Perguntas e respostas: As orações católicas e as "vãs repetições" (Mt 6,7); o significado das "palmas nas mãos" (Ap 7,9)

Recebemos de dois leitores anônimos, em nossa postagem "Palmas, dança e euforia na Santa Missa", duas perguntas que julgamos conveniente publicar em forma de post, pois nos deram a oportunidade de responder e esclarecer dúvidas que podem ser também de outras pessoas. Que seja útil a todos.


Leitor 1 disse: "Sou católico e aprendi diversas coisas nesse santo blog,mas eu ao afirmar que a bíblia é contraditória estou eu afirmando que Deus é contraditório ?! E em relação ao terço,como devo explicar que não estou no erro de repeti as palavras Mateus 6,7"


- Nossa resposta

Leitor anônimo, com muita humildade e caridade, aconselho-o a fazer um profundo exame de consciência antes de responder sinceramente, para si mesmo, à seguinte pergunta: você é um católico fiel ou é um católico protestantizado?

Quanto às suas perguntas:

1) Onde é que você viu, neste post, a afirmação de que "a Bíblia é contraditória"? Ao contrário, estamos demonstrando que a Bíblia é um conjunto de livros que, como um só, convergem coerentemente. Dentro dessa coerência, uma coisa é o contexto do Antigo Testamento, e outra coisa é o contexto do Novo Testamento, que é o cumprimento e a consumação de toda a Escritura.

2) Essa ideia de relacionar o Terço com as vãs repetições de Mateus 6,7 é uma acusação 100% protestante, que infelizmente "colou" na mentes de muitos católicos.

Se dizemos que recitar orações prontas é "vã repetição", então estamos condenando como “vãs repetições” os Salmos e o Pai Nosso, ensinado diretamente pelo próprio Jesus Cristo.

Além disso, se rezar várias vezes a mesma oração fosse usar "vãs repetições", então o Senhor mesmo fez isso, pois no Evangelho segundo Marcos vemos como Ele rezava no jardim de Getsêmani, antes de Judas o trair: "E, afastando-se de novo, orava dizendo novamente a mesma coisa..." (Mc 14, 39)

Mais do que isso, observe o Salmo 135/6 (na tradução protestante de João Ferreira de Almeida):

"Louvai ao SENHOR, porque ele é bom;
Porque a sua benignidade dura para sempre.

Louvai ao Deus dos deuses;
Porque a sua benignidade dura para sempre.

Louvai ao Senhor dos senhores;
Porque a sua benignidade dura para sempre.

Aquele que só faz maravilhas;
porque a sua benignidade dura para sempre.

Aquele que por entendimento fez os céus;
Porque a sua benignidade dura para sempre.

Aquele que estendeu a terra sobre as águas;
Porque a sua benignidade dura para sempre.

Aquele que fez os grandes luminares;
Porque a sua benignidade dura para sempre..."

E assim prossegue até o final, repetindo sempre a mesma fórmula, de novo e de novo. A tradução católica da fórmula que se repete é "sua misericórdia é eterna", ou "seu amor é para sempre". Veja aqui.

Percebe porque não há nenhum sentido em nos basearmos única e exclusivamente naquilo que está escrito, literalmente, na Bíblia? Somos católicos, não somos fariseus e nem protestantes: nós não seguimos a "religião do livro", e sim buscamos adorar a Deus em Espírito e em Verdade.


Aviso: se você se identifica com esta pessoa, você não é católico...


Leitor 2 disse: "Acho que bater palmas com respeito não tem nada de mais, inclusive vi na tv outro dia uma missa que os fiéis batiam palmas. Em APOCALIPSE 7,9 uma multidão estavam com vestes brancas e palmas nas suas mãos. SE NO CÉU PODE POR QUE NÃO NA TERRA?"


- Nossa resposta

Para arrematar o assunto palmas na Missa, lembramos que a postagem que estamos discutindo refere-se principalmente aos vivas, parabenizações, homenagens e comemorações com aplausos eufóricos que desviam a atenção e atrapalham o sentido litúrgico e contemplativo da celebração mais sagrada dos cristãos. Isso posto, impressiona-me constatar como o pensamento dos católicos está cada vez mais e mais protestantizado! Chegamos perto do caos!

Leitor anônimo, muito cuidado com a leitura literal da Bíblia! Veja bem o tipo de confusão que isso acaba sempre provocando: as "palmas nas mãos" dos santos, citadas no Livro do Apocalipse, não tem absolutamente nada a ver com bater palmas! Vejamos...

“…Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão.” (Ap 7,9)

Atenção: as "palmas", aí, são folhas de palmeira, como as que haviam entalhadas no Templo de Salomão (IRs 7; Ez 41,17-1), e na simbologia das Escrituras representam vitória, honra e saudação. O mesmo se dá na passagem de Jo 12,12-13, quando Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém.

Os romanos usavam também a folha de palmeira como símbolo de vitória, e assim podemos pensar que Israel comemorasse sua vitória e libertação do jugo romano com o próprio símbolo romano (as palmas) pois era o “Rei dos judeus” que entrava na cidade santa (Jo 12,12-13).

As palmas ou ramos de palmeiras são citados, ainda, em caráter cerimonial e festivo, como símbolo de alegria, na Festa dos Tabernáculos (Lv 23,40).

No texto do Apocalipse, as palmas são dadas em lugar de coroas, para simbolizar a vitória dos fiéis e a paz que desfrutarão no Céu. O texto fala que tinham "palmas nas mãos", e não que "batiam palmas", ou que "aplaudiam"...


Muitos santos e santas, e também Nossa Senhora, são por vezes representados com a palma na mão, isto é, segurando uma folha de palmeira, como estas, de Nossa Senhora da Vitória ou da Palma

Em sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus Cristo foi saudado com folhas de palmeira...

...passagem que continua sendo celebrada, até hoje, pelos cristãos, no Domingo de Ramos

Exortamos a todos os nossos leitores a fugirem da cilada de interpretar a Bíblia literalmente, cada um à sua maneira, sem procurar antes a orientação do Magistério da Santa Igreja, que é nossa mãe e mestra por determinação do próprio Senhor Jesus Cristo. A Igreja é "a coluna e o sustentáculo da Verdade" (1Tm 3,15), e "As portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,18).
vozdaigreja.blogspot.com

13 comentários:

  1. a foto do prostestante com a Biblia dizendo que sabe tudo ficou da ora.... Vc teria ela com definiçao maior pra coloca no face? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só clicar sobre a imagem e ela aparece em tamanho ampliado.

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  2. A todos, Graça e Paz

    Creio que o ecumenismo é desejo meu e também deste Blog e dos demais cristãos. O que não significa abrir mão de crenças, dogmas ou doutrinas; apenas convivência pacífica para a Glória de Deus. Por isso, afirmo que a foto do protestante não reflete a realidade. Percebo que muitos católicos acreditam que nós pensamos ser auto suficientes apenas por ler a Escritura. Não sei porque tem essa impressão, já que nós evangélicos somos famosos por nossa assiduidade aos cultos. Também temos sacramentos, de Batismo e Santa Ceia ( eucaristia católica ). Apenas consideramos a escritura como revelação de Deus, base de nossa doutrina e vida Cristã, e cuja inspiração é plena e suficiente para a vida Cristã.
    Agradeço a oportunidade de contribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso maior desejo, enquanto católicos, é que todos os que creem em Cristo integrem o seu Corpo Místico, que é a Igreja que ele deixou no mundo. Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica. Abominamos a divisão.

      Respeitamos e amamos a todos os protestantes ou "evangélicos", e rezamos por cada um de vocês todos os dias. Mas não amamos e nem respeitamos os erros e as heresias trazidas por Lutero, que tanto mal fizeram às almas.

      Respeitamos o seu direito de escolher a sua religião, a sua crença. Mas queremos que cada um de vocês vá além da letra, e da interpretação que o "pastor" faz da letra, e encontre a Verdade.

      Sabemos que os homens que dirigem a Igreja Católica comentem erros, e que muitas vezes, por culpa dos filhos da Igreja, a nossa imagem é manchada, distorcida. Mas o seres humanos estão sujeitos ao pecado, mesmo aqueles que abraçam a verdadeira fé. Os Apóstolos falharam, e assim também os seus sucessores. Mas Nosso Senhor prometeu que o inferno não prevaleceria contra a sua Igreja, por isso, essa mesma Igreja é sempre confiável na condução dos cristãos.

      Não importam os pecados dos padres ou dos bispos, ou mesmo do papa: a doutrina da Igreja é sempre segura. Não foi a Igreja nascente que produziu, inspirada pelo Espírito Santo, a Bíblia Sagrada? E não foi essa mesma Igreja que, no século IV, definiu quais livros formariam a Bíblia dos cristãos? E não foi a Igreja que copiou e preservou a Sagrada Escritura, através dos séculos, para que chegasse até nós, hoje?

      E que Igreja seria essa? Ora, não pode ser nenhuma igreja "evangélica", pois todas elas foram inventadas por homens, e começaram a surgir só depois do século XVI... A Igreja dos Apóstolos, a Igreja que a Bíblia chama de "coluna e fundamento da Verdade" (1Tm 3,15), só pode ser a Igreja Católica Apostólica Romana: a única que tem dois mil anos de história, a única que reconhece a autoridade do sucessor de Pedro, a única que procede dos Apóstolos.

      Então como eu poderia me basear apenas nas Escrituras, e ignorar a Igreja que nos deu as Escrituras?

      Sim, sei que vocês são assíduos aos cultos, Felipe. E o que se diz nos cultos? O que é incutido em vossas mentes, em cada um desses cultos, que vocês não perdem por nada? Que somente o que está escrito na Bíblia, literalmente, é que serve como regra de fé e prática para o cristão... Eu sei porque já fui um de vocês.

      É por isso que a imagem ilustra perfeitamente a mentalidade protestante: "placa de igreja não salva, só Jesus salva"... - Como se o Senhor mesmo não tivesse nos dado a Igreja para a nossa salvação. Qualquer argumento em contrário é sempre rechaçado com as seguintes afirmações: "Cadê a base bíblica", ou "quero que alguém me mostre onde está na Bíblia", ou então "quero que me prove biblicamente..."

      Então, a imagem é justa, é uma ilustração perfeita, e não tem a intenção de ofender, apenas de despertar, chamar a atenção, visando o bem de todos os cristãos.

      Abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  3. A acusação sobre as vãs repetições que os protestantes fazem é tão bizarra quanto ridícula. No texto em questão, Nosso Senhor diz que os pagãos pensavam que por muito repetirem vãs orações seriam atendidos por Deus. Ora, repetindo muito, ou repetindo pouco, ou não repetindo, os pagãos não podiam ser ouvidos, atendidos por Deus, pois não O tinham em conta e o que lhes era dado era tão somente por Sua bondade e misericórdia, e não por pedidos o que requereria um ato de fé e obediência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você nos viu dizer que os protestantes fazem vãs repetições, João Silva?

      Você tem razão, tudo o que recebemos de Deus é por sua bondade e misericórdia. Mas Deus nos diz que devemos pedir, e diz que devemos repetir e insistir, sim. Você já leu o Evangelho segundo S. Lucas? Vamos ler juntos?

      “Disse-lhes Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo e este for procurá-lo à meia noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo chegando de viagem procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer'. E o outro responde lá de dentro: 'Não me importunes, já estou deitado e meus filhos também, não posso levantar para te dar'; digo pois que mesmo que não queria levantar-se para dar o que pede o amigo, por ser seu amigo, o fará pela importunação, e lhe dará quantos pães ele necessitar.” (Lucas 11,5-8)

      Pois é, Jesus diz que devemos pedir muito, insistir nos pedidos, e seremos atendidos nem que seja pela nossa persistência...

      Obrigado pela participação, João, um abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
  4. Obrigado pela resposta rápida e elaborada. Embora sejamos de Igrejas diferentes, é sempre bom mantermos o diálogo e a troca de experiências. Mesmo sendo calvinista, aprecio o diálogo com qualquer outra Igreja Cristã, pois creio crescer em conhecimento e amor ao próximo.

    Apenas me referi à imagem como incorreta porque ela afirma que nós não necessitamos de sacramentos, de Igreja, e somos autosuficientes apenas por ter a Bíblia, o que não é o caso.

    Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, nós é que agradecemos pela sua participação e pela confiança em nosso apostolado. Entendo perfeitamente a sua postura, mas você há de convir que os protestantes históricos, como calvinistas e luteranos, em nosso país, são (infelizmente) uma minoria quase insignificante.

      Aqui no Brasil, quando se fala em "evangélicos", está-se referindo, em 99% das vezes, aos pentecostais, neopentecostais e seitas que se proclamam cristãs e dizem observar a Bíblia. Estes, você bem deve saber, realmente não creem em Sacramentos e nem na importância da Igreja ('placa de igreja não salva'...), senão somente na Bíblia.

      Nosso Senhor o abençoe e guie

      Apostolado Voz da Igreja

      Excluir
    2. Sim, concordo que somos uma minoria. Na verdade, muitas denominações evangélicas hoje nem mesmo sabem o que são os 5 Solas. Sei que os católicos não concordam com os Solas, mas vc há de convir que eles pelo menos dão algum sentido de doutrina. Por exemplo, o Sola scriptura. Silas Malafaia falou na Marília Gabriela sobre a Lei da Recompensa. De onde ele tirou isso, não sei... É uma visão estranha às escrituras o cristão ser sempre recompensado em vida, especialmente materialmente, por viver uma vida santificada. O maior problema das pessoas não é financeiro, mas espiritual e isto fica em segundo plano em algumas teologias hoje no Brasil.
      Por fim, quero dizer que desejo muito que todos os católicos e evangélicos fujam de discussões de baixo nível. Religião se discute sim, mas com conhecimento, amor ao próximo e foco na Glória de Deus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. José Osivan Barbosa de Lima16 de agosto de 2013 às 21:51

    Eu gostei do post e digo sem medo de errar, que rezar e fazer caridade são muito importante no caminho da evangelização.

    ResponderExcluir
  6. Henrique,
    Conheci seu blog hoje em uma busca sobre um assunto que ouvi na rádio canção nova...Gostei muito das explicações e me ajudaram muito sobre alguns aspectos da minha fé. Muitos dos assuntos eu tenho conhecimento devido ao aprendizado no catecismo, mas confesso que nem sempre acho de pronto na Bíblia. Sou católico convicto defensor da doutrina e da tradição.
    Para finalizar, quero parabenizar pela dedicação. A partir de hoje irei compartilhá-lo e utilizá-lo como mais uma fonte de estudo da palavra.

    Deus abençoe você e sua família.

    Ronivaldo Nunes

    ResponderExcluir
  7. Caros irmãos do blog eu tenho lido constantemente quase todos os artigos desse trabalho maravilhoso que vocês estão fazendo, melhorando o conhecimento teológico e doutrinário de nossa fé católica. Tenho aprendido muito com vocês, concordo em muito que certos momentos temos que seguir todo o ritual litúrgico que uma missa merece e necessita, mas as vezes eu não vejo mau nenhum em certos momentos da missa, o uso das palmas se torna interessante, como no acompanhamento de certas musicas, e na aclamação de uma homilia bem feita pelo padre que atinge direto o coração do fiel.

    Mas respeitosamente eu discordo quando você meu irmão vem com palavras tão duras como essa: Isso posto, impressiona-me constatar como o pensamento dos católicos está cada vez mais e mais protestantizado! Chegamos perto do caos!

    Não meu caro irmão nesse ponto não concordo com você, essa atitude de missas com palmas, línguas estranhas, musicas um pouco mais alegres vem de um movimento católico que é a renovação carismática que está evangelizando a nossa igreja e impedindo a saída de fieis para outras religiões principalmente os pentecostais e os neo pentecostais, e eu posso lhe afirmar que vários amigos meus que deixaram a nossa fé católica hoje estão de volta mais atuantes do que nunca.

    A nossa igreja hoje tem um líder o Papa Francisco sucessor da cadeira de Pedro, eleito pelo um conclave de cardeais, que após a renuncia de nosso amado Bento XVI, o proclamou o nosso Papa, de nossa Amada Santa Igreja Apostólica Católica Romana.

    Vejamos o que pensa esse líder de nossa igreja, sobre os carismáticos:

    Entrevista aos jornalistas no avião na volta a Roma depois da JMV:

    A Igreja no Brasil está perdendo fiéis. A Renovação Carismática é uma possibilidade para evitar que eles sigam para as igrejas pentecostais?

    Papa Francisco – É verdade, as estatísticas mostram. Falamos sobre isso ontem com os bispos brasileiros. E isso é um problema que incomoda os bispos brasileiros. Eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova.

    Veja como Deus e o Espírito Santo ilumina a mente desse homem, ele se arrepende e vê que os movimentos bem assessorados são uma graça para igreja, principalmente para a sua renovação.
    Assim meu querido irmão e amigo desse blog, eu estou com o Papa Francisco em gênero, numero e grau porque ele carrega a maior benção dada por Jesus, as chaves do céu, porque é o legitimo sucessor de Pedro

    "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus".Mateus 16:19

    Com isso ele pode renovar a igreja, renovar conceitos e dogmas, o que de certa forma já está fazendo, fique com Deus e que a paz de Jesus esteja em seu coração.

    Silas Coelho.

    ResponderExcluir
  8. Libera me Domini do ecumenismo com os hereges!!!
    Nem todo que diz Senhor, Senhor entrará nos Reinos do Céu.Hereges arrependei-vos e volte para Santa Mãe Igreja, pois Cristo instituiu um só Igreja e quer que TODOS sejam católicos!!

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir