É Páscoa! Aleluia!


O Domingo da Páscoa é a celebração da nossa passagem definitiva da morte para a Vida, que culmina, de todas as ricas celebrações que aconteceram durante essa semana abençoada.

Na Semana Santa se concentra a vivência de tudo o que é essencial na nossa fé. Essas celebrações antiquíssimas são o fruto de séculos e séculos da experiência da vida em Cristo. São cerimônias muito bonitas e significativas, porque atualizam perfeitamente aquilo que cremos e somos: os ramos nas mãos, o Lava-pés, a Instituição da Eucaristia, o acompanhar das procissões, a celebração em torno da fogueira, o traslado do Santíssimo, a vigília e adoração, a exaltação da Santa Cruz, a celebração festiva da Ressurreição...

Além das celebrações litúrgicas comuns a toda a Igreja, a devoção popular acrescentou outras celebrações que já se tornaram tradicionais, como por exemplo as encenações teatrais. Dificilmente uma pessoa pode ficar insensível diante do Mistério da entrega de Jesus por nós. Este é o tempo para convidar nossos parentes e amigos a visitarem nossa comunidade, nossa paróquia, compartilhar toda a beleza e santidade deste tempo especial.

Ao participar dessas celebrações, deixamo-nos tomar por um grande sentimento de gratidão ao Senhor. A História da nossa Salvação, preparada para nós por Deus desde antes do início dos tempos, é tão bela e impossível de entender e mensurar, para nós, que só podemos nos encantar.

Se nós achamos difícil dedicar algumas poucas horas de nossas vidas pelo bem dos outros, como imaginar o Sacrifício de Jesus no Calvário? Ele, sendo Deus, Criador, Fonte da Vida, Princípio e Fim de todas as coisas, livremente se fez humano e frágil, pobre e humilde, somente por amor a nós. Viveu toda uma vida de simplicidade e entrega, até o final, quando, manso e humilde, entregou sua vida pelo resgate de cada um de nós. Foi espancado, humilhado, cuspido, blasfemado e torturado, até se entregar à mais pavorosa das mortes, e o fez unicamente pela nossa salvação. Como agradecer a esse Deus Vivo e Amoroso?

Do divino Sacrifício de nosso Senhor, surgiu um povo novo: o verdadeiro Povo de Deus, a Igreja, os membros da Nova e Eterna Aliança com Deus, que agora celebra a Páscoa da Ressurreição, o Triunfo da Vida sobre a Morte.

O Jesus da entrada triunfal em Jerusalém, o do Lava-pés e o da Santa Ceia, é o mesmo da Paixão e da Cruz, da morte e sepultura. E também é o mesmo da Ressurreição gloriosa, que está conosco todos os dias e nos garante a vida eterna!

Este é o Senhor da nossa vida, que percorreu a via dolorosa e realizou o nosso encontro com o Pai, abrindo o caminho para todo ser humano que queira realizar sua busca de Deus sem enganos e dificuldades impossíveis de superar. É Ele o nosso único Senhor e Salvador!

Celebrar a Páscoa; a Memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é testemunhar a nossa fé na vida, na vitória do bem. Por isso a Igreja canta alegremente, celebrando o Salvador e a Salvação por ele trazida.

A consequência é o convite que a Igreja faz a todos nós, para testemunharmos a nossa fé por meio da prática do amor e da fraternidade. Jesus mesmo nos chama a dar um novo sentido às nossas vidas: que elas sejam marcadas pelo otimismo, pela alegria, pelo compromisso de amor a Deus e aos irmãos.

Alegremo-nos! O Senhor ressuscitou! E junto com ele, cada um de nós! Feliz Páscoa! Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir