Nota de esclarecimento

Respondendo às perguntas:

Há pouco mais de uma semana, um repórter da revista "IstoÉ" entrou em contato comigo por telefone, perguntando-me se, enquanto leigo católico atuante e estudante de Teologia, responsável por uma página católica de relativa visibilidade, eu poderia responder a algumas perguntas sobre o Papa Francisco. Concordei, e na mesma ligação telefônica ele me fez umas três ou quatro perguntas, insistindo sempre em saber qual a opinião dos setores mais conservadores da Igreja com relação ao Papa, se havia algum descontentamento ou desaprovação quanto a algumas de suas atitudes.

Respondi que sim, que esse desagrado de fato existe, – o que não é segredo nenhum, – e qualquer breve pesquisa na internet o deixa muito claro. Perguntou-me ainda este repórter se os leitores de "O Fiel Católico" já se haviam manifestado nesse sentido, e eu disse que já havia recebido diversos e-mails e alguns comentários no site, de católicos de linha mais tradicional, manifestando preocupação quanto a questões como o ecumenismo, a descontinuidade do zelo litúrgico que foi tão marcante no papado de Bento XVI e uma falta de firmeza ou de clareza quanto a determinados pontos teológico-doutrinais.

Durante toda a conversa, frisei que essas opiniões partiam de alguns leitores do site e da revista, e que não expressavam, necessariamente, as minhas próprias convicções, deixando muito claro que não pertenço a nenhum grupo sedevacante nem sou opositor do Papa. Fiz questão de mencionar, inclusive, que a visita do Papa ao Brasil, no meu entendimento, foi um precioso momento de proclamação da fé católica para o mundo, que haveria de gerar belíssimos frutos. E ele me garantiu que nada seria publicado além do que eu textualmente lhe dissera. Alguns dias depois, perguntou-me se um fotógrafo poderia fazer algumas fotos minhas para ilustrar a matéria, com o que concordei.

Para a minha surpresa, o que vi na revista "IstoÉ" desta semana (nº 2285 - 4set/2013) foi uma matéria altamente tendenciosa, com a manchete sensacionalista e forçada: "Os ultraconservadores contra o Papa Francisco"(???) e, logo abaixo da foto do Papa, a minha própria imagem em destaque, dando a entender que sou uma espécie de porta-voz dos tais ultraconservadores contra o Papa.

A matéria ainda diz o seguinte: "Barulhentos e influentes, católicos tradicionalistas questionam o suposto descaso do sumopontífice com a liturgia da religião"... Rir ou chorar? Escolham meus leitores, que sabem que eu nunca, jamais, em tempo algum, critiquei ou fiz oposição ao Papa.

Pior: minha esposa acessou a página da referida revista na internet e encontrou lá disponível a tal matéria, junto com uma enxurrada de comentários com críticas à minha postura "reacionária", alguns dizendo que "o Henrique quer ser Papa" e outras coisas mais...

Bem, sendo assim, só para que fique muito clara a minha postura com relação a este assunto, acrescento abaixo a lista com todas as postagens que trataram do Papa Francisco neste site. Dou um milhão de reais, dólares ou euros (o que preferirem) a quem encontrar uma linha que seja com alguma afirmação "ultraconservadora", ou "de oposição radical" ao Papa, como foi afirmado na tal revista. Segue:

** Depoimento de Dom Odilo Cardeal Scherer sobre a eleição do Papa Francisco (texto do Cardeal Arcebispo de São Paulo, que só faz elogios ao Papa recém-eleito);

*** Quem é o Papa Francisco? Primeiras informações sobre o novo Papa (um breve histórico do Papa que acabava de se apresentar);

**** Vaticano já divulgou o Brasão do Papa Francisco (apenas divulgando o Brasão Papal);

***** Primeira encíclica do Papa Francisco será apresentada na próxima sexta-feira (divulgando a primeira encíclica do Papa – nesta e na anterior fica claro o quanto este site 'faz oposição' ao Papa...)

****** Deus vos abençoe e conduza, Papa Francisco, 266º Sumo Pontífice da Igreja! (sem comentários – no título já se pode notar o grande ódio que este site dedica ao Papa Francisco...).


E é só. Acho que não preciso dizer mais absolutamente nada. A não ser que diversas informações veiculadas pela "IstoÉ" são, simplesmente, falsas. Eu nunca disse ao repórter que o Papa está "fazendo pouco" da Tradição da Igreja, e também não disse que recebo "dezenas de e-mails diariamente" com críticas ao Papa. Disse que já recebi e recebo críticas, e vejo também muitas críticas em outras páginas católicas. Pois é, eu, – que nunca fui leitor da "IstoÉ", – agora percebo da pior maneira que ela não é digna de crédito.

Finalizo com as palavras de incentivo que recebi do Jefferson Nóbrega, responsável pelo blog "In Praelio": "Convenhamos, dizer que o Papa 'não defende ANTIGAS bandeiras (sic)1 da Igreja' já demonstra o total descrédito dessa reportagem!".

______
1. A reportagem diz também que o Papa "não defende 'antigas bandeiras' da Igreja, como a reprovação à homossexualidade e ao aborto"..
.
ofielcatolico.blogspot.com

14 comentários:

  1. Meu caro amigo Henrique,
    Esta é apenas uma pequena amostra do que está por vir. Imaginem o que não estão fazendo com os discursos do próprio Papa Francisco, construindo a versão da verdade que desejam, para sempre denegrir a Igreja e o que não será quando acabar esta "lua de mel" da mídia - será crucificado certamente. Infelizmente não se trata apenas da irresponsabilidade ou falta de profissionalismo mas uma ideologia movida pelo príncipe deste mundo... Isto só mostra como este seu trabalho é importante. Ass. Daniel Coelho

    ResponderExcluir
  2. Peça direito de respostas e esclareça isso para que não fique dúvida e toda vez que fizer uma entrevista grave. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. No dia 29/08/2013, dia do martírio de São João Batista), foi apresentando no programa na (I)Moral da Rede Globo de televisão do falastrão do Pedro Bial um debate sobre o aborto que mais parecia uma atividade masturbatória, 5 contra um, eram eles: o ateu que queridinho da rede globo draúzio varela, uma abortista das falsas católicas pelo direito de decidir, a atriz Cláudia Abreu, a cantora e atriz Emanuelle Araújo e o próprio apresentador que deveria ser imparcial, mas, se tratando da globo não foi, e não precisa dizer que todos foram a favor do aborto, e o outro, bispo auxiliar Antônio Augusto, da arquidiocese do Rio de Janeiro o único contra o aborto. Trago isto para demonstrar que a globo colocou suas garras de fora, mostrou sua cara e escancaradamente, se pronunciou a favor do aborto, agora, será questão de tempo em que o aborto será implantado no país, pois aonde a rede globo coloca suas mãos, o suflo da morte toma conta de tudo, e seu poderio que é maior que da Igreja será mais uma vez sentida em todo o país. E dá-lhe criança (sem) esperança.

    Isto que coloquei acima + que o Henrique trouxe neste post com relação as respostas feitas aos repórter da Isto É que deturpou totalmente as respostas do Henrique nesta reportagem, demonstra como nossa imprensa é: tendenciosa, velhaca e sem nenhuma confiança.

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique. A Paz irmão!
    Não li o artigo da IstoÉ, mas imagino que não deve estar sendo fácil você ter que sair em defesa daquilo que não fez. Isso mostra que de fato as pessoas não merecem nossos créditos, ainda mais essa mídia medíocre e descrente. Tenho acompanhado suas colocações e não vi em nenhuma delas você se colocando como opositor do Santo Padre. Muito pelo contrário, o que fez e faz é sempre elevar as obras da Igreja e elevar as boas ações a nível de esclarecimento. Confesso que quando li um post seu sobre a "pobreza" compreendi perfeitamente o queria dizer.
    As pessoas podem espernear, quererem fazer você se sentir mal por ter a coragem de explanar as ações do Santo Padre (repito, que não foram de oposição), porém podem anular o grande servo de Deus que foi Bento XVI? Ora, não temos mais o direito de fazer observações às coisas que verdadeiramente devem ser observadas.
    Muitos Católicos se deixam levar pelo sentimentalismo e isso não é bom. Não se pode falar nada com respeito ao Santo Padre que somos mal interpretas agora? Francisco é um grande servo de Deus e está fazendo muitas coisas importantes, porém concordo que algumas ações dele podem sim prejudicar atos litúrgicos e que com tanto aprecio custou para entrar em nossos corações. Já falei e sempre vou repetir, a pobreza maior na qual Francisco se refere deve partir do coração. Não vai ser o sapato, a cadeira ou objetos sagrados que mudará a intenção se não partir do coração. Será que sou tradicionalista e contra o Santo Padre por ter essa opinião e expor? Tenho no meu coração que Ele está sendo um grande servo e de muita importância, porém fico muito, mas muito irritado quando fazem comparações. Enfim, que nunca esqueçamos que Ele é humano e pode sim cometer falhas. Uma palavra mal colocada por parte dele pode sim colocar três, quatro, dez anos ou de dois mil anos de evangelização em questão. Sempre é bom termos pessoas que fazem a gente refletir. Ora, vejo seu papel fundamental nisso. Só assim crescemos.
    Escrevo esse comentário e vejo Papa Francisco bem ao lado. O mais legal, os dois juntos. Como podem o criticar por isso. Único meio de comunicação que vejo isso. Não se deixe abater e siga em frente no seu apostolado. Conte com minhas orações.
    francoadm@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quem acompanha o seu trabalho não se enganou com a matéria pois conhece a sua postura com relação ao Papa.

    Alegre-se Henrique,
    isso mostra que você está fazendo um ótimo trabalho defendendo a Igreja de Cristo, que até se prestaram a tentar confundir as pessoas com relação ao seu trabalho.

    Sou jovem e o seu blog me ajudou muito a permanecer na Igreja Católica e tirar as besteiras protestantes da minha cabeça.

    Obrigado (=

    ResponderExcluir
  6. Rafael envie uma carta urgente à revista exigindo publicação porque creio que como esta é muito lida poderá trazer problemas para voce entre as autoridades da Igreja já que o atual papa é hiper querido pela hierarquia católica em geral, muito mais do que o saudosos papa Bento XVI.

    ResponderExcluir
  7. Incrível como uma reportagem pode distorcer os fatos e prejudicar pessoas. Não pare de chamar a atenção para este fato, e se defenda, porque este fato é grave. Um abraço do seu amigo protestante!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, procure de alguma forma de se defender, afinal o que esta revista fez é grave! Eu dei uma rápida olhada na reportagem, e colocaram palavras na sua boca, coisas que você jamais disse. Você não é um católico dito tradicionalista. Isso já mostra que a Isto É, como a mídia em geral, não é confiável. Nunca vi reportagem mais tendenciosa. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Isso o que a revista fez é muito grave! Colocaram palavras na sua boca, coisas que você jamais disse. Foi desonestidade dessa revista. Incrível como podem distorcer os fatos. Mas infelizmente, não apenas a revista Isto É, como a mídia em geral, não é confiável, pois trabalha para o marxismo cultural. Concordo com o Filipe Santos, procure se defender, não pode deixar que fiquem te caluniando desse jeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. NÃO LI A REPORTAGEM, MAS SINTO QUE ESSA REVISTA QUER FAZER SUCESSO ACIMA DA VERDADE, QUE É JESUS.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Henrique,
    Veja que maravilhoso texto do Padre Paulo Ricardo sobre os que querem mostrar uma divisão da Igreja e entre o Papa Francisco e Bento XVI. Tenho certeza que você como católico verdadeiro comunga da mesma posição. Que tal mandar este texto para aquele repórter fajuto, para quando ele se decidir escrever com seriedade e qualidade, poder usar como exemplo. A Paz de Cristo
    http://padrepauloricardo.org/blog/o-filho-da-igreja-e-os-filhos-do-partido
    Daniel Coelho

    ResponderExcluir
  12. Meu caro amigo blogueiro, não conhecia seu trabalho até o dia de hoje e ler a revista (que infelizmente eu assinava) mencionada, lhe procurei na internet com curiosidade e medo sobre seus supostos pensamentos, mas olha que grata surpresa eu tive ao ler este post bem como outros que se encontram em seu blogger, estou maravilhado, e agora sem medos, digo que se este site é ultraconservador, o diálogo e o acolhimento de todos os ossos irmãos estão garantidos, e a obra de Jesus Cristo permanece firme em seu propósito, sou um "novo" Católico, cru e ainda inocente na vida missionária, mas uma coisa eu sei, conservadorismo aqui eu não encontrei, pelo contrário, aqui se acolhe a opinião de todos, sem discriminação (tradicionalista ou não), iniciei este comentário como amigo, mas agora encerro como irmão, que a Paz de Cristo lhe acompanhe, meu irmão. Ass: Patrick de Araujo Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Patrick, agradeço pela gentileza e pelas palavras de incentivo. Fico feliz em confirmar o que eu já sabia: para esclarecer a situação, basta vir aqui e checar o que eu escrevo e o que realmente defendo.

      Só faço uma pequena ressalva ao seu comentário: cuidado com os pequenos preconceitos, que às vezes assumimos sem perceber. Nem todo conservador é ruim, muito pelo contrário: as coisas boas e que sempre funcionaram devem, sim, ser conservadas por cada um de nós.

      Além de tudo, a missão confiada à Igreja por Jesus foi, antes de tudo, a de guardar os seus ensinamentos, isto é, conservá-los, e transmiti-los a todos os povos.

      Abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  13. Não existe católico conservador e nem liberal, nem progressista.Esses termos ( conservador, liberal, progressista) são importados por lobos em peles de cordeiro (ou de Pastor) e semeado como o joio no meio católico.Católico de verdade segue a Doutrina imutável de nosso Senhor Jesus Cristo, é fiel ao Papa, ao Santo Magistério e defende a honra da Santa Igreja!!
    In Corde Jesu, semper!!

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir