Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a Festa de São José Operário, no dia 1º de Maio; dia em que mundialmente se comemora o trabalho, para ressaltar a nobreza do trabalho, ficando o exemplo de São José como aquele a ser seguido por todos os trabalhadores cristãos. Desta forma, o Papa homenageou o exemplo de homem laborioso e honesto, fiel à palavra de Deus, obediente e justo.
Leão XIII, na Encíclica Rerum Novarum, nos lembra que "os operários e os proletários têm como direito especial o de recorrer a São José e procurar imitá-lo. José, de fato de família real, unido em matrimônio com a mais santa e a maior entre todas as mulheres, considerado como o pai do Filho de Deus, não obstante passou a vida a trabalhar e A tirar do seu trabalho de artesão tudo o que era necessário ao sustento da (Sagrada) Família".
Que o exemplo de José nos anime e inspire a santificarmos nossas vidas com nosso trabalho!
Jesus, Divino Operário, volvei vosso olhar benigno sobre nós, trabalhadores. Nós vos apresentamos as nossas necessidades e as necessidades de todos os que trabalham, intelectual ou fisicamente. Vede nossas dificuldades, nossas condições de saúde física, mental e espiritual; repeti o brado do vosso Coração: "Tenho dó deste povo", e confortai-nos pela intercessão de São José, modelo dos operários e trabalhadores. Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que vos alentou em vossas laboriosas jornadas. Inspirai-nos pensamentos de fé, de paz, de moderação e de fraternidade, a fim de que procuremos, com o pão de cada dia, os bens espirituais e o Céu. Livrai-nos de todas as forças que, com apelos mundanos, intentam desviar-nos da fé e da confiança na vossa Providência. Por Vosso Nome, Senhor Jesus Cristo, pedimos com São José, que foi vosso amparo e fiel guarda neste mundo. Amém.
Não há dúvida que São José é um santo muito querido por Deus. E é motivo de alegria para nós termos ele como padroeiro dos trabalhadores e das trabalhadoras. Que ele peça a Jesus por nós.
ResponderExcluir