Quarta-feira da Semana Santa


A quarta-feira da Semana Santa é o dia em que Judas Iscariotes faz um acordo com o sumo sacerdote para trair Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26,14-16 / Marcos 14,10-11 - Lucas 22,1-6).

Este é também o dia em que Jesus foi ungido com um frasco de caríssimo alabastro pela mulher em Betânia, na casa de Simão, o leproso (Mateus 26,6-13, Marcos 14,3-9, João 12,1-19) . Já naquela época, o próprio Judas questionava se não seria mais "cristão", vender o perfume e distribuir o dinheiro aos pobres, mas a resposta do Senhor é mais do que clara: "Sempre tereis convosco os pobres; mas a mim, nem sempre me tereis". - A caridade é fundamental, mas não devemos negar as glórias devidas ao Senhor sob o pretexto da preocupação com os pobres. Cada coisa tem sua finalidade e seu valor próprio.


Os mandamentos da Igreja, o Sacramento da Penitência e o Dever de Páscoa

Um dos deveres do católico é cumprir os cinco mandamentos ou preceitos da Igreja, que são "destinados a garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do Amor a Deus e ao próximo" (CIC §2041). São eles: 

1º - "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho";

2º - "Confessar-se ao menos uma vez por ano";

3º - "Receber humildemente o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição" (O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascensão);

4º - "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". No Brasil isso deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, sendo que este jejum consiste, pelo menos, num leve café da manhã, um almoço leve e um lanche também leve à tarde, sem mais nada no meio do dia. Quem desejar, pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazê-lo se desejarem;

5º - "Ajudar a Igreja em suas necessidades".

Como vemos, dois desses preceitos se relacionam diretamente com a Páscoa. O terceiro preceito, de receber a Santa Comunhão pelo menos durante a época da Páscoa, está diretamente vinculado ao segundo preceito, de confessar os pecados pelo menos uma vez por ano. Se queremos receber dignamente Jesus na Santa Comunhão durante a Páscoa, precisamos purificar nossas almas, especialmente de qualquer pecado mortal, através do Sacramento da Penitência. A maioria das paróquias oferece períodos de confissão extras para a Semana Santa, mas geralmente qualquer sacerdote está disponível mediante pedido para ouvir a confissão do fiel.



Meditação

Nós somos curados pelas suas pisaduras! O Médico Celeste, que toma sobre si nosas dores e sofrimentos! Mas Ele não só foi ferido por nossos pecados, Ele também foi abatido como um cordeiro, não apenas por submeter-se à Vontade do Pai, que fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós, mas porque era sua própria vontade. Seu Amor por nós, bem como sua submissão ao Pai, o levaram para o Grande Sacrifício. Ele se recusa a defender-se diante de Pilatos, que num certo momento parecia disposto a livrá-lo dos seu inimigos: Ele quis ser silencioso como um cordeiro diante dos seus tosquiadores; Ele não abriu sua boca para protestar ou se justificar. Amemos e adoremos este Silêncio Divino, que na quietude trabalha para a nossa salvação.

Ó, quanto Ele nos amou! Ó santa Igreja! Como és querida para Ele! Almas fiéis, dai-lhe amor por Amor. Pecadores, convertam-se ao Salvador, o seu Sangue vai lhes devolver a vida, pois todos nós andávamos desgarrados como ovelhas. Não há pecador, por maior que sejam seus crimes, não há herege ou infiel que não tenha a sua parte neste precioso Sangue, cujo mérito infinito é tal, que poderia redimir um milhão de mundos mais culpado que o nosso!

Abade Guéranger OSB
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir