Ultimamente temos visto tantas inovações na maneira de celebrar o Santo Sacrifício, que por vezes ficamos atordoados. É um tal de "missa-balada", "missa-show", "missa-afro", "missa-sertaneja"... Andam trocando o canto litúrgico por forró, batucada, hip-hop... Será que esses tipos de música são apropriados para louvar e honrar a Deus? Até que ponto podemos ou devemos mudar a Celebração Eucarística para "agradar o povo"? A Missa é santa ou deve ser celebrada somente de maneira a agradar às pessoas, como se fosse um simples encontro social? No vídeo abaixo, Pe. Demétrio faz uma reflexão a respeito destes temas.
6 comentários:
Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".
** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.
*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pe. Marcelo A. M. e leigos da Pastoral da Comunicação, o vosso Blog "Voz da Igreja" é muito bem feito e muito fiel à nossa Santa Igreja Católica. DEUS vos abençôe sempre a ao vosso Ministério. Ao voso serviço... Adriano Vinícius
ResponderExcluirAdriano Vinícius Costa http://vaticano-on-line.blogspot.com
Particularmente, gosto de silêncio e recolhimento nas celebrações. Barulho demais e agitação não favorecem o encontro com Deus. Algumas vezes, estamos tão cheios de barulhos que fica insuportável o silêncio exterior. O silêncio ressalta meus barulhos internos. Encontrar Deus pressupõe recolhimento pois Deus mora dentro de cada uma de nós, bem juntinho da gente desde quando fomos batizados.
ResponderExcluirSelso Moraes...( Missa Carismática )Eu sou coordenador da RCC Paroquial, realmente músicas fora do contexto liturgico desfocaliza a celebração, isto eu tenho comprovado atrapalha muito, por isso foi modificado o genêro da música, tipo eletrônica, marcha tipo carnaval estão sendo iliminadas, e também músicas gospel protestante, levando músicas referentes ao tema dando sintonia a celebração...e o resultado são de lindas Missa onde todas as pessoas são envolvidas pelo Calor Divino na Eucarístia.
ResponderExcluirAgradecemos às amáveis palavras, Adriano Vinícius.
ResponderExcluirFazemos este trabalho com muito amor e zelo no Senhor Jesus Cristo. Também gostamos do seu blog "Vaticano online", que já linkamos por aqui. A Paz de Cristo!
Oi, Mónica,
ResponderExcluirLinda mensagem a sua! Parece que nós temos coisas em comum. Também sou adepto dessa espiritualidade mais contemplativa. Sem dúvida é coisa muito santa procurar a Comunnhão com Deus também no silêncio interior. Abraço fraterno!
Selso,
ResponderExcluirNão sou contrário às celebrações mais animadas e calorosas, com muito canto e participação efetiva dos fiéis. Se faz parte do Corpo da Santa Igreja, só posso aceitar e apoiar. Só lamento alguns exageros que por vezes acontecem, mas eu gostei muito das suas colocações. Abraço fraterno.