O Milagre Eucarístico de Sena, Itália


Há séculos, algumas Hóstias Consagradas estão milagrosamente conservadas intactas na Basílica de São Francisco, em Sena (ou Siena), Itália. Entre os documentos mais importantes que descrevem o Milagre, está um diário escrito por Macchi no ano de 1730. Nele se narra que no dia 14 de agosto de 1730, ladrões conseguiram entrar na Igreja de São Francisco e roubar a píxide (vaso litúrgico em que se guardam as Hóstias ou Partículas Consagradas) que continha 351 Partículas Consagradas. Depois de três dias, em 17 de agosto, na caixinha da esmola do Santuário de Santa Maria, em Provengano, no meio do pó, encontraram as 351 Hóstias intactas. Todo o povo correu para festejar a recuperação das santas Hóstias que foram imediatamente levadas, numa solene procissão, à Igreja de São Francisco. Incrivelmente, com o passar dos anos, as Partículas não apresentaram nenhum sinal de alteração.

O Arcebispo Tibério Borghese mandou lacrar em uma lata, por uma década, algumas hóstias não consagradas. Uma comissão científica encarregada de avaliar o caso, ao abrir o recipiente, encontrou vermes e fragmentos deteriorados. Mais de uma vez, homens ilustres as examinaram com todos os recursos científicos e as conclusões foram sempre as mesmas: "As Sagradas Partículas estão ainda frescas, intactas, fisicamente incorruptas, quimicamente puras e não apresentam sinais de início de corrupção". No ano de 1914, o Papa São Pio X autorizou uma análise da qual participaram professores de bromatologia, higiene, química e farmacologia, entre os quais estava também o célebre professor Siro Grimaldi.

A conclusão final do relatório dizia: "As partículas de Sena são um clássico exemplo de perfeita conservação de partículas de pão ázimo (...) do ano de 1730, e constituem um fenômeno singular, (...) que inverte as leis naturais da conservação da matéria orgânica. (...) É estranho, é surpreendente, é anormal: as leis da natureza se inverteram, o vidrou virou sede de mofo e o pão ázimo ficou mais refratário que o cristal (!) (...). É um fato único nas publicações científicas".

Outras análises foram realizadas no ano de 1922, quando as Partículas foram transferidas a um cilindro feito de puro cristal extraído das rochas. Novamente foram analisadas cientificamente no ano de 1950 e em 1951, sendo comprovadas as características supranaturais do fenômeno. O fato contradiz todas as leis físicas e biológicas. O cientista Enrico Medi manifestou-se da seguinte forma: "Esta intervenção direta de Deus é o Milagre... Milagre no sentido estrito da palavra, realizado e mantido milagrosamente pelos séculos, dando testemunho da Presença permanente de Cristo no Sacramento Eucarístico".

O Papa João Paulo II, no dia 14 de setembro de 1980, realizou uma visita pastoral a Sena, e diante das prodigiosas Hóstias, declarou: "É a Presença!".

O Milagre permanente das Santíssimas Partículas é custodiado na Capela Piccolomini durante o verão e na Capela Martinozzi durante o inverno. Muitas são as iniciativas dos cidadãos de Sena em honra das Santas Hóstias: a homenagem dos bairros, os presentes das crianças da Primeira Comunhão, a Solene Procissão na Festa de Corpus Christi, o Serenário Eucarístico no final do mês de setembro, a Jornada de Adoração Eucarística no dia 17 de cada mês, em memória da recuperação das Hóstias no dia 17 de agosto de 1730.


"Como aos santos Apóstolos se apresentou na forma de homem, assim se apresenta a nós no Pão Consagrado. E como eles (que com os olhos do corpo só podiam ver a carne), contemplando-o com os olhos fé, acreditaram que era Deus, assim nós também, vendo com os olhos do corpo o Pão e o Vinho, acreditamos que o Santíssimo Corpo e Sangue estão Presentes, Vivos e Verdadeiros, na Eucaristia. Deste modo o Senhor está sempre presente no meio dos seus fiéis, como Ele mesmo prometeu quando disse: 'Lembrem-se de que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28,20)." - São Francisco de Assis

_____
Fonte:
NASINI, Gino. O Milagre e os Milagres Eucarísticos. São Paulo: Loyola / Palavra & Prece, 2011, pp. 30-31.
vozdaigreja.blogspot.com

3 comentários:

  1. José Osivan Barbosa de Lima11 de abril de 2013 às 22:51

    É uma história bonita e edificante. Agora digo com sinceridade Jesus realmente está presente na hóstia santa com corpo, sangue, alma e divindade. Só nos resta adorá-lo e servi-lo com sinceridade. A melhor forma de servir a Jesus é fazendo a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que uma bonita história, é um grandioso Milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecido como autêntico pela Igreja, após a comprovação científica da impossibilidade de tal fenômeno ocorrer naturalmente.

      Existem mais de cento e quarenta Milagres Eucarísticos assim reconhecidos. Destes, apresentamos até agora cinco, sem contar a Hóstia filmada elevando-se da patena duranta a Missa celebrada em Lourdes pelo então Cardeal Arcebispo de Lyon, Louis-Marie Billé, no dia 7 de novembro de 1999. E pretendo continuar a divulgar os grandiosos Milagres ocorridos em ambiente católico, pois mais do que belas histórias, são ações especialíssimas de Deus na Natureza e nos orientam para Ele...

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  2. Estão faltando milagres nos dias de hoje.
    Me pergunto se não os estamos enxergando ou se nos afastamos tanto da fé que não somos capazes de merecer.

    Milagres sempre foram ótimos exemplos evangelizadores do passado, e em uma sociedade fria e desacreditada, milagres seriam necessários.

    Um bom final de semana.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir