Bento XVI anuncia sua renúncia como Papa

Neste dia de Nossa Senhora de Lourdes, com muita dor no coração, divulgamos a notícia inesperada e surpreendente. Abaixo, as palavras com que Bento XVI anunciou a sua decisão:
-
-

Caríssimos Irmãos,

Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu Ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013


* Desde já, conclamamos a todos os nossos irmãos e irmãs que rezem a Deus pela vinda de um novo Papa tão digno quanto foi Bento XVI, e que seja igualmente voltado à necessária restauração da Igreja de Jesus Cristo. Nossa Senhora de Lourdes interceda por todos nós junto a seu Filho Salvador. Amém.
-

6 comentários:

  1. E já tem gente desinformada por aí dizendo bobagens... No portal G1, um suposto "pesquisador" (de quem nunca ouvi falar) declara que a renúncia "cria uma situação complicada" para o dogma da infalibilidade papal(sic)... Mas o que teria uma coisa a ver com outra, se a renúncia de um Papa é prevista no Código de Direito Canônico?

    A ignorância e a disposição em atacar a Igreja, como de costume, são admiráveis....

    Apostolado Voz da Igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, sou Mikael Sousa de Canindé, uma cidade que possui a maior devoção a São Francisco no mundo e que fica aqui no Ceará..Por isso lhe saúdo de forma franciscana:"Paz e bem". Sou da pastoral da Juventude, tenho 25 anos, e lido aqui na minha cidade com muitas situações que me requer formação e sensatez. Encontrei neste Blog, muito do que preciso. por isso digo: Parabéns! Seus comentários são muito coerentes e cheios de sabedoria.. Pessoas como vocês auxiliam o magistério como um grande sustentáculo para dar suporte a igreja em momentos dificeis como esse..Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Eu levei um choque, em meios aos prantos, só tenho a dizer ao Santo Padre o Papa Bento XVI, o meu muito obrigado, aprendi a amá-lo neste anos de pontificados.

    Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum;
    Benedicta tu in mulieribus,
    Et benedictus fructus ventris tui, Jesus
    Sancta Maria, Mater Dei,
    Ora pro nobis peccatoribus,
    Nunc et in hora mortis nostrae. Amen.

    ResponderExcluir
  3. Mas é sempre assim,Henrique.Essa imprensa que não procura conhecer os desígnios de Deus,nem sabe nada sobre a Igreja,vive de especulações.Numa ocasião como esta não será diferente.Estejamos preparados para as declarações mais estapafúrdias que certamente virão.Mas nós que somos filhos da santa Igreja,confiamos na ação do Espírito Santo de Deus e sabemos o porquê da renúncia do santo Padre,portanto,tudo que for dito paralelo às suas declarações,serão águas passageiras.Santa Maria Mãe de Deus,rogai por nós.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Papa fez bem. Ele é sensato! a idade chegou deixa entrar um mais jovem.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus pela vida de Bento XVI e por todo o bem que ele fez à Igreja.Vou sentir saudades dele, assim como ainda hoje, sinto de João Paulo II.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir