A guerra nada santa dos pastores


Revista Veja (14/3/2012)- O líder da "Igreja do Evangelho Quadrangular" é acusado, entre outras coisas, de tramar a morte de desafetos

O pastor Mário de Oliveira está no exercício do sétimo mandato de deputado Federal, e é o presidente da instituição há dezesseis anos.É acusado de subverter tudo o que qualquer religião proclama ao encomendar a morte de duas pessoas, ludibriar as instituições e enriquecer à custa de fiéis.

18 comentários:

  1. Obrigado, Geziel! Algumas piadinhas para relaxar, de vez em quando, no meio de assuntos sérios, são sempre bem-vindas! Ri bastante com o seu comentário, foi divertido.

    E já que é para falar de coisas antigas(?), e o massacre que a inquisição protestante (os 'crentes', como você diz) promoveu em nome de Deus, heim? Já sei: você nunca ouviu falar... Permita-me informá-lo um pouco melhor, então:

    A inquisição protestante condenou mais de 300 pessoas à tortura e à pena de morte na forca, no famoso caso das "bruxas de Salém". A inquisição protestante também levou à morte mais de 30.000 camponeses anabatistas na Alemanha. Sob ordens da inquisição protestante, o médico espanhol Miguel Servet Grizar, descobridor da circulação sanguínea, foi condenado a morrer na fogueira... A inquisição protestante mandou para a fogueira mais de mil mulheres escocesas, num período de seis anos (1555 - 1561)...

    É, meu filho... Todos esses crimes foram cometidos pela inquisição protestante, que quase nunca é lembrada pelos críticos da Igreja Católica, principalmente porque esses críticos são quase sempre protestantes. Quer mais? Grupos da inquisição protestante esfolaram vivos os monges da Abadia de São Bernardo (Bremen - Alemanha), e depois passaram sal em suas carnes vivas antes de pendurá-los no campanário do mosteiro. Em Augsburgo, em 1528, cerca de 170 anabatistas foram aprisionados por ordem do poder público protestante, e muitos deles foram queimados vivos, e outros marcados com ferro em brasa nas bochechas ou tiveram as línguas cortadas. O teólogo (protestante) Meyfart descreveu a tortura aplicada pela inquisição protestante, que ele presenciou, como “bestialidade”.

    Quer saber um pouco mais sobre a questão das inquisições? Quer aprender um pouco de História? Leia aqui: http://vozdaigreja.blogspot.com/2011/05/entendendo-inquisicao.html

    Recomendo também o livro do Profº João Bernardino Gonzaga, "A Inquisição e o seu Mundo", que você baixa de graça aqui: http://www.4shared.com/document/5jcNisrG/LivroA_Inquisio_em_seu_mundo_-.html

    Só precisa um pouco de boa vontade para entender. E os "padres estupradores"? Bom, de padre estuprador eu nunca ouvi falar, mas você deve estar se referindo ao problema da pedofilia, que por sinal é muito maior nas "igrejas evangélicas" do que na católica. Tem muito mais "pastor" pedófilo do que padre, sabia? Experimente pesquisar as palavras "pastor evangélico pedófilo" no Google e você vai ter uma surpresa.

    O problema é que falar de "pastor" não dá ibope na TV, porque ninguém que tenha um cérebro pensante dentro da caixa craniana acredita nesses aproveitadores, mesmo. Mas quando é padre, todos ficam chocados; afinal a católica é a única Igreja que tem 2.000 anos de história.

    É... aprender nunca é demais. Mais uma vez, obrigado pelo momento de descontração!

    Henrique Sebastião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Quisera ter essa paciência e sabedoria que você tem pra responder a esses ditos "evangélicos".Deus tenha misericórdia de mim, mas eu "fujo" desse povo! Tive uma faxineira "batista" que me importunava o tempo todo.Me falava: o Papa é a besta, a Igreja é a Babilônia. A coitada não tinha conhecimento algum do Apocalipse, mas falava!

      Excluir
    2. O pior é que todos eles gritam aos quatro ventos essas coisas e outras muito piores: o Papa é a besta, a Igreja é a prostituta da Babilônia, o povo católico é herege, idólatra... E nós temos que aturar tudo quietinhos. Dia desses, um grande padre desabafou e chamou os "evangélicos" de otários numa pregação, dentro de um contexto muito próprio, e foi um escândalo!

      Henrique Sebastião

      Excluir
    3. Herinque o vc responde ou comenta no seu blog é com aval da igreja ou por sua própria interpretação? Se eu perguntar a um bispo,padre sobre o que vc esclarece eles vão dar a mesma resposta das dúvidas sobre a fé católica, é só uma coriosidade.

      Excluir
    4. Excelente pergunta e justíssima a curiosidade, Sousa!

      O conteúdo da revista e do blog "Voz da Igreja" é produzido por uma equipe, cuja linha de produção é formada por mim, que sou teólogo e redator, pelo Pe. Marcelo Monge (pároco de São João Batista do Brás e diretor da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo) e por minha esposa, professora de língua portuguesa e revisora de textos, além de outros colaboradores esporádicos, e uma outra equipe que assume outras funções administrativas.

      Tudo o que produzimos, no sentido de orientação sobre doutrina e espiritualidade católica, é fundamentado na Escritura, no Catecismo(CIC), na Patrística e nos Documentos da Igreja. Assuntos mais específicos, como por exemplo a doutrina sobre os Sacramentos, são revisados também por Dom Edmar Peron, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Região Episcopal Belém.

      Muito obrigado pela pergunta, e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a sua vida.

      Henrique Sebastião

      Excluir
    5. Eu posso fazer perguntas sobre temas da bíblia e comparar com as respostas que tenho dos estudiosos evangélicos? detalhe eu sou evangélico e gostaria de saber o que os católicos tem a dizer. 1 - o livro do apocalipse já aconteceu ou ainda vai acontecer, ex: o anticristo,666,persiguições aos cristãos, etc. Um abraço.

      Excluir
    6. Sousa, é claro que você pode, e até deve perguntar. O debate respeitoso e sério sobre os assuntos que publicamos aqui é sempre bem-vindo. Só peço a gentileza de observar algumas pequenas regras, não nossas, mas do bom senso:

      1. Faça uma pergunta por vez. Diversas pessoas autodenominadas "evangélicas" vem aqui publicar comentários com dezenas e dezenas de perguntas, que fazem de uma vez só, sendo que praticamente todas elas já foram respondidas em outros dos nossos posts. Quando respondemos, essas pessoas normalmente não lêem a resposta, não concluem aquele assunto e já saem disparando a "metralhadora giratória" para outro lado. Esse tipo de debate não é nada produtivo, concorda?

      2. Então, se você trouxer um assunto do tipo "imagem na igreja é idolatria", por exemplo, eu vou responder com a posição da Igreja Católica. Você deve analisar a minha resposta, ver se concorda com ela ou não, e, em caso negativo, apresentar a sua réplica, a sua contra-argumentação. E aí eu vou ver o que acho, o que a Igreja Católica diz sobre o assunto, e respondo com a máxima honestidade e clareza. Só depois de chegarmos a uma conclusão sobre um determinado assunto específico (mesmo que não concordemos), é que passaremos a outro assunto. Somente dessa maneira é possível chegar a um termo, nesse tipo de debate. Tenho certeza que você entende e concorda com isso.

      Se não observamos estes cuidados simples, a conversa acaba desviando-se para uma troca de ofensas gratuita e ridícula, que não edifica ninguém.

      Só peço um pouco de paciência, porque as minhas respostas podem demorar um pouco, visto que estamos atualmente num processo de ampliação e reestruturação dos nossos trabalhos, o que tem nos deixado com pouquíssimo tempo livre.

      Se você concordar com essas nossas observações, tenho certeza de que poderemos dialogar com bons frutos, tanto para nós mesmos quanto para as pessoas que irão ler o que conversarmos.

      Uma última observação: como os assuntos tratados nesse tipo de debate normalmente são complicados, exigem a explicação de muitos detalhes e não podem ser superficiais, as respostas costumam ser longas. Por isso, suas perguntas e nossas respostas serão publicadas em forma de post (postagem), isto é, na parte principal do blog, coluna central.

      A partir do momento em que você publica uma mensagem aqui, ela já se torna pública, portanto isto não é uso ilegal nem abusivo do seu texto, é somente uma mudança no formato daquilo que você, no caso, já publicou.

      Abraço fraterno.

      Henrique Sebastião

      Excluir
    7. Claro que concordo e aguardo, não tem pressa com as respostas. Um abraço.

      Excluir
    8. Sempre responda Henrique, por favor.Com suas respostas, até nós católicos aprendemos muito. Claro, devemos estudar sempre, mas debates (sérios) como este, faz com que assimilamos melhor algumas questões.
      obrigada

      Excluir
    9. Não deixe de responder Henrique, por favor. Nós católicos também aprendemos muito com estes debates. Claro, não podemos deixar de estudar, mas essas discussões nos faz memorizar melhor algumas questões.
      Obrigada pela generosidade de vocês e que o Espírito Santo sempre de ânimo e luz a vocês.

      Excluir
    10. Bem, Sousa, então aguardo as suas questões, para que possamos elaborar as nossas respostas, dentro do acordo de cavalheiros que combinamos. Até!

      Adriana, obrigado pela gentileza e pela participação. Nossa equipe fica realmente feliz em poder ser útil. A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a sua vida!

      Henrique Sebastião

      Excluir
  2. Chamar pastores aos líderes protestantóides é uma tremenda comédia. Pastores, eles, só se for de xupacabras, que é o que o povo protestante é: um rebanho imenso de xupacabras desmiolados e imbecis controlados por "discípulos que arrebataram atrás de si os fiéis" que perverteram e desviaram-se da "sã doutrina da salvação".

    O protestantóide Geziel antes de fazer perguntas aos verdadeiros Cristãos devia preocupar-se em estudar História e agradecer à Igreja pela Santa Inquisição por ter combatido grupos gnósticos hereges como os cátaros que perseguiram e mataram imensas mulheres inocentes simplesmente por elas serem mulheres e permitirem a continuidade da espécie humana, visto pelos gnósticos como a perpetuação da "matéria demoníaca", que é o corpo. Só para não dizer também que as bruxinhas e os feiticeirozinhos que viraram churrasco nas fogueiras matavam inocentes devido às suas doutrinas perversas. Mas já vi que o esclarecido Geziel é daqueles que, vendo que existe um serial killer à solta na sua cidade, não vai querer que ele seja detido e entregue à justiça, pelo contrário, fará questão de o ver a continuar a matar inocentes...

    O coitado do Geziel repete a falácia dos protestantóides acerca da Bíblia. É daqueles que acredita que repetindo vezes sem conta uma mentira, ela acaba por virar verdade. Que triste idólatra. Transformou a Bíblia num ídolo cometendo o pecado da bibliolatria. Quem não segue a Bíblia é o Geziel, a sua seita e as suas seitas irmãs no protestantismo. De cabeça de cada parolo que lê a Bíblia surge uma interpretação diferente, logo o que esses mongas seguem não é a Bíblia, mas sim uma diferente interpretação dela...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Geziel

    Quanto às suas calúnias, eis um artigo meu que responde muito tranquilamente a elas. Aqui está:

    http://firmatfides.wordpress.com/2012/01/07/o-escandalo-da-igreja/

    Agora, quanto ao seu palpite, é muito simples de responder:
    Não é a bíblia que deve ser seguida pela Igreja, pelo contrário, é a bíblia que deve ser guiada pela Igreja, justamente porque foi a Igreja quem a escreveu e a canonizou. Ademais,os costumes que você diz não são criados por homens, mas sim são fruto da assistência do Espírito Santo, uma vez que a Tradição da Igreja é a vivência dos ensinos apostólicos, é a Palavra de Deus vivida pelos cristãos verdadeiros.

    Você pode aprender de fato sobre isso, aqui:

    http://firmatfides.wordpress.com/2012/01/10/a-biblia-nao-e-a-palavra-de-deus/

    Ad maiorem Dei gloriam,
    Lucas.

    ResponderExcluir
  4. SER EVANGÉLICO É TER RACIOCÍNIO DEFICIENTE, POR CONVENIENCIA OU IGNORÂNCIA RELIGIOSA.

    Os pastores protestantes são ignorantes em historicidade ou preferem-no por conveniência - talvez a maioria não quer perder o emprego, os clientes - subjugam católicos ignorantes acerca da fé, nada conhecedores de exegética e muito menos de apologética cristã em antigos questionamentos conhecidos, de que se aproveitam de incautos: como a questão de hipótese de adoração de imagens e culto deusificante à Virgem Mãe etc.

    A questão de se ajoelhar aos pés de imagens, por ex., ao citar-lhes o episódio de Moisés lançar-se aos pés de se sogro, Ex 18,7 e o pai e irmãos de José do Egito, Gn 43,26 e 44, 14 etc., como saudação e semelhantes fazem-nos furiosos e logo se vão. Aliás, se cada paróquia possuísse algo nesse sentido para instruir melhor os católicos, alguns não bandeariam para as seitas.
    Todas essas seitas são ideologias religiosas, reinos divididos contra si mesmos, subsistem às centenas divididamente entre si e mesmo dentro de uma seita há várias pois como há a livre interpretação, cada um entende e ensina como quer ou convém e até as instruções do pastor são submetidas aos critérios de cada um.
    Os pastores se contradizem uns aos outros doutrinariamente, inclusive alguns admitem até aborto, negociam e votam em candidatos e partidos socialistas.
    Não há Bíblia sem Igreja, por primeiro existiu a Igreja, depois a Bíblia: mas já existiu Igreja sem Bíblia - evangelizando somente à base da Tradição em viagens missionárias - até praticamente 1600 DC não a havia disponível de forma portante, como hoje
    Confira no YouTube as querelas entre famosos pastores sob diversos ângulos, inclusive de acusações de incidência em heresias(!) e pertença à maçonaria...
    Tem me parecido, em geral, duas coisas básicas: pertencer a uma dessa seitas é atestado público de ignorância religiosa e ou cabeça-dura anexo; também, alguns já demonstraram tratar-se interesse pessoal por outros motivos inclusive , como me disseram um deles: é aqui que tiro sustento de minha família...
    Aliás, muitas igrejas de fachadas evangélicas transformaram-se em empresas rentáveis de intermediação de milagres(?) - tentar a Deus, como fez o diabo - como se Ele estivesse à disposição para nos servir, para não dizer que as patas do diabo estão nesses supostos milagres, pois só de os terem levado para seita conseguiram o que se interessavam: a perdição eterna da pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Porque essa reação? Será que voce está do lado do erro? Erros todos cometemos. Mas ao longo do tempo aprendemos a ir corrigindo-os. Agora, crescer negativamente nos dias de hoje é absurdo! pois somos bem mais informados. Veja os absurdos que muitas igrejas que se dizem evangélicas cometem...Temos de mudar a Igreja de Cristo sem sair dela, sem fugir, sem fundar novas igrejas...

    ResponderExcluir
  6. A igreja católica errou e erra, porque ela mesmo diz que é santa e pecadora, mas, nós católicos procuramos a cada dia melhorar, pedindo ao Senhor Jesus conversão diária, para nos tornarmos uma igreja mais santa. Diferente dos evangélicos (protestantes) que a cada dia criam uma nova igreja, porque não tem a humildade de buscar soluções para os erros que por ventura aparecem.

    ResponderExcluir
  7. A Igreja é Santa...
    Pecadores somos nós que fazemos parte dela, seres-humanos falhos, sujeitos a erros! Dessa forma muitos membros da Igreja erraram e erram, porém a Igreja é sem mancha, gloriosa! Sua Doutrina é a Doutrina de Deus deixada por Jesus Cristo aos apóstolos (Mateus 16:18-19) e seus sucessores!!

    "e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável."
    Efésios 5:27



    ResponderExcluir
  8. Basta dar uma olhadinha na cara do Pastor, sua cara já traduz tudo. Antes de criticar a verdadeira Igreja fundada por Cristo, e não por homens com mãos sujas ( veja acima a foto), vá estudar mais; patristica,os santos da Igreja e etc.. se andas com a Bíblia debaixo do braço é graças a Igreja Catolica que nos deixou tal legado.Qto aos abusadores de criança,voces PROTESTANTES, da mil.Vá estudar, para não cair no ridiculo...

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir