Apêndice introdutório 4: método de estudo proposto


Apresentamos nesta seção a sugestão de um método ou processo ordenado que preparamos visando auxiliar o estudante a se organizar e não desanimar, mas prosseguir e evoluir cada vez mais frutuosamente nesta formação. A organização, a persistência e a atenção são as ferramentas-chave que o levarão a concluir os seus estudos de modo que realmente valha a pena. Lembre-se: mais importante do que o talento natural é a determinação aliada à persistência; mais importante do que ser um “gênio” é a dedicação no trabalho duro e contínuo.


    Ainda antes de tudo isso, importa que o estudante seja humilde e reze antes de começar cada sessão de estudos. A humildade é o primeiro pré-requisito da sabedoria, pois àquele que acha que já sabe, nada se pode ensinar.



1) Por quanto tempo estudar?


A carga horária estipulada para a conclusão deste apêndice introdutório é variável, já que não é possível estimar com precisão o tempo de leitura e pesquisa que cada estudante em particular precisará dedicar a cada módulo, para que o compreenda e domine bem. Há o leitor voraz, que lê tudo rapidamente e com impaciência, sem poder se conter na ânsia em saber o que vem a seguir, e há o leitor mais calmo, que com serenidade procura degustar cada palavra e retoma várias vezes aqueles pontos que à primeira análise lhe pareceram obscuros.


    Todavia, como veremos a seguir, a carga que atribuímos à este primeiro estudo foi pensada para os que seguirem o método que aconselhamos, com o fichamento da obra e a anotação sistemática do conteúdo.


    Com relação aos horários e a duração dos seus estudos, podemos apenas oferecer alguns auxílios, os quais listamos a seguir:


        a) O cérebro humano, perde a capacidade de se concentrar após determinado período de tempo, especialmente na leitura. Certas fontes atestam que a atenção se esvai depois de 50 ou 60 minutos de concentração[1]. Além disso, é consenso entre neurocientistas que, após a impiedosa dominação dos poderosos smartphones, a capacidade de concentração nos estudos diminuiu sensivelmente.


    Um estudo publicado em abril de 2017 por pesquisadores da Universidade de Chicago, liderados pelo Dr. Adrian F. Ward, com testes cognitivos simples em cerca de 800 voluntários, demonstraram que “a mera presença de um smartphone afeta a capacidade cognitiva humana”, mesmo que nem se toque nele[2].


    Dadas essas informações, seguem aqui duas indicações que lhe poderão ser extremamente proveitosas.


        1) Se decidir estudar por um longo período, intercale cada bloco de 50 ou 60 minutos com pequenas pausas de 10 ou 15 minutos; 2) durante o tempo que dedicar aos seus estudos, se for estudar ao computador ou notebook, ou se optar por imprimir este material, tente manter afastado o seu smartphone, ou então ative a configuração “não perturbe” do seu aparelho (nesse caso ele continuará recebendo notificações, porém elas não farão barulho nem aparecerão na tela, isto é, não sequestrarão o seu foco durante os sagrados momentos de estudo). Se for estudar usando o próprio smartphone, então ative o “modo avião”. Lembre-se que a humanidade, até há poucos anos, sobreviveu muito bem sem essa maravilha da tecnologia. Passar alguns momentos ou horas longe desconectado dele não vai lhe fazer mal algum, bem pelo contrário: será uma experiência recompensadora.


        b) Recomendamos vivamente que adquira um caderno e reserve-o exclusivamente para os seus estudos neste curso. O uso do caderno pode parecer antiquado, mas há diversas pesquisas científicas que apontam que escrever à mão estimula a inteligência, e que fazer anotações e elaborar resumos manuscritos fazem fixar melhor os conteúdos estudados[3].



2) Como devo estudar


Discriminamos abaixo, passo a passo, o plano de ensino que sugerimos para um melhor aprendizado:


    Ao receber o seu módulo de cada mês, leia-o primeiro brevemente, mas sem pressa e sem pressão, saboreando-o despretensiosamente, sem metas ou expectativas. Apenas aprecie-o. Este primeiro passo será, na realidade, também o primeiro passo do fichamento de nossas obras, método que aconselhamos fortemente a todos os nossos estudantes, como veremos a seguir.


    Aos que desejam um aprendizado realmente aprofundado, é muito importante que façam o fichamento de cada livro. Para este fim, vale a indicação anterior, de que se providencie um caderno. Evidentemente, os que preferirem fazer as suas anotações e resumos utilizando-se de programas digitais de edição de texto poderão fazê-lo sem problemas.


    A seguir, disponibilizamos um guia detalhado que irá auxiliá-lo a fazer um bom fichamento. Este é o terceiro e mais importante passo.



3) Fichamento resumido: o que é e como fazer


O que é – o fichamento é, literalmente, um registro feito em fichas – que não precisa necessariamente utilizar-se de fichas, mas pode ser feito em seções de um caderno, blocos de anotações, fichários, etc., ou em conjuntos de arquivos de texto em pastas organizadas no seu computador


    Nessas fichas ou seções anotam-se, resumidamente, as ideias principais de um texto, aquelas que norteiam e dão sentido à obra, a cada um dos capítulos ou partes que o compõem, de modo ordenado. Pode-se fichar um livro ou parte de um livro, ou um artigo científico, uma reportagem jornalística ou outro tipo de escrito qualquer. Gostaríamos mesmo que iniciasse fichando este apêndice introdutório.


    Utilizado como técnica de estudo pessoal, o fichamento é utilíssimo como metodologia de pesquisa para elaboração de TCCs, e serve também para organizar apresentações. Sua maior utilidade, entretanto, está em dois pontos: a organização lógica da sua biblioteca, que vai facilitar as futuras consultas, e a memorização dos conteúdos estudados.


Como Fazer – Para fazer um fichamento, você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve e leve; aquela que sugerimos fazer logo de início. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber de que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.


    Depois dessa primeira impressão, faça uma nova leitura, mais atenta. Pode ser logo em seguida, ou depois, ou em outro dia. Desta segunda vez, vá destacando trechos e fazendo anotações em seu caderno ou documento de texto das informações que considerar as principais, de forma organizada. Escolha e copie as citações que mais lhe chamarem a atenção, com as devidas indicações de onde podem ser encontradas no livro (página).


    As ideias e os pontos que você considerar principais podem não ser as mesmas para outras pessoas; assim, ao terminar o fichamento, você notará que o resultado é um trabalho particular e que reflete traços de sua personalidade, demonstrando o que você está buscando no estudo daquela obra, o que valoriza mais, o que fez mais sentido para você e tem relação com o seu histórico de vida, etc. O fichamento reflete os aspectos valorizados por cada pessoa.


    Em seus fichamentos, adote a metodologia que considerar mais prática. Mantenha o que funciona, descarte o que atrasa e não apresenta bom rendimento. Alguns estudantes contentam-se com mais duas leituras do livro a que se refere o fichamento, após aquela primeira leitura breve, outros precisam de três ou mais para finalizar o trabalho. Não há certo e errado aqui. Mas, quanto à formatação, lembre-se de que seria bastante válido seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso forma no aluno o salutar hábito de produzir e organizar seus escritos e estudos de modo padronizado, respeitado e bem aceito nos ambientes acadêmicos.


    Há uma quantidade de versões de manuais explicativos das normas ABNT de estilo e formatação para trabalhos acadêmicos oferecidas gratuitamente na internet. Disponibilizamos em nossa plataforma de aulas a versão da Fundação Álvares Penteado (FECAP) e a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neles, você poderá tirar as principais dúvidas. Procure os links para download ao final deste texto.


Variações – Há diversos tipos de fichamento, mas podemos classificá-los em dois principais. Nosso estudante poderá optar por um ou por outro, conforme considerar mais conveniente. Claro, poderá também optar em mudar de um para outro no de- correr dos seus estudos. São os seguintes:


        • Fichamento de citação: neste tipo são reunidas apenas as citações de conteúdo da obra em questão. Consiste na reunião das sentenças mais importantes citadas em um texto, aquelas que compõem, por assim dizer, a “coluna dorsal” de cada trecho e que conferem sentido ao que está sendo dito. São aquelas frases que, se fossem subtraídas, descaracterizariam por completo a leitura, tornando-a incompreensível ou tirando-lhe o nexo.


    Por se tratar de um conjunto de citações, essas sentenças devem ser transcritas sempre entre aspas. É preciso ter especial atenção para que todas as citações façam sentido por si, especialmente quando partes das frases forem omitidas. Nesse caso, deve-se utilizar reticências entre colchetes […] ou parênteses (…).


    Como já dito, esse tipo de fichamento é utilíssimo para a organização de uma obra e especialmente para posteriores consultas, sempre que se quiser, além de facilitar sobremaneira a compreensão e fixação na memória de tudo quanto foi lido.


        Fichamento textual ou de resumo (ou ainda de leitura/de conteúdo): neste tipo, o estudante inclui, além dos elementos básicos vistos no item anterior, uma análise crítica, na qual expressa suas opiniões pessoais sobre o tema. Aqui são igualmente inseridas as ideias principais, mas usando-se das suas próprias palavras, embora também se possa (e seja desejável) acrescentar as citações literais. Todas as ideias devem estar organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto.


    Este tipo de fichamento torna-se especialmente interessante na medida em que for consultado outras vezes, por exemplo após a conclusão do próprio curso, porque evidencia o progresso feito, com a evolução do pensamento do estudante.


        Fichamento bibliográfico: este é um subtipo do fichamento textual ou de resumo, que inclui o parecer pessoal do estudante, mas com uma característica particular: neste, separaram-se as ideias selecionadas, que são inseridas classificadas por tema, junto ou não com as citações literais, e com a devida indicação da sua localização no texto.


Estrutura – todos os fichamentos devem conter os seguintes elementos: cabeçalho (título), referência bibliográfica (dados da obra fichada) e textos escolhidos da obra a que se refere (conteúdo principal) propriamente ditos.



4) Fichamento resumido: um passo a passo


        a) Leia o livro de modo breve e relaxadamente;


        b) Leia uma segunda vez, grifando as partes que considerar mais importantes (trechos-chave) do texto;


        c) Em uma terceira leitura, reveja o que destacou e transcreva esses trechos (excertos) em um caderno ou documento/arquivo à parte. A esses trechos você poderá acrescentar notas com as suas impressões pessoais (fichamento textual ou de resumo) ou não (fichamento de citação).


        d) Obs.: é comum que, à primeira vista, todo o conteúdo de um livro a ser fichado pareça importante. Perceba que, ao revisitar a mesma fonte (releitura), aparecerá uma noção mais clara do que é informação essencial, isto é, daquilo que é a base do texto e daquilo que, mesmo importante, pode ser dispensado num brevíssimo resumo.


        e) A organização dos excertos nas fichas devem seguir a mesma ordem em que aparecem no texto original.


        f) Quando estiver lidando com publicações que contém capítulos (como será o caso aqui), o ideal é reservar uma ficha (seção ou documento específico) para cada um. Comece com os dados de identificação, de preferência, seguindo as normas de referências bibliográficas ABNT. Depois, copie as citações diretas, indicando, entre parênteses, os números das páginas. Assim, se quiser citar depois estes livros em algum trabalho posterior, a menção ficará mais fácil.


        g) Se optar em acrescentar notas e comentários pessoais, saiba que não se pode intervir na fala do autor, no sentido de mudá-la ou desvirtuar o seu sentido. É fundamental que toda interpolação sua fique clara. Seus comentários pessoais podem aparecer entre colchetes, no meio do texto, ou logo abaixo do parágrafo, após uma linha pulada. Outro recurso gráfico possível é diferenciar a formatação da citação literal e a das impressões do estudante, usando negrito ou itálico.


*   *   *

    Dileto estudante, esperamos que neste apêndice você tenha encontrado informações práticas e orientações úteis para a sua trajetória em nosso Curso Livre de Teologia da Fraternidade Laical São Próspero. Para obter mais informações sobre a metodologia de ensino e sobre o método de avaliação, você poderá nos consultar através do e-mail: ofielcatolico@gmail.com


    O Bom Deus o ilumine, para que belos frutos lhe venham como resultado dos seus esforços!


_____
Notas

[1] Profª Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo [artigo ‘4 dicas da neurociência para melhorar a sua concentração’/Exame online, por Por Claudia Gasparini. (31/março/2015)].

[2] Por Rodrigo Ghedin para a Gazeta do Povo, em: gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/a-mera-presenca-do-smartpho- ne-afeta-a-nossa-capacidade-cognitiva-17ux0qokdxqi239q4lcyptu3z

Acesso 17/9/2019.

[3] Estudo conduzido pelas Universidades de Princeton e da Califórnia analisaram grupos de estudantes que durante determinadas aulas presenciais faziam anotações por computador, notebook ou smartphone, em comparação a outros grupos com membros de iguais capacidades intelectuais que, submetidos às mesmas aulas, faziam anotações em papel (cadernos ou livros). Em conclusão, o grupo que usava papel saiu-se significativamente melhor em provas, o que levou à seguinte conclusão: apesar de os estudantes que anotam digitalmente conseguirem registrar maior quantidade de informações, os que anotam no papel compreendem e fixam melhor as palavras do professor. Não surpreende; tudo que dá mais trabalho exige maior concentração, logo, será depois mais facilmente acessado pela memória. [Pam A. Mueller e Daniel M. Oppenheimer para a revista Psychological Science: ‘The Pen Is Mightier Than the Keyboard: Advantages of Longhand Over Laptop Note Taking’. Disp. em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797614524581 | Acesso em 17/9/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL".

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados.

Subir