![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitSqHHwDPSkZzSNXGyF4_6IKm5QaTrQ8jEyUml4eJLLR4ieufaGONJBNkHoRQYHwr9WJvH2_BZ7C-MMhAWUOI17SBl3RHzgxbtmcFNgAK8Z56OpYY9bre3F5n7ns2g1MlDE4FSUDDbe6I/s400/Coroa.jpg)
A Quaresma é um grande tesouro da Tradição Cristã: oportunidade para renovar a experiência do Amor de Deus em nós.
O que quer dizer Quaresma?
A palavra Quaresma vem do latim quadragesima. Designa o período de 40 dias que antecedem a festa maior do cristianismo: a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus, celebrada na Páscoa Cristã. Essa prática vem desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa: para os católicos é um tempo muito especial, que serve de preparação para a grande festa da Páscoa. A Igreja nos chama a usar esse tempo especial para a reflexão e a busca de uma verdadeira conversão pessoal. Todo católico pode e deve aproveitar essa oportunidade para se aproximar de Deus, nosso Pai. Só assim é possível crescer espiritualmente. E a espiritualidade é a base de tudo o que podemos desejar nesta vida. “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Jesus Cristo - Mt 16, 24).
Toda Quaresma significa um recomeço, um renascer para uma vida mais plena, mais completa e feliz. O objetivo concreto de cada Quaresma é nos tornarmos pessoas melhores, para nós mesmos e para o nosso próximo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
O cristão se recolhe, em oração e penitência, para preparar seu espírito para acolher o Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa. Simbolicamente renascemos junto com Cristo!
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 dC, a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias: assim surgiu a Quaresma.
Qual o significado dos 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que seguem significam o tempo da nossa vida na Terra, com suas provações dificuldades. A duração da Quaresma está baseada na simbologia bíblica: 40 dias do dilúvio, 40 anosde peregrinação do povo judeu no deserto, 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto, 400 anos do exílio de Israel no Egito... Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes: representam uma preparação do espírito para algo que está por vir.
O que fazer no tempo da Quaresma?
A Igreja propõe 3 linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
O que quer dizer penitência? Se a Penitência é tão importante na Quaresma, o que significa? Penitência significa, principalmente, conversão. Conversão de vida, de hábitos, do nosso jeito de se e viver. Nos Evangelhos, Jesus fala dos atos de penitência que as pessoas praticavam no seu tempo. Ele critica o jeito superficial com que eram praticados. Esmola, jejum e oração são gestos de penitência, mas para que servem?
A finalidade da penitência é nos voltarmos profundamente para Deus, nos encontrarmos com Ele no íntimo do nosso ser, no segredo do nosso coração. É isso que o Senhor ensina:
“Quando, pois, derem esmola, não permitam que toquem trombeta diante de vocês, como os hipócritas... Que a sua mão esquerda não saiba o que faz a direita... e seu Pai, que vê o oculto, lhe recompensará. Quando rezarem, não sejam como os hipócritas, para serem vistos pelos homens. Entre em seu quarto e feche a porta, ore em segredo ao Pai, pois Ele, que vê o oculto, lhe recompensará. E quando jejuarem, não o demonstrem, como os hipócritas... Para que o jejum não seja percebido pelos homens, mas pelo Pai, que está oculto; e seu Pai, que vê em oculto, lhe recompensará” (Mt. 6, 2-6).
Vemos que o principal significado da penitência é interior, espiritual.O esforço da penitência é para “entrar em si mesmo”, no mais profundo do próprio ser, onde Deus fala conosco. A pessoa exterior deve ceder, em cada um de nós, à pessoa interior, e lhe dar o lugar. Jesus indica que os atos de penitência são principalmente interiores, e não para exibir, pois assim seriam falsos. Pelo contrário, a penitência, como conversão, requer que a pessoa rejeite as aparências, saiba se libertar da falsidade e se reencontrar em sua verdade interior.
A Quaresma deve passar pelo homem interior: pelos corações e pelas consciências. É este o esforço essencial da penitência. Ela não é um esforço, um peso: é uma alegria! Uma alegria do espírito, alegria que outras coisas não podem nos dar.
Por que este tempo? Tudo o que a Igreja nos aconselha a buscar durante a Quaresma é válido para qualquer época do ano. O cristão não deve buscar o Reino de Deus somente na Quaresma, mas em todos os dias da sua vida. Por uma questão de orientação e tradição, para facilitar a prática da piedade, a Igreja prescreve oficialmente o jejum a todos os batizados, pelo menos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias, para pessoas entre 18 e 60 anos. Mas podem ser substituídos por outros dias, conforme as necessidades de cada fiel. O jejum, como toda penitência, é uma forma de educação do espírito, no sentido de reverter alguma coisa mundana, de que gostamos muito (uma comida, uma bebida...) em serviços de amor e caridade. O “sacrifício” pode ser escolhido livremente: você pode deixar de beber cerveja por um mês, e usar o valor que gastaria para o bem de alguém que precisa. Vamos tentar?
Texto de Henrique Sebastião
Ref. bibliográfica: KEELER, Helen; GRIMBLY, Susan. 101 Coisas que Todos Deveriam Saber Sobre o Catolicismo. São Paulo: Pensamento- Cultrix, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".
** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.
*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.