Índice de respostas a questionamentos protestantes/"evangélicos"


No decorrer dos últimos dois anos, tempo de existência deste blog, respondi e tenho respondido a inúmeras perguntas enviadas por pessoas que se identificam como "evangélicas". Muitas (a maioria) delas não chega a deixar nome ou meio de contato, mas deixam uma mesma marca inconfundível: questionamentos à Igreja Católica, que são sempre muito característicos. Muitas das mensagens deixadas aqui (algumas por e-mail), são mais ataques à Igreja do que propriamente perguntas ou questionamentos de fato.

Gostaria de lembrar e deixar claro que (conforme consta no rodapé de todas as páginas deste blog) apesar de eu ser o idealizador e principal editor da revista e do blog "Voz da Igreja", sou assistido e coordenado por um sacerdote, o Pe. Marcelo Monge (pároco de São João Batista do Brás e diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo), e todo o conteúdo aqui publicado é produzido por uma equipe competente. Tudo o que divulgamos, no sentido de orientação sobre doutrina e espiritualidade católica, é fundamentado na Escritura, no Catecismo(CIC), na Patrística e nos Documentos da Igreja. Assuntos mais específicos, como por exemplo a orientação sobre os Sacramentos, são revisados também por Dom Edmar Peron, Bispo da Arquidiocese de São Paulo.

De qualquer maneira, temos percebido e constatado que as perguntas que nos chegam, partindo destes nossos irmãos autodenominados "evangélicos", são sempre as mesmas, que se repetem desde o começo da existência deste nosso apostolado. Realmente não existem grandes diferenças entre uns e outros destes questionamentos específicos. A maioria destas questões já foram por nós respondidas, algumas delas em mais de uma oportunidade. Ocorre que nossos novos visitantes não sabem disto, nem teriam como saber, por isso repetem novamente os mesmos questionamentos e acusações.

Partindo desta realidade, resolvemos montar um índice específico, cujo link deverá figurar, a partir desta data, na coluna fixa à direita de todas as páginas deste blog, sob o título "Questionamentos protestantes e/ou "evangélicos". O índice irá abranger uma lista com os principais argumentos (sempre repetidos ) contra a Igreja Católica já respondidos por este apostolado, os quais disponibilizamos abaixo. Boa pesquisa e boa leitura!

A Bíblia Sagrada e a Santa Igreja

Uma Igreja ou muitas igrejas?

Qual é a Pedra sobre a qual se fundamenta a Igreja neste mundo?

Pedro, o primeiro Papa

A Igreja Católica foi fundada por Constantino?

Constantino, Lutero e o Papa

Por que a Igreja Católica é "Romana"?

As "sete igrejas" do Apocalipse

A Igreja é santa? Como assim?

Erros dos filhos da Igreja

Infalibilidade papal: o Papa é infalível? Quando? Como?

A Bíblia é a "única regra de fé e prática" do cristão?

A Bíblia é a "única regra de fé e prática" do cristão? - 2

A Bíblia é a "única regra de fé e prática" do cristão? - 3

Jesus ensinou ou deixou-nos alguma religião?

Imagem na Igreja é idolatria? - 1

Imagem na Igreja é idolatria? - 2

Imagem na Igreja é idolatria? - 3

A Bíblia e a proibição de imagens

A origem e a história do papado

Resposta ao leitor: o Magistério, a Tradição Apostólica e as Escrituras

Quem pode ser chamado santo?

Os santos estão mortos ou podem interceder por nós?

Como era o culto dos primeiros cristãos

Tradições de homens e Tradição da Igreja

O Sinal da Cruz

A Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa

Origem da devoção à Virgem Maria

Os católicos estão diminuindo no mundo?

Devemos "orar" ou "rezar"?

Milagre com hora marcada?

Falar em "línguas estranhas"

Teólogo protestante quer ver o Papa como líder de todos os cristãos

Católicos precisam aceitar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador?

O que é preciso para ser "pastor", "bispo evangélico" ou fundar "igrejas" no Brasil - 1

O que é preciso para ser "pastor", "bispo evangélico" ou fundar "igrejas" no Brasil - 2

Exploradores da fé

Virgindade perpétua de Maria, Mãe de Jesus

A origem da devoção à Virgem Maria

Sobre Lutero, Constantino e teorias da conspiração

O Natal é uma "festa pagã"?

O Natal de Jesus Cristo

A "igreja universal" (IURD), a TV Record e o Papa

Podres da "igreja universal" - 1

Podres da "igreja universal" - 2

Prostrar-se (ajoelhar-se) é adorar?

Ex-ministro protestante explica porque a Missa é mais bíblica do que o culto "evangélico"

Porque não existe "bispo evangélico"

Existe diferença entre orar e rezar?

Teologia da prosperidade

Testemunho de ex-"pastor evangélico" convertido ao catolicismo - 1

Testemunho de ex-"pastor evangélico" convertido ao catolicismo - 2

Testemunho de ex-"pastor evangélico" convertido ao catolicismo - 3

Toda uma comunidade "evangélica" se converte ao catolicismo

Toda uma comunidade evangélica se converte ao catolicismo - vídeos

Bispos anglicanos convertem-se à Igreja Católica

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 1

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 2

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 3

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 4

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 5

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 5 (parte2)

Testemunho de ex-"evangélico" convertido ao catolicismo - 5 (parte 3)

Testemunho de fé de Henrique Sebastião, criador da revista e do blog Voz da Igreja - 1

Testemunho de fé de Henrique Sebastião, criador da revista e do blog Voz da Igreja - 2

Testemunho de fé de Henrique Sebastião, criador da revista e do blog Voz da Igreja - final
-

5 comentários:

  1. Caro amigo, eu gostaria de sugerir uma matéria. Há um tema que eu necessito me aprofundar e creio que muitos católicos também. É com relação às acusações de que a Igreja adulterou os dez mandamentos.

    Sendo a Igreja Católica a verdadeira Igreja de Cristo, e a coluna e fundamento da verdade ela tem toda a autoridade para criar um resumo dos mandamentos descritos em Êxodo e Deuteronômio, assim como o próprio Cristo fez. Como católico convicto não tenho dúvida disso. Mas o problema é tentar explicar isso aos protestantes. Como eu havia dito preciso me aprofundar no tema, porque os meus argumentos ainda não são bem estruturados para tentar convencê-los, principalmente os sabatistas, que nos acusam de mudar o 3º mandamento, guardando o domingo em vez do sábado.

    Como você possui um conhecimento superior ao meu e um dom de Deus para escrever artigos eu peço a sua ajuda neste tema, se possível...

    Felipe Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas complementanto o que eu havia dito: encontrei um texto em 2Reis 17, 35 que acho que explica o porque da Igreja definir os seguintes textos de Exodo como um único mandamento:

      "Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam."Ex 20,3-5


      "O Senhor tinha feito com eles uma aliança e lhes tinha dado a seguinte ordem: Não adorareis outros deuses, nem vos prostrareis diante deles; não lhes prestareis culto, e não lhes oferecereis sacrifícios." 2Reis 17, 35

      Excluir
    2. Oi, Felipe, obrigado pela participação e pelo interesse. Sua sugestão está anotada. Andarei bastante ocupado nas próximas semanas, mas assim que possível entraremos no assunto que você está propondo.

      Deus o abençoe, e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a sua vida!

      Henrique Sebastião

      Excluir
  2. Henrique, como é tola a humanidade!!!
    Desde sua existência, a humanidade, os intelectuais e os donos da verdade vivem a criar religiões, e outorgando à elas, o SELO DA VERDADE!
    Vocês católicos dizem ser os ÚNICOS PORTADORES DA VERDADEIRA RELIGIÃO E DA VERDADEIRA IGREJA! Os mórmons dizem que são a ÚNICA E VERDADEIRA RELIGIÃO RESTAURADA NA FACE DA TERRA POR DEUS!
    Os muçulmanos idem, pois atribuem ao Profeta Muhamed, o ÚNICO PORTADOR DA VERDADEIRA MENSAGEM ENVIADA POR DEUS, ATRAVÉS DOS ANJOS!
    OS MÓRMONS DIZEM E ACREDITAM COM TODA SUA FORÇA QUE SEU PROFETA JOSEPH SMITH RECEBEU DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, INSTRUÇÕES PARA PREGAR EM TODA A TERRA A RESTAURAÇÃO DA IGREJA QUE APOSTATOU. (E por que não? Todos vocês alegam terem tido visões e revelações do alto, e porque não Muhamed, Joseph Smith, Lutero, OU MEU CUNHADO QUE DIZ VER OS ANJOS???)
    Quanta presunção de todos vocês. Leia: TODOS VOCÊS, SEM EXCEÇÃO!! CATÓLICOS, PROTESTANTES, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, MUÇULMANOS, JUDEUS, BUDISTAS, ESPÍRITAS, UMBANDISTAS, MÍSTICOS, ESPIRITUALISTAS, ATEUS E... TODOS NÓS MORTAIS!
    Só que vocês são capazes de provocar e desencadear as mais sangrentas das guerras... EM NOME DE BUDA, EM NOME DE ALLÁH, EM NOME DE CRISTO, EM NOME DA RELIGIÃO PROFESSADA, EM NOME DE YAVÉH, E EM NOME DO DEUS DE CADA UM, SÃO CAPAZES DE PERSEGUIR, MARTIRIZAR, ASSASSINAR, E SE POSSÍVEL, CRUCIFICAR A PAZ QUE AINDA NOS RESTA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Antônio Lídio Gomes, como é tolo o seu raciocínio!!!

      Como é superficial a sua análise das coisas! Com que facilidade, sem nenhuma ponderação, você soca todas as religiões, crenças e seitas do mundo num mesmo saco! Eu tenho tanta coisa para fazer e vem você me fazer perder tempo com bobagens...

      Quer dizer que, no seu parco entendimento, não há exceções? Todas as formas de fé são iguais, e igualmente nocivas? E quer dizer também que as religiões são as responsáveis pelas guerras, mortes e todos os males da humanidade?

      Não, meu caro, você etá redondamente enganado. Por mais que repudie as religiões, você tem que admitir que uma árvore se reconhece por seus frutos. Então encare a verdade e veja que a Igreja Católica construiu a civilização ocidental, criou a universidade, estabeleceu o conceito de caridade e fraternidade, compaixão e amor ao próximo neste mundo.

      Enquanto isso, os sistemas de governo antirreligiosos foram os responsáveis pelos maiores massacres da história da humanidade. Já ouviu falar em Pol Pot? Stalin? Mao Tse Tung? Todos eram inimigos declarados da religião, e veja o tamanho da porcaria que eles fizeram, quantos milhões torturaram e assassinaram cruelmente... Não foi a religião que provocou tanta barbaridade: veja o seu pensamento limitado e preconceituoso caindo por terra, esfacelado.

      Pois é, buscar entender um pouco melhor as coisas, antes de disparar a metralhadora de asneiras, é coisa muito recomendável.

      E antes de apelar para o argumento mais manjado que todo arrogante que não conhece História adora usar, - a inquisição, - estude só mais um pouquinho e aprenda que naquele período histórico o Estado era muitíssimo mais rigoroso do que a Igreja, sendo que a própria Igreja tomou medidas no sentido de abrandar as penas que este infligia. Procure conhecer um ramo da historiografia denominado História das Mentalidades, para entender que não podemos analisar padrões mentais e de comportamento de um outro período histórico com base nos padrões de moral de hoje.

      Ainda sobre esse tema, recomendo a leitura do livro "A Inquisição e o seu Mundo", do Profº João Bernardino Gonzaga (Saraiva), que você pode baixar gratuitamente em PDF, aqui mesmo neste blog (procure na coluna à direita).

      O problema da maldade humana independe do fator religioso. Os homens maus sempre encontrarão uma desculpa para praticar a sua maldade, independente de professarem esta ou aquela religião; - incluído aí o ateísmo militante, uma das 'religiões' mais irracionais de todas.

      Em outras palavras, o problema não é a religião ou a falta dela. Regimes teocráticos e ateus igualmente cometeram barbaridades. Dentro desse panorama, basta um breve olhar sobre todo o imenso bem que a Igreja Católica sempre praticou e continua praticando no mundo, seja pela sociedade como um todo ou seja pelo bem dos pobres, dos doentes, dos órfãos, dos idosos e dos sofredores de todo tipo.

      Deus o salve

      Henrique Sebastião

      Excluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir