Tertuliano (155-220) confirma a autoridade de Roma


"Porém, se te encontras próximo da Itália, tens Roma, de onde também para nós está estabelecida a autoridade. Quão feliz é esta Igreja, a quem os Apóstolos conferiram, com seu sangue, toda a doutrina; onde Pedro foi igualado à Paixão do Senhor..."
(Da Prescrição dos Hereges 36,2-3)


Tertuliano foi um importante escritor eclesiástico, nascido por volta do ano 155. Filho de pais pagãos, converteu-se ao Cristianismo por volta do ano 193, estabelecendo-se em Cartago. Foi ordenado sacerdote (cf. São Jerônimo - De Vir. Ill. 53) e desenvolveu sua atividade literária entre os anos 195 e 220. Infelizmente, em torno do ano 207, abraçou a heresia do Montanismo e chegou a ser chefe de um de seus ramos, que foi depois denominado Tertulianismo.

Na declaração acima, Tertuliano afirma categoricamente a autoridade de Roma sobre a Igreja Universal, dando-nos um precioso e indiscutível testemunho histórico da Unidade da Igreja em torno do Trono de Pedro já naqueles primeiros tempos.

Os escritos de Tertuliano, assim como os escritos dos Padres da Igreja e outros escritores eclesiásticos, são importantíssimos não apenas para os estudantes da Patrística ou da Patrologia, disciplinas fundamentais da Teologia, mas também porque permitem conhecer a fundo o pensamento da Igreja primitiva e saber qual era a sua maneira de interpretar as Escrituras e as maneiras de seguir o Caminho, Jesus Cristo. Obviamente, os homens daquele tempo estavam muitíssimo mais próximos do pensamento direto dos Apóstolos do que nós, e o seu testemunho é um grande facilitador para todo aquele que pretendo compreender os costumes da Igreja de Jesus Cristo de sempre.

_______
Bibliografia
QUASTEN, Johannes. Patrología vol. I. Madri: BAC, 1962.
SOLANO, Jesús. Textos Eucaristicos Primitivos vol. I, Madri: BAC, 1997.
vozdaigreja.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir