de conhecidos seus?

Para saber o que é a Igreja, você precisa conhecer o que a Igreja de fato ensina, e não partir do mau exemplo de um ou outro sujeito que se diz católico. Isso não é óbvio? Gente boa e gente ruim sempre existirá, e estão em todos os lugares, em todas as instituições, confessando todas as religiões. Mas será que os maus exemplos servem como parâmetro para julgar uma instituição? Os traidores de uma causa por acaso representam esta causa?

Você já ouviu falar em argumento ad-hominem? Pois você acaba de usá-lo. O argumento ad-hominem é uma falácia: é tentar negar uma proposição apontando as falhas do autor da proposição. Não tem nenhuma base lógica nem racional, e é injusto por sua própria natureza. Uma pessoa qualquer que defenda ou represente uma determinada causa pode ser indigna, mas a causa que ela defende pode ser justa e digna... ou, no caso da Igreja, santa. Entende isto? A Igreja, mesmo sendo santa, abriga pecadores. Mas o pecador não pode representar a Igreja, e sim o santo. Por quê? Porque o santo faz o que a Igreja ensina, e o pecador é infiel ao que ela ensina. Simples.

Estou aqui tentando abrir um pouco a sua mente, ampliar os seus horizontes, mas sei que é uma tarefa praticamente impossível se eu não contar com o Auxílio Divino, pois as suas ideias estão completamente condicionadas, o seu julgamento é preconcebido desde a raiz. Em todo caso, entenda que "ídolo", no contexto bíblico é uma coisa, e santo é outra, completamente diferente. "Ídolo" vem do latim idolus, que deriva do grego eidolon. Esta palavra significa, literalmente, uma imagem ou objeto inanimado ao qual se atribui vida própria e poder. No contexto do Antigo Testamento, é a imagem de um falso deus pagão. Veja como é totalmente impossível classificar como "deuses" os santos, ou suas representações artísticas. Nós não cremos que os santos sejam os nossos salvadores, nem os criadores do Universo e nem os juízes dos vivos e dos mortos. Por isso, os santos, nossos irmãos no Céu, não podem receber culto de latria, isto é, adoração, que é devida somente a Deus. É esta a doutrina católica.

Quanto à questão da "tradição dos homens", da qual o "pastor" tanto fala, responda por favor, quem é que segue tradição de homens: a única Igreja que tem dois mil anos de história e vem do tempo dos Apóstolos ou uma "igreja" derivada do movimento de um grupo de homens que começou no século XVI? A Igreja que preserva a Tradição dos Apóstolos ou alguma "igreja" que foi inventada há alguns poucos anos ou, no máximo, há algumas décadas?

A Palavra de Deus, por excelência, é Jesus Cristo, que deixou a sua Igreja Una neste mundo, sob a condução dos seus Apóstolos, aos quais Ele deu autoridade. Mostre-me, - eu o desafio, - onde a Bíblia diz que devemos nos basear exclusivamente na Escritura como regra de fé e prática, desprezando a Sagrada Tradição da Igreja.

Você não vai encontrar tal passagem, porque ela não existe. Mas eu lhe mosto onde a Bíblia diz que devemos preservar a Tradição:

Em 2 Tessalonicenses 2, 15:
"Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa."

Aí está o Apóstolo Paulo declarando, objetivamente, que devemos guardar não somente o que está escrito (as epístolas dos Apóstolos formam a maior parte do Novo Testamento da Bíblia), mas também a Tradição Apostólica.

Em 2 Tessalonicenses 3, 6:
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a Tradição que de nós recebeu."

Afastem-se de todo irmão que não anda segundo a Tradição da Igreja! O que mais é preciso que a Bíblia diga, para que alguém se convença da falsidade da doutrina da sola scriptura?

Você também vai encontrar a Bíblia afirmando que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da Verdade para o cristão (1Tm 3,15), e não a Escritura sozinha. Você também vai encontrar Jesus Cristo dizendo aos escribas e fariseus o seguinte:

"Vocês examinam as Escrituras, porque vocês acham que nelas tem vida eterna, mas elas falam de Mim, e vocês não querem vir a Mim, para que tenham a vida" (Jo 5,39-40)

Claro como água! Não bastam somente as Escrituras: é preciso aderir à Igreja, sobre a qual o Senhor prometeu que as portas do Inferno nunca triunfariam, e com a qual Ele estaria até o fim do mundo! Em 2Pedro 1,20 etá escrito:

"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal."

Mais uma vez, a Palavra é direta: e Escritura não é para ser interpretada por cada um, segundo seu bel-prazer! Se fosse para cada um ler a Bíblia, interpretar "do seu jeito" e sair por aí fundando "igrejas", cada um ensinando uma doutrina diferente da outra, o Senhor não teria dado autoridade aos Apóstolos, especialmente a Pedro, que foi o primeiro pastor terreno da Igreja, o primeiro Papa:

"Tu és Pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja" - Jesus Cristo a Pedro (Mt 16,18)

"Vai e confirma os teus irmãos" - Jesus Cristo a Pedro ((Lc 22, 31-32)

"Apascenta o meu rebanho" - Jesus Cristo a Pedro (Jo 21, 14-27)

"O Senhor me escolheu dentre vós (Apóstolos) para que da minha boca os pagãos ouvissem o Evangelho." - O próprio Apóstolo São Pedro, dando testemunho da missão que lhe foi confiada diretamente por Jesus Cristo (At 15, 1-12)

Finalizando, sim, é verdade, o último censo diz que o número de protestantes vêm aumentando no Brasil. Assim como a Bíblia Sagrada diz que nos últimos tempos a apostasia crescerá, e muito, e a verdadeira Igreja será perseguida.

A Luz de Nosso Senhor brilhe sobre o seu discernimento

Henrique Sebastião

_________________
Leia também: "Resposta ao leitor: o Magistério, a Tradição Apostólica e as Escrituras"
-

21 comentários:

  1. A intercessão dos irmãos em Cristo, em favor dos irmãos na Terra.
    Prezado "Samuel", você insiste em afirmar que os que já estão no céu não podem interceder pelos os que estão na Terra. Pelo menos você já admite que os santos estejam no céu, enquanto muitos de seus irmãos evangélicos dizem que eles estão dormindo, inconscientes, a espera da ressurreição. E você afirma categoricamente que na Terra podemos rezar uns pelos outros, mas que no céu junto com Nosso Senhor Jesus Cristo, (pois como disse o Apóstolo Paulo em Fl 1,23 Ele preferia morrer para ficar junto do Senhor) os santos não podem pedir pelos vivos. E por qual motivo? Porque os protestantes não admitem que eles possam interceder por nós? Se o seu pastor, que ainda não está junto do Senhor pode, porque um irmão que já combateu o bom combate e está vivendo junto do Senhor não pode? Porque a Bíblia não diz nada sobre isto? Você tem certeza que obedece a tudo que está na Bíblia? Então eu tenho certeza que você não come frango à cabidela ou com sangue, porque em Atos é proibido comer carnes sufocadas e com sangue e carne de porco e em nenhuma parte da Bíblia há a dispensa desta norma (Atos 15,29). Nem mesmo no Evangelho de Marcos, que narra fatos anteriores aos Atos dos Apóstolos, São Pedro usou da palavra de Cristo, de que todos os alimentos eram puros (Mc 7,19) para dispensar das carnes impuras e de comer sangue. Os Apóstolos não aboliram esta norma na Bíblia, então porque você não a segue? E por que suas igrejas não batizam pelos mortos? São Paulo conhecia esta pratica e ate a usou para provar a ressurreição dos mortos.(1Cor 15,29) Por que vocês não se batizam pelos mortos se está na Bíblia? A intercessão dos santos está fundamentada na comunhão dos santos, em que somos solidários uns pelos outros; nem mesmo a morte nos separará do amor de Cristo e em Cristo, do amor pelos irmãos. São Paulo até diz que a graça dada a muitos ocasionará a ação de graças de muitos outros.(2Cor 4,15) E se Jesus atendeu em vida o pedido de um centurião romano incentivado pelos fariseus com está Lucas 7,4, porque recusaria um pedido da mãe dele, (Jo 2, 5-6) que está no céu, como você agora crer? Se o próprio Deus ordenou a Jó a interceder pelos seus três amigos (Jó 42,8) porque Deus não poderia ordenar a São Paulo, São Pedro e outros irmão em Cristo, que estão no céu, a interceder por você para que você enxergue a verdade e deixe de ficar iludido com esta história de que vocês só creem e fazem tudo o que está na Bíblia, quando não o fazem?. Que seus irmãos em Cristo, os santos que estão no céu, abram seus olhos para que veja que quem recusa a intercessão de um irmão, é porque já se acha tão santo que não quer que ninguém peça por ele e não precisa pedir a oração de ninguém, ou melhor, crer que só ele pode pedir pelos outros. Os santos foram humildes e sempre pediram que rezassem por eles. Inclusive o grande Apóstolo São Paulo (Rm 15, 30; Ef 6,19) que não tenho a menor duvida, é muito mais santo e grande diante do Senhor do que eu você. (Francisco Silva de Castro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apostolos devereiam pedir oração a Moises,Jó,Abraão...acho que não. Prof. Castro isso é sua interpretação continue pedindo a quem o senhor quiser, eu prefiro pedir a Deus como faziam o próprio Senhor e Ele intercede por nós e nossas orações são recebidas e atendidas!

      Excluir
    2. Com a sua licença, Prof. Francisco, permita-me esclarecer a questão.

      Anônimo, depois de Cristo, tudo se fez novo, e não havia mais sentido pedir aos profetas que viveram antes da vinda do Salvador, antes da Nova e Eterna Aliança.

      Mas se você lesse a Bíblia com atenção, com o espírito livre e usando do discernimento que Deus lhe deu, indo além das interpretações que o seu "pastor" incutiu em sua mente, veria que quando Jesus sofria na cruz, os escarnecedores diziam: "Porque Elias não o ajuda agora?" - E quando o Senhor já agonizava, diziam: "Ele chama por Elias".

      Por essas passagens de Mateus 27 vemos claramente que já era costume, desde aquele tempo, pedir ajuda aos santos do Céu, que antes de Cristo eram os profetas.

      Existem muitos outros exemplos parecidos com esse na Bíblia Sagrada. Se você soubesse compreendê-la à Luz da Tradição da única Igreja instituída diretamente por Nosso Senhor Jesus Cristo, saberia. Não basta dizer "Leia a Bíblia!" - Muito mais importante do que ler, é compreender.

      Finalizando, quem foi que lhe disse que nós, católicos, não pedimos diretamente a Jesus Cristo em nossas orações? Deixe-me adivinhar: foi o seu "pastor"... Sei. Aconteceu o mesmo comigo, um dia, mas graças a Deus eu despertei. Você está totalmente enganado: saiba que Jesus Cristo está no centro da Fé católica, e todas as nossas orações são dirigidas, em última análise, ao Deus Uno e Trino. A Santa Missa, que é o auge da devoção e a excelência da prática cristã-católica, é 100% centrada e dirigida a Nosso Senhor Jesus Cristo, e todas as orações que fazemos, mesmo quando pedimos a algum irmão do Céu, é dedicada primeiramente a Nosso Senhor, como é o caso do Terço.

      Com muita humildade, sugiro que procure conhecer melhor a doutrina da primeira Igreja de Jesus Cristo, que por tantos séculos foi a única Igreja, a mesma que canonizou e preservou a Bíblia Sagrada, e que sempre foi perseguida, cumprindo as profecias de Cristo. Tenho certeza de que você vai se surpreender, e quem sabe, de fato, encontrar Jesus!

      Deus o ilumine e salve
      Apostolado Voz da igreja

      Excluir
    3. O anonimo se recusa a mudar de opiniao, depois daquela resposta, o cara insiste na mesma tecla ignorando tudo que lhe foi ensinado, nao existe argumento, o unico argumento usado eh a ignorancia. Como pode isso?

      Excluir
  2. Parabéns caros irmãos pelos esclarecimentos, acredito que a igreja una catolica se calou por muito tempo frente as mentiras do protestantismo e acho muito bom ter pessoas como vocês que esclarecem e orientam as pessoas, acredito que na propria igreja (missa) deveria ser passadas estas informações pois como somos a unica igreja que Cristo deixou ninguem consegue contestar, quando frequentava uma igreja protestante perguntei a um pastor sobre a passagem que Cristo deixou Pedro como seu representante da igreja , ele não soube responder e falou que não tinha entendido a pergunta, a partir daí tive certeza que estava no local errado, Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Caro Henrique gostaria de saber qual a versão das Sagradas Escrituras que você utiliza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Católico, na maioria das vezes, uso a Bíblia de Jerusalém, mas também utilizo a Bíblia TEB e a Bíblia do Peregrino, principalmente. Ocasionalmente, consulto a tradução da Ed. Ave Maria. Vez ou outra, porém, por estar muito apressado, acabo utilizando a versão virtual (Bíblia Católica Online).

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  4. Depois dessa resposta, Samuel deve estar revendo suas crencas. Nao ha o que argumentar com a verdade. Parabens pela sabedoria divina.

    ResponderExcluir
  5. Uma das muitas desculpas que os evangélicos usam para convencer os católicos a mudarem para suas igrejas é de que na missa há muitas misturas, não se fala do evangelho puro, querendo se referir a quando se reza a ave-maria e se fala em santos.Qual a posição desse site a esse respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Poderia nos dizer em que momento é rezada a oração da Ave-Maria na santa missa? Poderia também nos dizer o que é dito dos santos na missa? Pergunte a estes evangelico-protestantes onde é que eles acharam estas coisas na liturgia da santa missa.

      Pax Domini!

      Ademais, não é puro evangelho a vida dos santos? Não é puro evangelho a oração da Ave-Maria? É obvio que a vida dos santos é uma excelente via de se tomar contato com Cristo vivo nos seus membros. Nem preciso comentar sobre a oração da Ave-Maria, que é um verdadeiro evangelho.

      Excluir
  6. Graças à Deus a voz da verdade está gritando nestes artigos. Não aguentava mais essas lábias evangélicas, quase me convenceram. Mas agora estudando e pesquisando aqui é mais fácil eu conseguir abrir os olhos de um evangélico do que ele fechar o meu.Quanta sabedoria irmãos ,espero um dia poder estar como vocês.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes a gente esquece que os protestantes se "armam" para falar da igreja e nós nem sempre estamos preparados para nos defender. É por conta disso (na minha opinião) que muitos tem saído da igreja, por não saberem e não procurarem as respostas para os questionamentos, que são sempre relacionados a assuntos delicados.
    Acredito que todo o trabalho realizado neste blog é valioso, reafirma a nossa fé.
    Meus parabéns aos responsáveis por este instrumento de evangelização. Peço a Deus que continue lhes dando estes dons.

    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. ola meus amados os protestante é de tão segui a biblia sem dicernimento que para eles largar a mulher e casar com outra é valido,não são tão certinho o senhor jesus fala se largar a mulher e juntar com outra é cometer a adulterio.e agora meu amado conheço vario protestante que largou a mulher para casr com outra isso não na biblia que é adultério,porque voces não obedece a palavra de DEUS medita a palavra de DEUS MATEUS 5,31-32.E AINDA MARCOS 10,2-11.VARIOS PROTESTANTE CASADO PELA SEGUNDA VEZ AINDA DIZ PASTOR DE SE A PALAVRA ESTÁ DIZENDO QUE É ADULTÉRIO ISSO ELES NÃO OBEDECE.É PECADO COMETER ADULTÉRIO,E AINDA TEM VARIAS OUTRAS PASSAGEM QUE VEM FALAR DA MESMA COISA ISSO NÃO LEVA A RISCA

    ResponderExcluir
  9. Por isso que eu sempre digo que protestante é o filho da serpente que odeia a Mulher.Tudo que é Santo e puro instituido pelo nosso Senhor confiado a sua Igreja e legítimos Ministros é vilipendiado e deturpado por essas viboras protestantes.
    Quando Cristo disse que aquele povo o honrava com os lábios mas seus corações estavam longe dele e que nem todo que diz Senhor, Senhor é realmente cristão ele estava profetizando que a serpente no século XVI iria seduzir milhões de ovelhas.
    Libera me Domini dos protestantes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos os cristãos, Graça e Paz!

      Anônimo, como protestante creio que vc exagerou nos termos. Nem todo protestante é serpente, embora haja alguns entre nós. Não tenha conosco o mesmo preconceito que alguns tem com vcs! Não creio que isso seja proveitoso para o Reino.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Leonardo S. de Oliveira.5 de outubro de 2013 às 10:55

      Não tem preconceito com protestante pelo simples fato que fui protestante e ví e que o protestantismo é fruto do ódio que a serpente sente pela Mulher ( Virgem Maria ),portanto não tenho preconceito e sim conceitos formados.Estude profundamente a história do cristianismo e verá que a Igreja Católica é a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo e quando vc quiser voltar estarei de braços abertos para te ajudar a conhecer a Santa Mãe Igreja (claro com o auxílio de um Padre).
      Na esperança de nossa Senhora Virgem Maria interceder junto a seu Filho Jesus Cristo para vc voltar a Santa Mãe Igreja, subescrevo.
      In Corde Jesu, semper.

      Excluir
    3. Leonardo, Graça e Paz.
      Eu pessoalmente nunca fui católico, mas conheço muitas pessoas que são e sempre convivi bem com elas. Qual denominação vc frequentava? Em minha Igreja, nunca vi esse tipo de ódio. Agradeço pelo convite e pretendo continuar com meus estudos teológicos. Ainda acredito no Calvinismo como uma boa resposta às minhas questões de fé, mas respeito os irmãos de outras denominações, assim como respeito vc e todos do Blog.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    4. Leonardo S. de Oliveira.6 de outubro de 2013 às 11:33

      Filipe, salve Maria, "Mãe de meu Senhor" (S. Lucas, I, 43)
      Meu caro, religião não é como time de futebol onde cada um tem o seu.Religião não é para gente se sentir bem, Jesus Cristo não prometeu que segui-lo nos faria sentir bem e confortável, pelo contrário ele disse que seríamos perseguidos caluniados, difamos, presos e mortos.
      Notei que vc é um cara que quer seguir mesmo ao nosso Senhor e Salvador e que gosta de estudar teologia, portanto permita-me dar -lhe um humilde conselho, a teologia protestante é muito pobre.Procure estudar Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e sua Suma Teológica e tantos outros Doutores da Santa Igreja, para nós que gostamos de estudar é um verdadeiro tesouro de saber.Um dos maiores teológos do século XXI Ratzinger tem obras maravilhosas de se estudar.
      O conceito de Predestinação do calvinismo é anti-bíblico e chega ser um insulto a inteligência.
      Eu fiz parte de uma seita "evangélica" como tantas outras milhares que existe graças ao livre-exame de Lutero (no final é tudo protestante).O que me fez sair do protestantismo foi o fato que eu descobri que tudo que eles falavam da Igreja Católica era mentira ou fatos deturpados da realidade.
      Entenda meu caro, Deus é Um, a Verdade é uma, consequentemente só existe uma religião e Igreja verdadeira.
      In Corde Jesu, semper.

      Excluir
    5. Leonardo, Graça e Paz.

      Obrigado pela resposta. Vejo que vc é sincero no que fala, sem rodeios ou meias palavras. Gosto disso! Como você, creio em uma só verdade e um só Deus. Admiro Santo Agostinho, embora não conheça muito a fundo suas obras. Porque vc acha a predestinação anti-bíblica? Por fim, devo dizer que realmente poucas pessoas conhecem a teologia católica, inclusive os próprios católicos. Acho que os brasileiros em geral não gostam de estudar, ainda mais teologia.

      Obrigado!

      Excluir
    6. Leonardo S. de Oliveira.7 de outubro de 2013 às 12:03

      Filipe, salve Maria, "Mãe de meu Senhor" (S. Lucas, I, 43)
      Meu caro, realmente devo reconher que vc é muito inteligente, e me causa espanto como um cara inteligente como vc ainda não notou que o protestantismo é uma furada teológica desde sua fundação em 1517.Quanto ao fato que muitos católicos não conhecerem a própria religião, eu sou forçado, com dor no coração, a concordar.O caráter epidêmico disso são os frutos do Concílio Vaticano II (Pastoral e não Dogmático e infalível) onde muitos clérigos deixaram de ensinar as Doutrinas da Santa Igreja para abraçar o "ecumênismo".
      A predestinação de Calvino em termos mais simples se resume no fato que Deus já escolheu quem vai para o Céu e quem vai para o inferno, ora meu caro Filipe, Nosso Senhor ensinou que todo aquele que se arrepender ( de verdade ) de seus pecados e não mais pecar seria salvo.A prova disso nós temos quando ele estava no Calvário o bom ladrão São Dimas confessou na Cruz seus pecados ao Nosso Deus e foi diretamente para o paraíso com Jesus.Então meu caro Filipe (com a interceção da Santíssima Virgem Maria Mãe do Senhor dos exércitos, vai fazer vc virar católico para nós juntos enferntar-mos satanás e seus seguidores) a teoria da predestinação de Calvino é anti-bíblica.
      Dizer que Deus já escolheu quem vai para o paraíso e quem vai para o inferno, transforma Deus em um tirano Déspota que nada tem nada a ver com o que Nosso Senhor sempre disse: "Arrependei-vos!!"
      Nas orações incessantes a Virgem Maria para interceder junto a seu Filho para trazer todos que estão longe do aprísco de Deus ( Igreja Católica ), despeço-me!!
      In Corde Jesu, semper!!

      Excluir
    7. Leonardo, Graça e Paz.

      Vejo que vc não vê com bons olhos o ecumenismo... Realmente, este deve ser tratado de forma cuidadosa, mas acho que podemos nos concentrar naquilo que nos une. E o amor é o Dom Supremo! Mas, vamos em frente.
      Veja, a predestinação é um tema muito polêmico, principalmente entre os evangélicos. Fiz a pergunta porque você citou o tema e eu o tenho estudado. Como todo teólogo honesto pode afirmar, ela é um mistério de Deus revelado, ou seja, aceita-se sem necessidade de compreensão total. Na verdade, Deus escolheu os que viriam a ser salvos, mas na verdade ninguém merecia a salvação. O homem vai para o inferno por mérito próprio. O que não dá é compreender como Deus escolhe soberanamente os eleitos e como esses mesmos tem responsabilidade total sobre seus atos ao mesmo tempo - eis o dilema. É uma situação muito complexa e poucas pessoas podem explicar bem. Mas veja, escolhi uns textos para tentar expressar minha visão sobre o tema.
      ------------------------------------------------------------------
      A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
      Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,
      e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
      No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,
      para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.

      Efésios 1:2-6
      ----------------------------------------------------------------------
      Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.
      Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.
      E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.

      Romanos 8:28-30
      ----------------------------------------------------------------------
      Realmente, a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho {Gn 18,10}.
      E não somente ela, senão também Rebeca, que concebeu {dois filhos} de um só homem, Isaac, nosso patriarca.
      Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum {para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus,
      que depende não das obras, mas daquele que chama}, foi dito a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço {Gn 25,23}.
      Como está escrito: Amei Jacó, porém aborreci Esaú {Ml 1,3}.
      Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum!
      Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão {Ex 33,19}.
      Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus.
      Por isso, diz a Escritura ao faraó: Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra {Ex 9,16}.
      Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.
      Dir-me-ás talvez: Por que ele ainda se queixa? Quem pode resistir à sua vontade?
      Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: Por que me fizeste assim?
      Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar?

      Romanos 9:9-21
      -----------------------------------------------------------------------
      O tema é sim polêmico, mas o que quis dizer com estes textos é que não vejo como descartar a predestinação tão facilmente. Não esquecendo porém que tão verdade quanto a escolha de Deus, é a responsabilidade do homem. A maneira como estas verdades se interligam é misteriosa.
      Nossa, que post longo! Não era para ser tanto. Mas Leonardo, obrigado pelos elogios e espero sua resposta. Que Deus te abençoe e a esse Blog, que tantas alegrias e crescimento traz a todos.

      Obrigado!

      Excluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir