13 de maio: Dia de Nossa Senhora de Fátima


Em plena primeira guerra mundial, três “pastorinhos” portugueses, - Lúcia, de 10 anos de idade, Francisco, de 9 anos e Jacinta, de 7 anos, - presenciaram uma aparição que se tornaria uma das mais veneradas devoções a Nossa Senhora no mundo inteiro.

A impressionante história das aparições da Virgem Maria aos três pequenos pastores na Aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou rapidamente a sua devoção. Primeiro, houveram três aparições de um anjo, que se identificou como o Anjo da Paz e preparou as crianças para as grandes revelações que receberiam e das quais seriam portadoras para todo o mundo.

No dia 13 de maio de 1917, um dia claro, as três crianças estavam pastoreando nas colinas, quando, sobre uma azinheira, que é uma arvorezinha, surgiu um clarão após um relâmpago, e as crianças viram a impressionante figura de uma senhora, que descreveram da seguinte maneira: “Uma senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente!”.

Essa misteriosa senhora então dirigiu-se às crianças e lhes disse: “Eu venho do Céu; e os convido a estar comigo aqui, durante seis meses seguidos, sempre no dia 13, à mesma hora. Então eu lhes direi quem sou e o que quero”. Depois desse dia, as aparições continuaram, conforme prometido, e a senhora identificou-se como a Santíssima Virgem Maria, tendo aparecido depois ao lado de São José e também do Menino Jesus. Ela sempre pedia que se rezasse pela paz e pela conversão dos pecadores, e que se rezasse o terço diariamente.

Com o passar dos dias, a notícia correu e o povo começou a procurar o local das aparições. Muitas pessoas testemunharam ter visto a aparição de uma nuvem branca sobre a azinheira, enquanto as crianças rezavam o terço, e Lúcia conversava em voz alta. A Virgem voltou muitas vezes e revelou muitas coisas, inclusive terríveis situações e calamidades que poderiam acontecer se o povo não se convertesse e rezasse. Essas profecias realmente se concretizaram, entre as quais, a desintegração do comunismo e a decadência moral de nossa época.

Em 13 de outubro, uma multidão de 70 mil pessoas, que lotava a Cova da Iria, o local das aparições, testemunhou o grandioso milagre do sol a “bailar”, no dizer dos camponeses, entre chamas multicores, como se fosse despencar do Firmamento. Entre as testemunhas, inúmeros doutores, policiais e conceituados jornalistas da época. Foi registrado que as roupas da multidão, molhadas pela forte chuva que caíra antes, ficaram instantaneamente secas após o maravilhoso fenômeno. A espantosa notícia figurou nos principais jornais da época e causou grande alvoroço. Nesse dia, segundo disseram os videntes, Maria se mostrou muito triste, e ao lado dela surgiu Jesus adulto, olhando com uma expressão de piedade para a multidão; então ergueu sua mão para abençoá-la.

Por fim, Nossa Senhora deixou sua mensagem ao mundo: “Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores (...); abandonem o pecado de suas próprias vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Redenção do Salvador”. Em 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada diante de uma multidão de 800.000 pessoas! O nome Fátima tornou-se praticamente sinônimo de Maria em muitos lugares, inclusive no Brasil. O Santuário de Fátima, em Portugal, juntamente com o de Lourdes, é um dos locais de peregrinação mais concorridos da face da terra, depois da Terra Santa. Em Fátima continuam acontecendo milagres, especialmente de cura, com a mesma intensidade do tempo de Lúcia, Jacinto e Francisco.

As profundas orações ensinadas pelo Anjo da Paz aos três pequenos pastores de Fátima é considerada por muitos psicólogos, como o famoso especialista Benedict Groeschel, a maior prova da autenticidade das aparições, maior até que os próprios milagres, pois como três crianças incultas poderiam compor versos tão profundos e carregados de sentido teológico?

Oração ensinada pelo Anjo da Paz em Fátima:

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito santo, eu Vos adoro profundamente e Vos ofereço o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido; e pelos merecimentos infinitos do seu Santíssimo Coração e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos; peço-Vos perdão por aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Amém!”

Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, com vosso amor e piedade! Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

_______
Fontes e bibliografia:
SULLIVAN, Randall. Detetive de Milagres, São Paulo: Objetiva, 2005.
BÖING, Mafalda Pereira. Fátima, um apelo materno – 3ª ed., São Paulo: Loyola, 2004.
GROESCHEL, Benedict. A Still Small Voice, San Francisco: Ignatius Press, 1993.
vozdaigreja.blogspot.com

2 comentários:

  1. José Osivan Barbosa de Lima13 de maio de 2013 às 23:07

    Essa história verídica que aconteceu em Fátima no ano de 1917 foi realmente um acontecimento lindo que eu espero que ajude a converter muita gente nos dias de hoje. Que Nossa Senhora de Fátima peça a Jesus por nós.

    ResponderExcluir
  2. Vejam esse documentário feito pela History Channel:http://www.youtube.com/watch?v=9Z65OitIYIA

    Sivaldo

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir